terça-feira, 26 de agosto de 2025

SEU DINHEIRO: GOVERNO VAI 'DAR' BOTIJÃO DE GÁS GRATUITO A 17 MILHÕES DE FAMÍLIAS

 


 25/08/2025 - 2 minutos para saber

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), informou nesta segunda-feira (25) que o governo federal prepara um novo programa social para ampliar o acesso ao gás de cozinha entre famílias de baixa renda.

A iniciativa, que deve ser batizada de “Gás para Todos” ou “Gás do Povo”, garantirá a entrega gratuita de botijões de 13 kg a cerca de 17 milhões de lares em todo o país, número mais de três vezes superior ao público contemplado atualmente.

Atualmente, o benefício é concedido por meio do Auxílio Gás, que cobre metade do valor médio de um botijão a pouco mais de 5 milhões de famílias cadastradas. Com a mudança, o governo pretende substituir esse modelo por uma política que forneça o produto sem custo algum para os beneficiários.

“O presidente Lula, com muito entusiasmo, aprovou o ‘Gás para Todos’ ou ‘Gás do Povo’. Nós vamos discutir o nome. Aprovou que 17 milhões de famílias possam passar a receber o botijão de gás em suas casas, de forma completamente gratuita. Hoje, para se ter uma ideia, apenas 5 milhões de famílias recebem o Auxílio-Gás. Todos esses estarão contemplados”, declarou Silveira em entrevista coletiva.

Apesar do anúncio, o ministro não detalhou de onde virão os recursos para financiar a iniciativa. A medida se soma a outras ações voltadas ao consumo doméstico de energia.

Desde julho, está em vigor o programa “Luz do Povo”, que garante gratuidade na conta de luz para aproximadamente 60 milhões de brasileiros de baixa renda inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

Nesse caso, as famílias atendidas ficam responsáveis apenas pelas cobranças de iluminação pública e pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), conforme a legislação de cada município ou estado.

Com a ampliação dos programas, o governo busca reduzir os custos básicos da população mais vulnerável e, ao mesmo tempo, reforçar a política social como marca da atual gestão. 

(Foto: Freepik; Fonte: Band)'