sexta-feira, 26 de junho de 2026

COMBATE AO GARIMPO CLANDESTINO NO RIO VERDE: PRISÕES, APREENSÕES E DESTRUIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE GARIMPO EM TRÊS CORAÇÕES

Foto: PMMG/PF

26 de junho de 2026 - 3 minutos para saber

Uma grande força-tarefa realizada entre os dias 24 e 26 de junho mobilizou órgãos federais e estaduais no combate ao garimpo clandestino e aos crimes ambientais na região Sul de Minas Gerais. A ação, denominada Operação Protetor dos Biomas, concentrou as fiscalizações nos rios Verde, Baependi e Aiuruoca, onde foram identificadas atividades ilegais de extração mineral, além de desmatamento e queimadas.

A operação foi coordenada pela Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente, em parceria com a Polícia Federal, o IBAMA, a Agência Nacional de Mineração (ANM) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD).


Foto: PMMG/PF
O objetivo foi reforçar a fiscalização e interromper a atuação de garimpos clandestinos que provocam danos aos recursos hídricos, à fauna, à flora e ao equilíbrio ambiental, além de afetarem a tranquilidade das comunidades rurais da região.

Para a execução da operação foram mobilizados 84 militares, 26 viaturas, 11 drones, 10 embarcações, sete equipamentos de comunicação via Starlink, além do helicóptero Pégasus, do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo, e equipes do BOPE, que deram suporte às ações em áreas de difícil acesso.


Foto: PMMG/PF

Durante os três dias de operação, foram fiscalizados 24 alvos, resultando na prisão de cinco pessoas, no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, na apreensão de 300 gramas de ouro, 11 embarcações e quatro veículos. As equipes também destruíram 22 dragas utilizadas na extração ilegal de minério e lavraram 33 autos de infração e notificações.

O emprego de drones e do helicóptero permitiu o mapeamento das áreas de garimpo e a localização de equipamentos escondidos ao longo dos cursos d'água, aumentando a eficiência das ações de fiscalização.

Segundo a Polícia Militar, a integração entre as instituições fortalece a capacidade do poder público no enfrentamento aos crimes ambientais e à mineração ilegal, contribuindo para a preservação dos recursos naturais, a proteção dos ecossistemas e a promoção do desenvolvimento sustentável em Minas Gerais.

ATENÇÃO: COLETA DE LIXO E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO TERÃO ALTERAÇÕES NO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO NESSA SEGUNDA-FEIRA EM VARGINHA

Reprodução - Vista aérea Varginha/MG

26 de junho de 2026 - 3 minutos para saber

A coleta de lixo em Varginha, na próxima segunda-feira, dia 29, terá alteração somente nos locais onde o caminhão passa à tarde: o lixo nesses bairros será recolhido 2h mais cedo, ou seja, a partir das 10h.

A Prefeitura pede a colaboração dos moradores para que coloquem o lixo mais cedo e a compreensão já que os coletores poderão assistir ao jogo da Seleção Brasileira contra o Japão.

A Prefeitura também publicou decreto que altera excepcionalmente o expediente dos órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Município de Varginha para o horário das 7h h às 12h, excluindo-se os serviços considerados essenciais como prontos atendimentos de urgências e emergências em saúde. As aulas serão normais na parte da manhã; à tarde e à noite estarão suspensas.

PREFEITURA ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE NOVA PONTE NO BAIRRO DA VARGEM; TRÂNSITO ESTÁ IMPEDIDO E LINHAS DE ÔNIBUS SOFRERAM ALTERAÇÕES

 


26 de junho de 2026 - 1 minutos para saber

A Prefeitura deu início nesta quarta-feira (17) às obras de construção de uma nova ponte no Bairro da Vargem. A intervenção tem como objetivo melhorar a infraestrutura viária da região e oferecer mais segurança e mobilidade para motoristas e pedestres.

Para a execução dos trabalhos, o trecho onde será realizada a obra foi interditado na manhã desta quarta-feira, e permanecerá bloqueado durante o período de construção.

A interdição também provoca alterações no transporte coletivo. Os passageiros que utilizam as linhas 06 Santa Maria e 06A Santa Maria/Bom Pastor devem ficar atentos às mudanças no itinerário.

Enquanto durar a obra, os ônibus dessas linhas farão desvio pela Avenida Batistinha, no sentido dos bairros São Sebastião e Cidade Nova.

A orientação é para que motoristas e usuários do transporte público redobrem a atenção à sinalização implantada no local e programem seus deslocamentos, considerando as alterações temporárias no trânsito.

O PESO DA VIDA NA BALANÇA DA LEI: A CRÔNICA DA IMPUNIDADE ADQUIRIDA

 

Reprodução/Ilustração/NET - Momento em que acontece a briga e em destaque, Marcelo Lelo

26 de junho de 2026 - 1 minutos para saber


A notícia da soltura de José Roberto Pinho Boareto, acusado de ceifar a vida do chaveiro Marcelo Lelo dos Santos em uma fatídica briga de trânsito no coração de Varginha, não é apenas um golpe no sentimento da família enlutada; é uma ferida aberta no que resta de nossa crença em um sistema judiciário equilibrado. Quando o sangue de um homem de 50 anos é derramado no asfalto da Rua Tiradentes, sob o olhar frio e eletrônico das câmeras de vigilância, a sociedade espera que o peso da lei seja, no mínimo, proporcional à gravidade do ato. Contudo, o que testemunhamos é a reiteração de um espetáculo de leniência que choca pela sua previsibilidade.

A justiça brasileira, em sua estrutura atual, parece ter desenvolvido uma miopia seletiva. Ao permitir que um réu acusado do mais grave dos crimes — o assassinato — responda ao processo em liberdade, o sistema envia uma mensagem perigosa: a de que a vida humana possui um valor residual diante das filigranas processuais.
O argumento da "legítima defesa", frequentemente invocado em episódios de violência urbana, tornou-se o refúgio predileto para justificar o injustificável. Como pode haver legítima defesa em um contexto onde o diálogo é substituído pelo fio de uma lâmina?
"A impunidade é a maior das injustiças, pois ela não apenas ignora a vítima, mas também zomba da ordem social e convida ao caos."

A decisão judicial que devolve o acusado ao convívio social, ainda que sob medidas cautelares, ignora o clamor de uma cidade que viu suas ruas se tornarem palco de um crime bárbaro. A tabela abaixo ilustra o abismo entre a gravidade do crime e a atual situação processual, evidenciando a fragilidade da resposta estatal diante da violência no trânsito.

A liberdade concedida ao réu, enquanto o processo se arrasta pelos corredores burocráticos, é o combustível que alimenta a sensação de que o crime, no Brasil, é um risco calculado que muitas vezes compensa. A "espera pelo julgamento" torna-se, na prática, uma antecipação da absolvição social, onde o tempo apaga a memória do crime e dilui a urgência da punição. Não se trata de negar o direito à defesa, mas de questionar a prioridade de um sistema que protege o acusado enquanto a vítima jaz em silêncio eterno.

Enquanto a Justiça não define a data do julgamento, a cidade de Varginha e o país assistem, atônitos, a mais um capítulo da crônica da impunidade brasileira. Se a vida de um cidadão pode ser interrompida por uma discussão banal e o responsável pode retornar para casa poucos meses depois, precisamos admitir que nossa justiça não é apenas lenta; ela é, em sua essência, profundamente injusta. Onde não há consequência imediata para a barbárie, a civilidade se torna apenas uma palavra vazia em códigos que ninguém mais respeita.

COPASA NÃO É MAIS EMPRESA PÚBLICA: PROCESSO DE DESESTATIZAÇÃO FOI CONCLUÍDO E CERCA DE R$ 8,3 BI ESTÃO ENVOVIDOS

 

Barragem do Rio Mando, um dos maiores reservatórios administrados pela COPASA

26 de junho de 2026 - 1 minutos para saber

Foi concluída na última semana, durante cerimônia realizada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), a operação que transferiu o controle acionário da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para a iniciativa privada. A negociação movimentou aproximadamente R$ 8,3 bilhões e encerra o processo de desestatização da empresa.

Na operação, o Grupo Equatorial Energia adquiriu 30% do capital social da companhia, tornando-se o maior acionista individual e assumindo o controle da gestão. A gestora Perfin ficou com 12,76% das ações, enquanto o Governo de Minas Gerais manteve participação de 5%. O restante das ações continua distribuído entre os demais investidores do mercado.

Responsável pelos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto em cerca de 750 municípios mineiros, a Copasa passa a operar sob uma nova estrutura de governança. Segundo o governo estadual, a expectativa é que a capitalização possibilite novos investimentos para ampliar a cobertura dos serviços de saneamento e modernizar a infraestrutura da empresa.

Embora tenha deixado de ser o controlador da companhia, o Estado preservou uma participação estratégica por meio da chamada Golden Share (ação especial), mecanismo que garante poder de veto em decisões consideradas estratégicas, como alterações na concessão dos serviços, mudanças contratuais e medidas que possam comprometer a universalização do saneamento básico em Minas Gerais.

A mudança também poderá gerar reflexos para os municípios. Empreendedores e loteadores deverão observar as regras relativas às redes de saneamento implantadas em novos empreendimentos, que passam a ser transferidas aos municípios, os quais poderão definir a forma de cessão ou utilização desses ativos pela nova controladora da Copasa.

Outro tema que poderá ser discutido pelos municípios diz respeito à tributação da empresa após a privatização. Entre os pontos que podem ser analisados pelas administrações municipais está a incidência do IPTU sobre imóveis pertencentes à companhia, questão que poderá ganhar espaço nos debates a partir de 2027.

CÂMARA DE VARGINHA INDICA CABO VALÉRIO PARA REPRESENTAR O LEGISLATIVO NO GGIM

Cabo Valério, ainda vereador, durante sessão da Câmara de Vereadores de Varginha

26 de junho de 2026 - 1 minutos para saber

A Câmara Municipal de Varginha definiu, por consenso entre todos os vereadores, a indicação do ex-vereador Alberto Dias Valério, conhecido como Cabo Valério, para representar o Poder Legislativo no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

Policial militar aposentado, Cabo Valério exerceu mandato de vereador entre 2021 e 2024 pelo partido Cidadania. Agora, passa a integrar o GGIM como representante da Câmara, órgão responsável por promover a integração entre as instituições ligadas à segurança pública e à gestão municipal.

O anúncio da indicação foi feito pelo vereador Miguel da Saúde, após consulta aos demais parlamentares da Casa. A escolha também atendeu a uma solicitação encaminhada pelo diretor da Guarda Civil Municipal, GCM Hélder Vítor da Silva.

Com experiência na área da segurança pública e passagem pelo Legislativo, Cabo Valério deverá contribuir com as discussões e ações desenvolvidas pelo GGIM, fortalecendo a atuação integrada entre os órgãos responsáveis pela segurança e pelo planejamento das políticas públicas no município.

POLÍCIA PRENDE ENVOLVIDO NA MORTE DE JOICE BATISTON EM VARGINHA


Richard Ferreira tristao

Joice Batiston

26 de junho de 2026 - 3 minutos para saber

Richard Ferreira Tristtão, 30 anos, foi detido nesta quinta-feira (25) em zona rural; Joice  Batiston, a vítima, solicitou o transporte por aplicativo para assistir ao jogo da Seleção no tradicional restaurante "Arca de Nóe" antes de ser encontrada ferida na Avenida Perimetral.

A Polícia Civil (PCMG) deflagrou uma operação, na manhã desta quinta-feira (25/06), que culminou na prisão de um homem de 30 anos suspeito de participação na morte de Joice Batiston, de 27 anos, na cidade de Varginha, no Sul de Minas. 

Ricahrd trabalha como motociclista e foi localizado em uma propriedade rural pertencente ao pai, onde estaria escondido.

Ao ser encaminhado à delegacia, o suspeito preferiu não colaborar com as autoridades. Em depoimento preliminar, ele optou pelo silêncio, declarando que se manifestará apenas na presença de um advogado.

Diante da complexidade da ocorrência, o inquérito policial segue sendo conduzido sob sigilo.

Joice Batiston foi vista pela última vez ao subir na moto conduzida por Richard Ferreira tristão para chegar ao restaurante onde assistiria ao jogo do Brasil. 




TRABALHADOR É ESPANCADO POR GERÊNTE DE FÁBRICA EM POUSO ALEGRE: O AUTOR É UM CHINÊS

 

Reprodução/Ilustrativa

26 de junho de 2026 - 3 minutos para saber

Uma paralisação tomou conta da fábrica da Midea em Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, na terça-feira (23). Cerca de 1.200 trabalhadores abandonaram os postos depois que um funcionário do setor de qualidade denunciou ter sido agredido fisicamente por um gerente vindo da China — com socos nas costelas e golpes de uma gaxeta, peça de borracha usada como vedação.

A manifestação se concentrou na porta da unidade e foi marcada por indignação generalizada. O Sindicato dos Metalúrgicos de Pouso Alegre afirmou que o episódio foi o estopim para o movimento, que acumula também denúncias de assédio moral e condições de trabalho precárias.

A tesoureira do sindicato, Cristiane Aparecida dos Santos, foi direta ao classificar o ocorrido como lesão corporal e foi além, fazendo uma comparação histórica pesada. “Um trabalhador que saiu de casa de manhã para vir trabalhar, ganhar o seu pão de cada dia, foi covardemente chicoteado nas costas. Infelizmente, num período muito vergonhoso para a história do nosso Brasil, a gente sabe que os trabalhadores escravizados eram chicoteados para que produzissem”, afirmou.

A Midea não se pronunciou até o momento. A empresa, de origem chinesa, opera a unidade de Pouso Alegre como uma das principais plantas industriais do setor de eletrodomésticos no Brasil.

Se tem alguém que merece os parabéns por tudo isso, é o presidente Lula. Foi ele quem abriu — e escancarou — as portas do Brasil para as empresas chinesas, e agora os trabalhadores brasileiros estão aprendendo na pele o que é ser tratado como escravo. 

Enquanto empresas brasileiras fogem do país sufocadas pela carga tributária e pelo ambiente hostil aos negócios, chegam cada vez mais exploradores dispostos a bater, humilhar e subjugar o trabalhador nacional. O gerente chinês que levantou a mão contra um operário em Minas Gerais não é um caso isolado — é o retrato de uma política que coloca tapete vermelho para o capital estrangeiro e deixa o trabalhador brasileiro sem proteção, sem dignidade e, aparentemente, sem ninguém no governo disposto a defendê-lo.

Com informações da Meio Gospel


AÇÃO INÉDITA DE SAÚDE DE VARGINHA: CURSO DE MEDICINA DO GRUPO UNIS LEVA ATENÇÃO AOS CONDENADOS DA APAC

Alunos do primeiro período realizaram cerca de 50 testes rápidos de ISTs em uma iniciativa histórica que uniu prática acadêmica, cidadania e reintegração social.

O compromisso com a formação de médicos profundamente conectados com a realidade social levou o curso de Medicina do Grupo Unis a um marco histórico em Varginha. Alunos do primeiro período da instituição de Medicina, realizaram uma ação de saúde inédita no Centro de Reintegração Social da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, a APAC Varginha. O evento, ocorrido no dia 24 de junho, marcou a primeira vez que uma atividade universitária foi desenvolvida dentro das instalações da unidade prisional.

A iniciativa aconteceu no período da manhã, das 8h às 12h, e teve como foco principal a promoção da saúde e da prevenção por meio da realização de cerca de 50 testes rápidos para o diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmitidas, as ISTs, incluindo sífilis, HIV e hepatites B e C. Sob o direcionamento técnico da professora Karen Rabello, os acadêmicos puderam vivenciar a aplicação prática dos conceitos de acolhimento e triagem, prestando assistência direta aos recuperandos da associação. A comitiva do Unis também foi integrada por Antônio Carlos, amplamente conhecido como Toninho do setor de eventos do Unis, e pelo coordenador adjunto do curso de Medicina, Thiago Franco Nasser.

Além dos procedimentos de saúde, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer todo o sistema prisional adotado pela instituição, percorrendo inclusive as novas unidades que estão em fase de ampliação. A imersão permitiu a troca de experiências pautada pelo respeito mútuo e pelo entendimento do papel da medicina na transformação social e na garantia da dignidade humana.

De acordo com o Reitor do Grupo Unis, Felipe Flausino, o impacto das ações promovidas pela instituição demonstra como o curso de medicina se tornou parte fundamental da saúde do município. "A consolidação do curso de Medicina do Grupo Unis representa uma das maiores conquistas históricas para Varginha e para todo o Sul de Minas, sendo hoje indispensável para a nossa sociedade. Nossa atuação contínua, profunda e diária nas comunidades locais prova que a saúde pública e o desenvolvimento regional já são indissociáveis da presença ativa do nosso curso de Medicina. Levar nossos acadêmicos para uma ação inédita e de tamanha relevância social na APAC reafirma que a Medicina do Unis não é um patrimônio do Grupo Unis, mas da nossa região, gerando impactos práticos, permanentes e vitais dos quais a nossa sociedade já pode usufruir e não pode mais abrir mão", destacou o Reitor.

O impacto positivo da parceria foi amplamente celebrado pelas lideranças do comitê diretivo da APAC Varginha. Para o Diretor da unidade, Anderson Ferreira, a cooperação com a universidade fortalece os princípios da reintegração. "Agradecemos a grande ação que representa uma iniciativa de promoção da saúde, da cidadania e da dignidade humana, viabilizando o acesso das pessoas privadas de liberdade a ações de assistência, prevenção e educação. Esta cooperação entre o Unis e a APAC fortalece os princípios da reintegração social", destacou o Diretor.

O Presidente da APAC, Cleber Origenes Braga, também expressou seu reconhecimento pela excelência técnica demonstrada pelos acadêmicos. "Expresso nossos mais sinceros agradecimentos pela visita e pela colaboração excepcional. A participação dos alunos de medicina foi de extrema importância, e os conhecimentos demonstrados durante a prática agregaram um valor inestimável às nossas atividades, reforçando o compromisso conjunto com a excelência na formação médica e na saúde dos recuperandos", pontuou o Presidente.

Ratificando o valor humanitário da agenda, o Diretor Jurídico da APAC Varginha, João Rafael Reis, avaliou a visita como um momento de profunda reflexão. "A honrosa visita dos acadêmicos representou um momento de aprendizado e exercício concreto de cidadania, em uma rica troca de experiências marcada pela empatia, pelo respeito à dignidade humana e pelo compromisso com a transformação social. Esperamos que esta aproximação frutifique em novas e valorosas contribuições", concluiu o Diretor Jurídico.

O Grupo Unis reafirma o perfil de sua graduação em Medicina, consolidando o maior ecossistema educacional de saúde da região, a educação ultrapassa os muros acadêmicos para gerar saúde, esperança e desenvolvimento na comunidade sul-mineira.

 

LINK DA MATÉRIA NO PORTAL: https://blog.unis.edu.br/noticias/curso-de-medicina-do-grupo-unis-realiza-ação-inédita-de-saúde-na-apac-de-varginha

segunda-feira, 22 de junho de 2026

AMEAÇA AO DOMINIO DO DOLAR? O BRICS PAY VAI SER IMPLEMENTADO PELOS BRICS BREVEMENTE; ENTENDA

 

LULA, PUTIN E PING, LÍDERES DO BRICS

O projeto do BRICS Pay, o sistema de pagamentos criado pelos países do bloco para realizar transações internacionais sem depender do dólar, está cada vez mais próximo de sair do papel. Inspirado no sucesso do Pix brasileiro e apoiado por tecnologia blockchain, o sistema já entrou em fase avançada de desenvolvimento e deve ser um dos temas centrais da próxima cúpula do BRICS.

Na prática, a proposta é simples, mas revolucionária: permitir que empresas e governos façam pagamentos diretamente em moedas locais, sem precisar passar pelo dólar ou por estruturas financeiras controladas pelo Ocidente, como o sistema SWIFT. Isso significa menos custos, mais velocidade nas transações e maior autonomia para países que movimentam uma parcela gigantesca da economia mundial.

E os números ajudam a explicar por que o projeto está ganhando força. Os países do BRICS já representam cerca de 40% da economia global. Analistas afirmam que, se o sistema for implementado com sucesso, ele poderá responder por até 20% do comércio internacional até o final da década. Não é uma mudança pequena. É uma transformação capaz de alterar a forma como o dinheiro circula no planeta.

Claro, ainda existem desafios. Especialistas apontam diferenças tecnológicas, políticas e regulatórias entre os membros do bloco. Mas o fato importante é outro: a discussão já não é mais se o BRICS Pay vai existir. A discussão agora é quando ele será implementado em larga escala e qual será o impacto disso sobre a hegemonia do dólar.

Durante décadas, o dólar foi praticamente obrigatório em negociações internacionais. Agora, pela primeira vez, surge uma alternativa construída por economias emergentes que não querem depender das regras definidas por Washington. E isso ajuda a explicar por que o projeto vem despertando tanta atenção nos mercados e nos centros de poder do mundo.

O BRICS Pay ainda não derruba o dólar. Mas talvez represente o início da maior mudança financeira global das últimas décadas. E se esse sistema realmente funcionar, o mundo poderá estar assistindo ao nascimento de uma nova era econômica.

FONTE: https://www.facebook.com/photo?

terça-feira, 16 de junho de 2026

NUBANK ENVIA COMUNICADO SOBRE FIM DAS OPERAÇÕES NO BRASIL E CAUSA ‘CAOS’ NAS REDES

 

Clientes receberam mensagem informando uma suposta liquidação do banco pelo Banco Central. Nubank afirma que o comunicado foi enviado por engano e que as operações seguem normalmente


Em meio a boatos de crise, o Nubank planeja injetar mais de R$ 2,5 bilhões em infraestrutura no Brasil nos próximos cinco anosFoto: Adobe Stock/Reprodução/ND Mais

Alguns clientes do Nubank foram surpreendidos nesta sexta-feira (12) por um e-mail que informava sobre uma suposta liquidação extrajudicial da instituição determinada pelo BC (Banco Central).

overlay-cleverA mensagem gerou dúvidas entre usuários, mas o banco afirmou que o comunicado foi enviado por engano e que suas operações seguem normalmente.

No e-mail, o Nubank informava que havia entrado em processo de liquidação e que “o ativo deste emissor sairá de circulação definitivamente”. O texto também orientava os clientes a solicitar o ressarcimento de valores de até R$ 250 mil por meio do FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

Receba no WhatsApp as principais notícias de política e economia

A mensagem repercutiu nas redes sociais. Diversos clientes relataram estranheza ao receber o comunicado e questionaram se o banco digital havia encerrado suas atividades no Brasil.

Mensagem enviada pelo banco aos clientesFoto: Reprodução/X

Mensagem enviada pelo banco aos clientesFoto: Reprodução/X

Procurado, o Nubank esclareceu que o envio ocorreu devido a um erro operacional pontual e que o caso está sendo investigado internamente.

“O Nubank lamenta o envio indevido de uma mensagem a clientes. O caso não tem qualquer relação com a segurança da plataforma, a proteção das informações dos clientes ou a solidez da companhia”, informou a instituição em nota.

O banco também reforçou que não houve qualquer determinação de liquidação por parte do Banco Central e que todos os serviços continuam funcionando normalmente.

“As operações do Nubank seguem normalmente, com segurança e estabilidade”, acrescentou a empresa.

Nubank foi liquidado?

Não. Apesar do conteúdo do e-mail enviado a alguns clientes, o Nubank não foi liquidado e continua operando normalmente no Brasil. Segundo a instituição, a mensagem foi disparada por engano e não reflete a situação da empresa.

Reação nas redes sociais

Após o recebimento do comunicado, usuários compartilharam prints da mensagem e comentaram o caso nas redes sociais. Muitos relataram surpresa com o teor do aviso e buscaram esclarecimentos sobre a situação do banco.

Veja abaixo algumas das publicações feitas por clientes após o envio do e-mail.