sexta-feira, 26 de junho de 2026

CÂMARA DE VARGINHA INDICA CABO VALÉRIO PARA REPRESENTAR O LEGISLATIVO NO GGIM

Cabo Valério, ainda vereador, durante sessão da Câmara de Vereadores de Varginha

26 de junho de 2026 - 1 minutos para saber

A Câmara Municipal de Varginha definiu, por consenso entre todos os vereadores, a indicação do ex-vereador Alberto Dias Valério, conhecido como Cabo Valério, para representar o Poder Legislativo no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

Policial militar aposentado, Cabo Valério exerceu mandato de vereador entre 2021 e 2024 pelo partido Cidadania. Agora, passa a integrar o GGIM como representante da Câmara, órgão responsável por promover a integração entre as instituições ligadas à segurança pública e à gestão municipal.

O anúncio da indicação foi feito pelo vereador Miguel da Saúde, após consulta aos demais parlamentares da Casa. A escolha também atendeu a uma solicitação encaminhada pelo diretor da Guarda Civil Municipal, GCM Hélder Vítor da Silva.

Com experiência na área da segurança pública e passagem pelo Legislativo, Cabo Valério deverá contribuir com as discussões e ações desenvolvidas pelo GGIM, fortalecendo a atuação integrada entre os órgãos responsáveis pela segurança e pelo planejamento das políticas públicas no município.

POLÍCIA PRENDE ENVOLVIDO NA MORTE DE JOICE BATISTON EM VARGINHA


Richard Ferreira tristao

Joice Batiston

26 de junho de 2026 - 3 minutos para saber

Richard Ferreira Tristtão, 30 anos, foi detido nesta quinta-feira (25) em zona rural; Joice  Batiston, a vítima, solicitou o transporte por aplicativo para assistir ao jogo da Seleção no tradicional restaurante "Arca de Nóe" antes de ser encontrada ferida na Avenida Perimetral.

A Polícia Civil (PCMG) deflagrou uma operação, na manhã desta quinta-feira (25/06), que culminou na prisão de um homem de 30 anos suspeito de participação na morte de Joice Batiston, de 27 anos, na cidade de Varginha, no Sul de Minas. 

Ricahrd trabalha como motociclista e foi localizado em uma propriedade rural pertencente ao pai, onde estaria escondido.

Ao ser encaminhado à delegacia, o suspeito preferiu não colaborar com as autoridades. Em depoimento preliminar, ele optou pelo silêncio, declarando que se manifestará apenas na presença de um advogado.

Diante da complexidade da ocorrência, o inquérito policial segue sendo conduzido sob sigilo.

Joice Batiston foi vista pela última vez ao subir na moto conduzida por Richard Ferreira tristão para chegar ao restaurante onde assistiria ao jogo do Brasil. 




TRABALHADOR É ESPANCADO POR GERÊNTE DE FÁBRICA EM POUSO ALEGRE: O AUTOR É UM CHINÊS

 

Reprodução/Ilustrativa

26 de junho de 2026 - 3 minutos para saber

Uma paralisação tomou conta da fábrica da Midea em Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, na terça-feira (23). Cerca de 1.200 trabalhadores abandonaram os postos depois que um funcionário do setor de qualidade denunciou ter sido agredido fisicamente por um gerente vindo da China — com socos nas costelas e golpes de uma gaxeta, peça de borracha usada como vedação.

A manifestação se concentrou na porta da unidade e foi marcada por indignação generalizada. O Sindicato dos Metalúrgicos de Pouso Alegre afirmou que o episódio foi o estopim para o movimento, que acumula também denúncias de assédio moral e condições de trabalho precárias.

A tesoureira do sindicato, Cristiane Aparecida dos Santos, foi direta ao classificar o ocorrido como lesão corporal e foi além, fazendo uma comparação histórica pesada. “Um trabalhador que saiu de casa de manhã para vir trabalhar, ganhar o seu pão de cada dia, foi covardemente chicoteado nas costas. Infelizmente, num período muito vergonhoso para a história do nosso Brasil, a gente sabe que os trabalhadores escravizados eram chicoteados para que produzissem”, afirmou.

A Midea não se pronunciou até o momento. A empresa, de origem chinesa, opera a unidade de Pouso Alegre como uma das principais plantas industriais do setor de eletrodomésticos no Brasil.

Se tem alguém que merece os parabéns por tudo isso, é o presidente Lula. Foi ele quem abriu — e escancarou — as portas do Brasil para as empresas chinesas, e agora os trabalhadores brasileiros estão aprendendo na pele o que é ser tratado como escravo. 

Enquanto empresas brasileiras fogem do país sufocadas pela carga tributária e pelo ambiente hostil aos negócios, chegam cada vez mais exploradores dispostos a bater, humilhar e subjugar o trabalhador nacional. O gerente chinês que levantou a mão contra um operário em Minas Gerais não é um caso isolado — é o retrato de uma política que coloca tapete vermelho para o capital estrangeiro e deixa o trabalhador brasileiro sem proteção, sem dignidade e, aparentemente, sem ninguém no governo disposto a defendê-lo.

Com informações da Meio Gospel


AÇÃO INÉDITA DE SAÚDE DE VARGINHA: CURSO DE MEDICINA DO GRUPO UNIS LEVA ATENÇÃO AOS CONDENADOS DA APAC

Alunos do primeiro período realizaram cerca de 50 testes rápidos de ISTs em uma iniciativa histórica que uniu prática acadêmica, cidadania e reintegração social.

O compromisso com a formação de médicos profundamente conectados com a realidade social levou o curso de Medicina do Grupo Unis a um marco histórico em Varginha. Alunos do primeiro período da instituição de Medicina, realizaram uma ação de saúde inédita no Centro de Reintegração Social da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, a APAC Varginha. O evento, ocorrido no dia 24 de junho, marcou a primeira vez que uma atividade universitária foi desenvolvida dentro das instalações da unidade prisional.

A iniciativa aconteceu no período da manhã, das 8h às 12h, e teve como foco principal a promoção da saúde e da prevenção por meio da realização de cerca de 50 testes rápidos para o diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmitidas, as ISTs, incluindo sífilis, HIV e hepatites B e C. Sob o direcionamento técnico da professora Karen Rabello, os acadêmicos puderam vivenciar a aplicação prática dos conceitos de acolhimento e triagem, prestando assistência direta aos recuperandos da associação. A comitiva do Unis também foi integrada por Antônio Carlos, amplamente conhecido como Toninho do setor de eventos do Unis, e pelo coordenador adjunto do curso de Medicina, Thiago Franco Nasser.

Além dos procedimentos de saúde, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer todo o sistema prisional adotado pela instituição, percorrendo inclusive as novas unidades que estão em fase de ampliação. A imersão permitiu a troca de experiências pautada pelo respeito mútuo e pelo entendimento do papel da medicina na transformação social e na garantia da dignidade humana.

De acordo com o Reitor do Grupo Unis, Felipe Flausino, o impacto das ações promovidas pela instituição demonstra como o curso de medicina se tornou parte fundamental da saúde do município. "A consolidação do curso de Medicina do Grupo Unis representa uma das maiores conquistas históricas para Varginha e para todo o Sul de Minas, sendo hoje indispensável para a nossa sociedade. Nossa atuação contínua, profunda e diária nas comunidades locais prova que a saúde pública e o desenvolvimento regional já são indissociáveis da presença ativa do nosso curso de Medicina. Levar nossos acadêmicos para uma ação inédita e de tamanha relevância social na APAC reafirma que a Medicina do Unis não é um patrimônio do Grupo Unis, mas da nossa região, gerando impactos práticos, permanentes e vitais dos quais a nossa sociedade já pode usufruir e não pode mais abrir mão", destacou o Reitor.

O impacto positivo da parceria foi amplamente celebrado pelas lideranças do comitê diretivo da APAC Varginha. Para o Diretor da unidade, Anderson Ferreira, a cooperação com a universidade fortalece os princípios da reintegração. "Agradecemos a grande ação que representa uma iniciativa de promoção da saúde, da cidadania e da dignidade humana, viabilizando o acesso das pessoas privadas de liberdade a ações de assistência, prevenção e educação. Esta cooperação entre o Unis e a APAC fortalece os princípios da reintegração social", destacou o Diretor.

O Presidente da APAC, Cleber Origenes Braga, também expressou seu reconhecimento pela excelência técnica demonstrada pelos acadêmicos. "Expresso nossos mais sinceros agradecimentos pela visita e pela colaboração excepcional. A participação dos alunos de medicina foi de extrema importância, e os conhecimentos demonstrados durante a prática agregaram um valor inestimável às nossas atividades, reforçando o compromisso conjunto com a excelência na formação médica e na saúde dos recuperandos", pontuou o Presidente.

Ratificando o valor humanitário da agenda, o Diretor Jurídico da APAC Varginha, João Rafael Reis, avaliou a visita como um momento de profunda reflexão. "A honrosa visita dos acadêmicos representou um momento de aprendizado e exercício concreto de cidadania, em uma rica troca de experiências marcada pela empatia, pelo respeito à dignidade humana e pelo compromisso com a transformação social. Esperamos que esta aproximação frutifique em novas e valorosas contribuições", concluiu o Diretor Jurídico.

O Grupo Unis reafirma o perfil de sua graduação em Medicina, consolidando o maior ecossistema educacional de saúde da região, a educação ultrapassa os muros acadêmicos para gerar saúde, esperança e desenvolvimento na comunidade sul-mineira.

 

LINK DA MATÉRIA NO PORTAL: https://blog.unis.edu.br/noticias/curso-de-medicina-do-grupo-unis-realiza-ação-inédita-de-saúde-na-apac-de-varginha

segunda-feira, 22 de junho de 2026

AMEAÇA AO DOMINIO DO DOLAR? O BRICS PAY VAI SER IMPLEMENTADO PELOS BRICS BREVEMENTE; ENTENDA

 

LULA, PUTIN E PING, LÍDERES DO BRICS

O projeto do BRICS Pay, o sistema de pagamentos criado pelos países do bloco para realizar transações internacionais sem depender do dólar, está cada vez mais próximo de sair do papel. Inspirado no sucesso do Pix brasileiro e apoiado por tecnologia blockchain, o sistema já entrou em fase avançada de desenvolvimento e deve ser um dos temas centrais da próxima cúpula do BRICS.

Na prática, a proposta é simples, mas revolucionária: permitir que empresas e governos façam pagamentos diretamente em moedas locais, sem precisar passar pelo dólar ou por estruturas financeiras controladas pelo Ocidente, como o sistema SWIFT. Isso significa menos custos, mais velocidade nas transações e maior autonomia para países que movimentam uma parcela gigantesca da economia mundial.

E os números ajudam a explicar por que o projeto está ganhando força. Os países do BRICS já representam cerca de 40% da economia global. Analistas afirmam que, se o sistema for implementado com sucesso, ele poderá responder por até 20% do comércio internacional até o final da década. Não é uma mudança pequena. É uma transformação capaz de alterar a forma como o dinheiro circula no planeta.

Claro, ainda existem desafios. Especialistas apontam diferenças tecnológicas, políticas e regulatórias entre os membros do bloco. Mas o fato importante é outro: a discussão já não é mais se o BRICS Pay vai existir. A discussão agora é quando ele será implementado em larga escala e qual será o impacto disso sobre a hegemonia do dólar.

Durante décadas, o dólar foi praticamente obrigatório em negociações internacionais. Agora, pela primeira vez, surge uma alternativa construída por economias emergentes que não querem depender das regras definidas por Washington. E isso ajuda a explicar por que o projeto vem despertando tanta atenção nos mercados e nos centros de poder do mundo.

O BRICS Pay ainda não derruba o dólar. Mas talvez represente o início da maior mudança financeira global das últimas décadas. E se esse sistema realmente funcionar, o mundo poderá estar assistindo ao nascimento de uma nova era econômica.

FONTE: https://www.facebook.com/photo?

terça-feira, 16 de junho de 2026

NUBANK ENVIA COMUNICADO SOBRE FIM DAS OPERAÇÕES NO BRASIL E CAUSA ‘CAOS’ NAS REDES

 

Clientes receberam mensagem informando uma suposta liquidação do banco pelo Banco Central. Nubank afirma que o comunicado foi enviado por engano e que as operações seguem normalmente


Em meio a boatos de crise, o Nubank planeja injetar mais de R$ 2,5 bilhões em infraestrutura no Brasil nos próximos cinco anosFoto: Adobe Stock/Reprodução/ND Mais

Alguns clientes do Nubank foram surpreendidos nesta sexta-feira (12) por um e-mail que informava sobre uma suposta liquidação extrajudicial da instituição determinada pelo BC (Banco Central).

overlay-cleverA mensagem gerou dúvidas entre usuários, mas o banco afirmou que o comunicado foi enviado por engano e que suas operações seguem normalmente.

No e-mail, o Nubank informava que havia entrado em processo de liquidação e que “o ativo deste emissor sairá de circulação definitivamente”. O texto também orientava os clientes a solicitar o ressarcimento de valores de até R$ 250 mil por meio do FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

Receba no WhatsApp as principais notícias de política e economia

A mensagem repercutiu nas redes sociais. Diversos clientes relataram estranheza ao receber o comunicado e questionaram se o banco digital havia encerrado suas atividades no Brasil.

Mensagem enviada pelo banco aos clientesFoto: Reprodução/X

Mensagem enviada pelo banco aos clientesFoto: Reprodução/X

Procurado, o Nubank esclareceu que o envio ocorreu devido a um erro operacional pontual e que o caso está sendo investigado internamente.

“O Nubank lamenta o envio indevido de uma mensagem a clientes. O caso não tem qualquer relação com a segurança da plataforma, a proteção das informações dos clientes ou a solidez da companhia”, informou a instituição em nota.

O banco também reforçou que não houve qualquer determinação de liquidação por parte do Banco Central e que todos os serviços continuam funcionando normalmente.

“As operações do Nubank seguem normalmente, com segurança e estabilidade”, acrescentou a empresa.

Nubank foi liquidado?

Não. Apesar do conteúdo do e-mail enviado a alguns clientes, o Nubank não foi liquidado e continua operando normalmente no Brasil. Segundo a instituição, a mensagem foi disparada por engano e não reflete a situação da empresa.

Reação nas redes sociais

Após o recebimento do comunicado, usuários compartilharam prints da mensagem e comentaram o caso nas redes sociais. Muitos relataram surpresa com o teor do aviso e buscaram esclarecimentos sobre a situação do banco.

Veja abaixo algumas das publicações feitas por clientes após o envio do e-mail.


PREFEITURA REALIZA LIMPEZA NO ENTORNO DO CEMEI DO BAIRRO DAMASCO

 

Foto: ASCOM/PMV

 16 de junho de 2026 - 2 minutos para saber

A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Obras, realizou na manhã desta terça-feira (16) uma ampla ação de limpeza nas áreas externas do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Professora Santusa Maria Rabelo de Rezende, localizado no Bairro Damasco.

Os trabalhos incluíram a remoção de mato, limpeza de áreas com acúmulo de sujeira e serviços de manutenção nos arredores da unidade. Para garantir maior eficiência na operação, a equipe utilizou uma máquina retroescavadeira, agilizando a execução dos serviços.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar um ambiente mais limpo, seguro e agradável para os alunos, profissionais da educação e toda a comunidade escolar que utiliza diariamente o espaço.

A ação reforça o compromisso da administração municipal com a conservação dos espaços públicos e o bem-estar de estudantes e servidores, contribuindo para a qualidade do ambiente escolar e para a valorização da educação no município.

ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS PUBLICA 'NOTA OFICIAL' DE REPÚDIO A FALA DO PRESIDENTE LUL4: ÍNTEGRA DA NOTA NO LINK


 16 de junho de 2026 - 3 minutos para saber

A ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO (ADPESP) endossa e adere a nota publicada pela entidade nacional representativa dos Delegados de Polícia do Brasil (ADEPOL-BR), em que manifesta sua discordância em relação às declarações proferidas pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a 7ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável, nas quais foi sugerido que seria mais seguro entregar um aparelho celular roubado ou furtado aos Correios do que a uma Delegacia de Polícia.

A ADEPOL DO BRASIL entende que tal afirmação, ainda que realizada no contexto de discussão sobre recuperação de aparelhos celulares, transmite à sociedade uma percepção generalizada de desconfiança em relação às Delegacias de Polícia e aos profissionais que nelas atuam, o que não corresponde à realidade institucional das Polícias Civis brasileiras.
A ADPESP e a ADEPOL DO BRASIL respeitosamente convidam as autoridades públicas a conhecerem mais profundamente a realidade operacional das Polícias Civis, bem como os mecanismos de controle, transparência e responsabilização que orientam suas atividades. O fortalecimento da confiança institucional depende do reconhecimento do trabalho desempenhado diariamente por Delegados de Polícia, Oficiais Investigadores, Peritos Oficiais, Papiloscopistas, Psicólogos Policiais e demais servidores que integram as Polícias Civis brasileiras.
Por fim, a ADEPOL DO BRASIL e a ADPESP reafirmam seu compromisso histórico com a defesa das instituições democráticas, do Estado de Direito, da legalidade e da valorização da atividade policial e do Sistema de Segurança Pública, esclarecendo que A PRESENTE MANIFESTAÇÃO POSSUI CARÁTER ESTRITAMENTE INSTITUCIONAL, SEM QUALQUER VINCULAÇÃO POLÍTICO-PARTIDÁRIA, IDEOLÓGICA OU ELEITORAL.

EMOÇÃO DE UM ÍDOLO: EX JOGADOR DO CRUZEIRO FALA DO APOIO QUE SALVOU SUA VIDA


 16 de junho de 2026 - 2 minutos para saber

Um dos maiores ídolos da história do Cruzeiro e multicampeão com a camisa do clube, o ex-jogador Natal revelou, em entrevista ao portal No Ataque, um fase delicada em sua vida pessoal que quase o levou a morte e a influência do empresário Pedro Lourenço em sua recuperação.

Em 2025, o craque descobriu um aneurisma da aorta torácica silencioso, uma doença que não apresenta sintomas evidentes e enfraque a parede da artéria responsável por levar sangue oxigenado do coração ao restante do corpo.
Encaminhado ao hospital, Natal revelou ao programa que passou por duas intervenções cirúrgicas para reabilitar a artéria, porém sofreu com complicações após o segundo procedimento e sofreu uma parada cardiorrespiratória, em conjunto com uma embolia pulmonar no bloco cirúrgico.
“Eu passei dois meses no hospital cuidando de A, B, C, D, porque quando começa a aparecer é igual a carro velho. Troca o pneu, tem que trocar tudo, tem que trocar bateria… mas o motor está funcionando bem, graças ao bom Deus e aos médicos lá do Madre Teresa”, disse em entrevista.
“A cirurgia que eu fiz ficou um pouco cara. Só se eu roubasse um banco para poder pagar. Me parece que foi ele que fez tudo, sabe? Porque não me cobraram mais. A primeira [cirurgia] eu sei que ele pagou. Dava para comprar um Alfa Romeo zeradão. Ele [Pedrinho] é uma pessoa que salvou minha vida”.
🔗 Leia a reportagem completa em centraldatoca.com.br
📷 Reprodução/Redes Sociais

DOBRANDO A META: NÚMERO DE PESSOAS EM 'SITUAÇÃO DE RUA' NO BRASIL AUMENTA 30%

Reprodução

 16 de junho de 2026 - 2 minutos para saber

Chegou a 365.822 no final de 2024, segundo levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da

UFMG. O total representa um aumento de cerca de 30% em relação a 2022, quando havia aproximadamente 281 mil pessoas nessa condição, segundo estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Os dados mostram que, em 2020, eram 194.824 pessoas vivendo nas ruas. Em 2021, houve uma queda para 158.191 durante o período mais crítico da pandemia. A partir de 2022, no entanto, o número voltou a crescer e segue em alta.

O levantamento mais recente tem como base o Cadastro Unico (CadUnico), que reúne beneficiários de programas sociais e serve como indicador da populaçã em vulnerabilidade. A maior concentração está na Região Sudeste, com 222.311 pessoas, o equivalente a 61% do total. São Paulo lidera, com 150.958 pessoas em situação de rua, seguido por Rio de Janeiro (33.656) e Minas Gerais (33.139). O Amapá registra o menor número, com 292 pessoas nessa condição. Com informações da Agência Brasil.

DR. ÍTALO VENTURELLI ESTARÁ NO 'MEMORIAL DO ET' PARA CELEBRAÇÃO DO 'DIA MUNDIAL DA UFOLOGIA'


 16 de junho de 2026 - 2 minutos para saber

O Memorial do ET de Varginha promoverá, no dia 20 de junho, uma roda de conversa especial em comemoração ao Dia Mundial da Ufologia. O evento contará com a participação do médico e pesquisador Dr. Ítalo Denele Venturelli, uma das figuras mais conhecidas do Caso Varginha, que ganhou destaque nacional e internacional por afirmar ter analisado o suposto ser extraterrestre envolvido no episódio.

Recentemente, Dr. Ítalo participou de uma conferência internacional de ufologia nos Estados Unidos, onde apresentou informações e reflexões sobre o Caso Varginha, considerado um dos mais famosos da história da ufologia mundial.

O encontro também terá a presença do médico patologista Dr. João Baptista Macuco Janini, profissional com mais de 60 anos de atuação na medicina legal e que ficou conhecido por realizar os exames relacionados à morte do policial militar Marco Eli Chereze, personagem frequentemente citado nas discussões sobre o caso.

Durante o evento, os participantes poderão conhecer relatos, experiências e análises sobre os acontecimentos que projetaram Varginha internacionalmente no universo da ufologia.

Segundo o prefeito Leonardo Ciacci, a iniciativa ajuda a preservar a memória do Caso Varginha, fortalece o turismo e amplia o interesse de pesquisadores e visitantes pelo município. Já o secretário municipal de Turismo e Comércio, Marcus Madeira, destacou que o Memorial do ET vem se consolidando como um importante espaço de divulgação cultural, científica e turística, oferecendo à população e aos visitantes a oportunidade de conhecer mais profundamente uma das histórias mais marcantes da cidade.