segunda-feira, 25 de agosto de 2025

HOSPITAL BOM PASTOR REALIZA PRIMEIRA CAPTAÇÃO DO ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTES

25 de agosto de 2925 - 5 minutos para saber

Varginha vive um momento histórico na área da saúde. A primeira captação de córneas para transplante foi realizada no Hospital Bom Pastor (HBP), no domingo dia 18 deste mês e seguiu para Belo Horizonte, na segunda-feira, 19. Até quatro pessoas poderão ser beneficiadas com essa doação.

Inicialmente, uma psicóloga fez o contato com a família que de forma muito tranquila aceitou fazer a doação. Posteriormente, a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) explicou o procedimento aos familiares. 

A enfermeira líder do Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor e integrante da CIHDOTT, Vânia Scalioni Pádua, explica que a captação de córneas pode ser feita por enfermeiros desde que estejam capacitados e o HBP possui quatro profissionais habilitados para o procedimento. Já a captação de outros órgãos como o coração e os rins é feita por médicos especialistas de equipe própria para cada órgão que virão de BH. 

“Chego a ficar arrepiada, pois todo o procedimento da captação das córneas correu com muita tranquilidade, desde a aceitação da família a quem agradecemos, o transporte e a chegada ao hospital na capital”, ressalta Vânia. 

A expectativa é que essa primeira doação alavanque a captação de mais órgãos em Varginha. A  CIHDOTT faz um trabalho de divulgação para incentivar mais famílias a autorizarem a doação de órgãos. De acordo com a enfermeira Vânia, a fila de espera por córneas, por exemplo, é superior a 4 mil em Minas Gerais e a 29 mil no país. 

A Central Estadual de Transplantes do Estado de Minas Gerais (CET-MG) certificou e autorizou o funcionamento efetivo da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Hospital Bom Pastor em fevereiro deste ano. 

“Sem dúvida nos emocionamos e por vários motivos; pela competência do nosso quadro de funcionários do Hospital Bom Pastor, pela conquista do Certificado para fazer a captação dos órgãos e por vermos na prática esse avanço de Varginha na área de saúde”, registrou o prefeito Leonardo Ciacci.

COM: ASCOM/PMV