A Prefeitura de Varginha realizou o segundo domingo de vacinação antirrábica na zona rural. Somando os dois dias de imunização, o total chega a 2023 animais vacinados, sendo 1767 cães e 256 gatos.
No terceiro e último domingo de cobertura na zona rural, as equipes da Zoonoses vão fazer o resgate do domingo anterior e percorrer as regiões sentido Juriti - saída para a Flora; Flora - Fazenda Serra e Fazenda da Anta; Zé Edgar - Vale do Sol - Sítio Felicidade; região atrás do Bretas; Fazenda Jacutinga - Usina de Reciclagem; Aeroporto - APAC; Ponte dos Buenos; área no lado esquerdo da Rodovia sentido Três Pontas e Pedreira - Rib. Santana.
A Vacinação de cães e gatos contra a raiva será em setembro, nos dias 14, 21 e 28.
Raiva animal
A raiva animal é uma doença neurológica viral, quase sempre fatal, que afeta mamíferos e pode ser transmitida para humanos através da saliva de animais infectados, geralmente por mordidas, arranhões ou lambeduras. Sinais incluem alterações de comportamento, agressividade, salivação excessiva, paralisia e convulsões. A prevenção ocorre através da vacinação anual de cães e gatos e da busca imediata de atendimento médico e limpeza do local após qualquer contato com animais suspeitos, para iniciar o tratamento de profilaxia contra a raiva.
Sintomas da Raiva em Animais
Os sintomas variam, mas os mais comuns são:
Mudanças de comportamento: O animal pode se tornar mais agressivo, mais dócil, ou se esconder.
Sintomas neurológicos: Dificuldade para engolir, salivação excessiva (baba), paralisia (especialmente na mandíbula), descoordenação motora, convulsões e espasmos.
Outros sinais: Fraqueza, perda de apetite e, em alguns casos, fotofobia (medo da luz) e hidrofobia (medo da água).
Transmissão
O vírus está presente na saliva do animal doente.
A transmissão ocorre por mordida, arranhão ou lambida de um animal infectado em uma lesão de pele ou mucosa.
O que fazer após ser agredido por um animal?
1. Lavar o ferimento:
Lave imediatamente o local com água corrente e sabão por pelo menos 15 minutos.
2. Procurar um serviço de saúde:
Vá o mais rápido possível a um posto de saúde para receber avaliação médica e iniciar a vacinação ou o tratamento anti-rábico, se necessário.
3. Observar o animal:
Se o agressor for um cão ou gato, tente observar o animal por 10 dias para verificar se ele adoece ou morre. Informe o serviço de saúde se o animal adoecer, desaparecer ou falecer nesse período.
Prevenção
Vacinação de animais:
Vacine cães e gatos a partir dos 4 meses de idade e faça a revacinação anualmente.
Evitar contato com animais silvestres:
Não se aproxime ou tente tocar em morcegos, macacos, gambás e outros animais de vida livre, pois eles podem transmitir a raiva.
COM: ASCOM/PMV