quarta-feira, 10 de abril de 2019

VEREADOR COBRA MEDIDAS PARA GARANTIR NÍVEL MÍNIMO DO LAGO DE FURNAS

Na foto, vemos a "MArina náutica em Varginha, empreendimento instalado ao lado do Lagamar em Varginha


O vereador Leonardo Ciacci apresentou uma indicação na Câmara de Varginha solicitando o apoio de autoridades para adoção de medidas que garantam o nível mínimo de água no reservatório de Furnas.

No documento, encaminhado ao governador Romeu Zema, ao deputado federal Dimas Fabiano, aos deputados estaduais Cleiton Oliveira e Alberto Pinto Coelho, ao Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e à Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), Leonardo sugere a realização de estudos técnicos e esforços necessários para a manutenção do nível da represa.

“Nos últimos 10 anos, o nível da represa de Furnas vem diminuindo a cada dia e com o baixo volume de água, diversas atividades como o comércio e o turismo, estão sofrendo um enorme prejuízo, não apenas em Varginha, mas em todos os municípios banhados pelo lago”, justificou.

Uma das "réguas" que serviam para medir a profundidade das águas
 do lago, agora jazem totalmente expostas 
Apresentando dados técnicos, o vereador informou que ao manter uma quota mínima de 763 metros, seria possível atingir todas as cidades margeadas pelo lago e assegurar a exploração de todo o potencial turístico, porém, o nível atual que se encontra em 756,8 metros, está causando enormes prejuízos às cidades.

“O nível do lago impacta diretamente na vida de muitos moradores, por isso, peço o apoio das autoridades para o atendimento desse pedido que contribuirá para aquecer o turismo, a pesca, a criação de peixes, dentre outras atividades que aumentarão significativamente a geração de emprego e renda da nossa cidade e região”, concluiu Ciacci.

COM: ASCOM/CMV