Alunos
do primeiro período realizaram cerca de 50 testes rápidos de ISTs em
uma iniciativa histórica que uniu prática acadêmica, cidadania e
reintegração social.

O
compromisso com a formação de médicos profundamente conectados com a
realidade social levou o curso de Medicina do Grupo Unis a um marco
histórico em Varginha. Alunos do primeiro período da instituição de
Medicina, realizaram uma ação de saúde inédita no Centro de Reintegração
Social da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, a APAC
Varginha. O evento, ocorrido no dia 24 de junho, marcou a primeira vez
que uma atividade universitária foi desenvolvida dentro das instalações
da unidade prisional.
A
iniciativa aconteceu no período da manhã, das 8h às 12h, e teve como
foco principal a promoção da saúde e da prevenção por meio da realização
de cerca de 50 testes rápidos para o diagnóstico de Infecções
Sexualmente Transmitidas, as ISTs, incluindo sífilis, HIV e hepatites B e
C. Sob o direcionamento técnico da professora Karen Rabello, os
acadêmicos puderam vivenciar a aplicação prática dos conceitos de
acolhimento e triagem, prestando assistência direta aos recuperandos da
associação. A comitiva do Unis também foi integrada por Antônio Carlos,
amplamente conhecido como Toninho do setor de eventos do Unis, e pelo
coordenador adjunto do curso de Medicina, Thiago Franco Nasser.
Além
dos procedimentos de saúde, os estudantes tiveram a oportunidade de
conhecer todo o sistema prisional adotado pela instituição, percorrendo
inclusive as novas unidades que estão em fase de ampliação. A imersão
permitiu a troca de experiências pautada pelo respeito mútuo e pelo
entendimento do papel da medicina na transformação social e na garantia
da dignidade humana.
De
acordo com o Reitor do Grupo Unis, Felipe Flausino, o impacto das ações
promovidas pela instituição demonstra como o curso de medicina se
tornou parte fundamental da saúde do município. "A consolidação do curso
de Medicina do Grupo Unis representa uma das maiores conquistas
históricas para Varginha e para todo o Sul de Minas, sendo hoje
indispensável para a nossa sociedade. Nossa atuação contínua, profunda e
diária nas comunidades locais prova que a saúde pública e o
desenvolvimento regional já são indissociáveis da presença ativa do
nosso curso de Medicina. Levar nossos acadêmicos para uma ação inédita e
de tamanha relevância social na APAC reafirma que a Medicina do Unis
não é um patrimônio do Grupo Unis, mas da nossa região, gerando impactos
práticos, permanentes e vitais dos quais a nossa sociedade já pode
usufruir e não pode mais abrir mão", destacou o Reitor.
O
impacto positivo da parceria foi amplamente celebrado pelas lideranças
do comitê diretivo da APAC Varginha. Para o Diretor da unidade, Anderson
Ferreira, a cooperação com a universidade fortalece os princípios da
reintegração. "Agradecemos a grande ação que representa uma iniciativa
de promoção da saúde, da cidadania e da dignidade humana, viabilizando o
acesso das pessoas privadas de liberdade a ações de assistência,
prevenção e educação. Esta cooperação entre o Unis e a APAC fortalece os
princípios da reintegração social", destacou o Diretor.

O
Presidente da APAC, Cleber Origenes Braga, também expressou seu
reconhecimento pela excelência técnica demonstrada pelos acadêmicos.
"Expresso nossos mais sinceros agradecimentos pela visita e pela
colaboração excepcional. A participação dos alunos de medicina foi de
extrema importância, e os conhecimentos demonstrados durante a prática
agregaram um valor inestimável às nossas atividades, reforçando o
compromisso conjunto com a excelência na formação médica e na saúde dos
recuperandos", pontuou o Presidente.
Ratificando
o valor humanitário da agenda, o Diretor Jurídico da APAC Varginha,
João Rafael Reis, avaliou a visita como um momento de profunda reflexão.
"A honrosa visita dos acadêmicos representou um momento de aprendizado e
exercício concreto de cidadania, em uma rica troca de experiências
marcada pela empatia, pelo respeito à dignidade humana e pelo
compromisso com a transformação social. Esperamos que esta aproximação
frutifique em novas e valorosas contribuições", concluiu o Diretor
Jurídico.
O
Grupo Unis reafirma o perfil de sua graduação em Medicina, consolidando
o maior ecossistema educacional de saúde da região, a educação
ultrapassa os muros acadêmicos para gerar saúde, esperança e
desenvolvimento na comunidade sul-mineira.
LINK DA MATÉRIA NO PORTAL: https://blog.unis.edu.br/noticias/curso-de-medicina-do-grupo-unis-realiza-ação-inédita-de-saúde-na-apac-de-varginha