segunda-feira, 20 de novembro de 2023

PACTUAL RECURSOS HUMANOS E O BALCÃO DE EMPREGOS DA PREFEITURA DE VARGINHA SELECIONAM CANDIDATOS PARA 93 VAGAS

 


Balcão de Empregos da Prefeitura de Varginha e empresa Pactual Recursos Humanos realizam processo seletivo para 93 vagas de emprego, conheça as vagas e saiba como participar

O Balcão de Empregos da Prefeitura de Varginha, localizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a empresa Pactual Recursos Humanos realizam processo seletivo para 93 vagas de emprego, as vagas são para trabalho temporário, com chance de se tornar efetivo. As vagas disponíveis são para Auxiliar de Apoio Logístico, Conferente de Materiais, Líder de Operações e Operador de Empilhadeira. 

Confira os requisitos:


Auxiliar de Apoio Logístico
Ter a idade mínima de 18 anos
Ensino Fundamental
Disponibilidade de horário (3 turnos)
Não é necessário experiência
Irá trabalhar com separação, organização de estoque, carga e descarga de produtos de perfumaria e cosméticos.

Conferente de Materiais


Ter a idade mínima de 18 anos
Ensino Médio e informática básica
Disponibilidade de horário (3 turnos)
Necessário ter experiência em atividade administrativa, logística, separação, recebimento, conferência, estoque, almoxarifado, expedição, suprimentos ou atividades em transportadora.
Irá trabalhar com conferência de produtos de perfumaria e cosméticos.

Líder de Operações


Ter a idade mínima de 18 anos
Curso técnico ou cursando ensino superior em Logística ou áreas correlatas
Ter experiência comprovada em gestão de equipe em ambiente de logística, indústrias, transportadoras.

Operador de Empilhadeira


Ensino Fundamental CNH B
Curso de empilhadeira
Ter experiência comprovada com operação de empilhadeira elétrica.

Para se candidatar a uma das vagas, é imprescindível atender aos requisitos específicos de cada posição e comparecer  ao Balcão de Empregos da Prefeitura de Varginha, localizado na Rua José Gonçalves Pereira, nº 129, 2º andar, Vila Pinto, no período de 20 a 22 de novembro, portando seu currículo. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

AMIGOS E FAMILIARES CONVIDAM PARA MISSA NA INTENÇÃO DO PRONTO RESTABELECIMENTO DA SAÚDE DO DR. CARLOS ALBERTO BRAGA

 

A missa de hoje das 19:00hrs e amanhã das 7:00hrs da manhã na  Igreja Matriz de Varginha e também das 7:00hrs da manhã na Igreja do Rosário serão celebradas em intenção do sucesso da cirurgia do nosso Querido Amigo Dr. Carlos Alberto Braga a ser realizada amanhã em Belo Horizonte.
Sua presença será muito valiosa.

PREFEITURA DE VARGINHA REVITALIZA SINALIZAÇÃO DE SOLO DE RUAS E AVENIDAS DA REGIÃO CENTRAL



A Prefeitura de Varginha, por meio por meio do Departamento Municipal
 de Trânsito e da Mega Sinalização , realizou na madrugada desse sábado a pintura de solo das avenidas   Rui Barbosa, Rio Branco em toda sua extensão, São José e Rua Santa Cruz.

Os trabalhos foram acompanhados pelo diretor do Demutran, Gledston Cardoso. Na Prefeitura de Varginha é assim. O trabalho não para!

Na terça-feira equipes do Demutran realizarão a pintura das bordas da Avenida Rio Branco e dando retoques na pintura a fim de deixar Praças e Avenidas com perfeita visibilidade do trânsito, auxiliando assim os condutores e
pedestres.


13º SALÁRIO: QUANTO EU DEVO RECEBER? QUEM TEM DIREITO? QUANDO CAI NA CONTA?

Cerca de 87,7 milhões de brasileiros serão beneficiados com rendimento adicional, em média, de R$ 3.057, segundo estimativa do Dieese. 

Confira 5 perguntas e respostas sobre a gratificação.

  INSS confirma pagamento e data de saque cai como presente

Os trabalhadores têm até o dia 30 de novembro para receber a primeira parcela do 13° salário, conforme a lei criada em 1962. Em muitos casos, os empregadores já disponibilizaram o demonstrativo de pagamento para consulta desta parcela mais expressiva do benefício.

Cerca de 87,7 milhões de brasileiros serão beneficiados com rendimento adicional, em média, de R$ 3.057. As estimativas são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Também conhecido como gratificação natalina, o acréscimo anual pode ser pago em parcela única ou dividido em até duas, sendo que a segunda deve cair na conta até o dia 20 de dezembro.

 O 13° salário pode ser pago em parcela única ou dividido, em até duas parcelas — Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O g1 ouviu especialistas para tirar dúvidas sobre o tema. Confira, abaixo, 5 perguntas e respostas sobre o 13º salário:

  1. Quem tem direito ao benefício?
  2. Como podem ser feitos os pagamentos?
  3. Quando o dinheiro cai na conta?
  4. Como se calcula o valor a receber e quais são os descontos?
  5. E se a empresa não pagar?

1. Quem tem direito?

Todo trabalhador em regime previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que atuou por 15 dias ou mais durante o ano e que não tenha sido demitido por justa causa tem direito à gratificação.

Veja a lista abaixo de quem tem direito:

Trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos, conforme garante a Constituição Federal;

  • Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): neste ano, o Governo Federal antecipou o pagamento para ambos os grupos, que receberam em maio e junho;
  • Pensionistas;
  • Trabalhadores rurais;
  • Trabalhadores avulsos (que prestam serviços sem vínculo empregatício e com a intermediação de um sindicato);
  • Trabalhadores domésticos.

Já no caso de estagiário, como não é regido pela CLT e nem é considerado empregado, a lei que regula esse tipo de trabalho - 11.788/08 - não obriga o pagamento de 13º salário.

2. Como podem ser feitos os pagamentos?

  • Em parcela única até 30 de novembro;
  • Junto com as férias, desde que solicitado previamente ao empregador;
  • Parcelado em até duas vezes, sendo que a segunda deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

Cabe ao empregador a decisão de pagar em uma ou duas parcelas. No caso de ser apenas em uma única vez, o pagamento deve ser feito até o dia 30 de novembro. O pagamento feito em uma única parcela apenas em dezembro é ilegal.

3. Quando o dinheiro cai na conta?

A primeira parcela deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro, de acordo com a Lei n° 4.749.

"Caso a empresa pague em parcela única, todos os descontos deverão ser feitos sobre salário bruto. Os descontos legais considerados incluem a contribuição do INSS e a alíquota do IRRF [Imposto de Renda Retido na Fonte], de acordo com tabelas informadas pelo INSS e pela Receita Federal, respectivamente", explica a advogada Bruna Soares de Figueiredo, do Viseu Advogados.

O valor pode ser antecipado para o mês em que o trabalhador tira férias remuneradas, caso ele tenha solicitado essa opção até janeiro. A opção pela antecipação também pode ser feita posteriormente, caso esteja prevista em acordo ou convenção coletiva, ou se houver negociação entre a empresa e o funcionário.

O pagamento da segunda parcela pode ser feito até 20 de dezembro. Caso o último dia do prazo caia no domingo ou em um feriado, o pagamento tem que ser antecipado.

O empregador não precisa efetuar o pagamento no mesmo dia para todos os funcionários, mas tem que respeitar o prazo exigido para cada parcela.

4. Como se calcula o valor a receber e quais são os descontos?

O valor do décimo terceiro salário integral só é pago para quem trabalha há pelo menos um ano na mesma empresa. Senão, terá direito ao 13º proporcional aos meses trabalhados.

O cálculo é feito da seguinte forma: a cada mês em que trabalha pelo menos 15 dias, o empregado tem direito a 1/12 (um doze avos) do salário total de dezembro. Dessa forma, o cálculo do 13º considera como um mês inteiro o prazo de 15 dias trabalhados.

No caso em que o colaborador tenha recebido um aumento salarial durante o ano, o valor do 13º salário será equivalente ao último salário recebido, ou seja, o valor com o aumento, afirma a advogada trabalhista Carolina Cabral, do escritório Ferraz dos Passos Advocacia.

"Adicional noturno, horas extras, comissões e insalubridade também integram o 13º salário, bem como a quantidade de faltas não justificadas", explica o contador Cristiano Lobato, sócio da CEV Contadores.

DESCONTOS: as faltas injustificadas podem levar a desconto no 13º. Para o empregado ter direito a 1/12 do 13º, precisa ter trabalhado pelo menos 15 dias no mês. Se trabalhou menos que isso e não justificou as faltas, o referido mês não entrará na contagem para o benefício.

O Imposto de Renda e a contribuição ao INSS incidem sobre o 13º salário. Os descontos ocorrem na segunda parcela sobre o valor integral do benefício.

Já o FGTS é pago tanto na primeira como na segunda parcela.

A tributação do 13º é informada num campo especial na declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física.

CÁLCULO EM CASOS ESPECIAIS: no caso dos contratos suspensos, o período em que o funcionário não trabalhou não será considerado para o cálculo do 13º, a não ser que ele tenha prestado serviço por mais de 15 dias no mês. Neste caso, o mês será considerado para o pagamento do benefício.

O empregado afastado por motivo de auxílio-doença recebe o 13º salário proporcional da empresa até os primeiros 15 dias de afastamento. Já a partir do 16º dia, a responsabilidade do pagamento fica a cargo do INSS.

Funcionárias em licença-maternidade também recebem 13º salário. Dessa forma, o empregador efetuará o pagamento integral e/ou proporcional (quando admitidas no decorrer do ano) do 13º salário.

O trabalhador temporário tem direito ao 13º salário proporcional aos meses trabalhados.

Se a rescisão do contrato for sem justa causa, por pedido de dispensa ou fim de contrato por tempo determinado, o 13º deve ser pago de maneira proporcional. A conta do valor é feita dividindo o salário integral por 12, e multiplicando pelo número de meses efetivamente trabalhados (a partir de 15 dias de trabalho).

5. E se a empresa não pagar?

Quem não receber a primeira parcela até a data limite deve procurar o RH da empresa, as Superintendências do Trabalho ligadas do governo federal ou o Ministério Público do Trabalho (MPT) para fazer a reclamação. Outra opção é buscar orientação no sindicato de cada categoria.

Caso o empregador não respeite o prazo do pagamento ou não pague o valor devido, poderá ser autuado por um auditor-fiscal do Ministério do Trabalho no momento em que houver fiscalização, o que gerará uma multa. 

FONTE: G1 / MTE

 

NOVAS AMBULÂNCIAS: MINAS RENOVA FROTA DO SAMU - 192 E AMPLIA O SERVIÇO EM TODO O ESTADO

Veículos recebidos do Governo Federal serão cedidos aos Consórcios Intermunicipais de Saúde

imagem de destaque

Municípios integrantes de cinco macrorregiões de saúde em Minas Gerais terão a renovação e ampliação em seu atendimento de urgência e emergência, com a entrega de 47 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Desse total, 11 serão Unidades de Suporte Básico (USB) e 36 serão destinadas à renovação da frota.

Os veículos foram doados pelo Ministério da Saúde em cerimônia de entrega realizada nessa quinta-feira (9/11), no antigo Aeroporto Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte.

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, recebeu as chaves do secretário da Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.

“Estamos chegando com o Samu em 100% dos municípios mineiros. Então, nos próximos meses, todo mineiro vai poder discar 192 e ter acesso a uma ambulância. Além disso, adquirimos três novos helicópteros para o serviço, que logo chegarão para termos também o transporte aéreo com curto tempo de resposta em todos os cantos do nosso vasto estado”, anunciou o secretário Fábio Baccheretti.

“Essas estratégias são superimportantes para manter o serviço de urgência e emergência que pega o paciente no momento certo e leva para o lugar certo, melhorando, obviamente, o desfecho, salvando vidas o tempo todo” declarou.

As novas unidades móveis vão atender o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul), Consórcio Intermunicipal de Saúde Nordeste Jequitinhonha (Cisnorje) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun).

A Secretaria de Estado de Saúde investe mensalmente cerca de R$ 25,4 milhões para custeio dos serviços do Samu 192 em todo o estado. São 81 Unidades de Suporte Avançado (USA) e 300 Unidades de Suporte Básico (UBS) atualmente em operação em Minas Gerais.

"A chegada das novas ambulâncias vai garantir o acesso rápido e eficiente a serviços de urgência e emergência, buscando qualidade e eficiência no atendimento à população em momentos críticos", salientou o secretário da Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.


Rafael Mendes / SES-MG

"As ambulâncias de ampliação de frota são todas para a microrregião Sul e, quando entrarem em efetivo funcionamento, contarão, para seu custeio, com aporte financeiro do Estado de Minas Gerais e dos municípios beneficiados. Quando o Ministério da Saúde habilitar as unidades, também contarão com financiamento federal", anunciou Baccheretti.

Renovação de frota

Os outros 36 veículos que serão utilizados para a renovação da frota, vão ser direcionados aos municípios de Aiuruoca, Andradas, Araçuaí, Boa Esperança, Bocaiuva, Cambuí, Carmo do Rio Claro, Cássia, Caxambu, Chapada do Norte,  Curral de Dentro, Delfinópolis, Divisa Alegre, Felisburgo, Francisco Badaró, Francisco Sá, Itacarambi, José Gonçalves de Minas, Ladainha, Lambari, Luminárias, Machado, Mirabela, Nepomuceno, Nova Resende, Olhos D'água, Pavão, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, São Roque de Minas, São Gonçalo do Rio Preto, Três Pontas e Verdelândia, além de Sabará.

As ambulâncias de renovação de frota contam com custeio federal, estadual e municipal para o seu funcionamento.

"RETROCESSO": REVOGAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO PERMANENTE PARA TRABALHO AOS DOMINGOS E FERIADOS PROVOCA CRÍTICAS E DESORDEM NO SETOR PRODUTIVO

Portaria do Ministério do Trabalho prevê que abertura de alguns comércios nesses dias só poderá ser feita com prévia autorização de convenção coletiva e aprovação de legislação municipal.

 Drogaria Ultra Popular Varginha

O Ministério do Trabalho publicou no Diário Oficial da União, (DOU), portaria que revogou "autorização permanente" de trabalho aos domingos e feriados, concedida em 2021 durante o governo do então presidente Jair Bolsonaro, para algumas atividades.

Na noite da terça-feira (14), dia da promulgação da portaria, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse à TV Globo que a medida foi uma reivindicação dos sindicatos trabalhistas. Segundo Marinho, a pasta vai analisar uma regra de transição a pedido dos empresários, com a medida entrando em vigência em janeiro de 2024.

A decisão foi criticada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) que apontou que, sem a autorização permanente, a abertura destes comércios aos domingos e feriados não ocorrerá "sem prévia autorização de convenção coletiva e aprovação de legislação municipal".

Veja abaixo as atividades que tiveram a licença permanente revogada:

  • varejistas de peixe;
  • varejistas de carnes frescas e caça;
  • varejistas de frutas e verduras;
  • varejistas de aves e ovos;
  • varejistas de produtos farmacêuticos (farmácias, inclusive manipulação de receituário);
  • comércio de artigos regionais nas estâncias hidrominerais;
  • comércio em portos, aeroportos, estradas, estações rodoviárias e ferroviárias;
  • comércio em hotéis;
  • comércio em geral;
  • atacadistas e distribuidores de produtos industrializados;
  • revendedores de tratores, caminhões, automóveis e veículos similares;
  • comércio varejista em geral;
  • comércio varejista de supermercados e de hipermercados, cuja atividade preponderante seja a venda de alimentos, inclusive os transportes a eles inerentes.

Segundo a Abras, a decisão do Ministério do Trabalho é um "cerco à manutenção e criação de empregos", o que, para a Associação, representa o maior desafio do século na geração de renda e valor para a sociedade brasileira.

"A medida significa um retrocesso à atividade econômica essencial de abastecimento exercida pelos supermercados. Com a revogação, os supermercados e hipermercados terão dificuldades para abertura das lojas em domingos e feriados, sem prévia autorização de convenção coletiva e aprovação de legislação municipal, o que representará elevação significativa nos custos de mão de obra, além de reduzir a oferta de empregos, face à inevitável redução da atividade econômica", acrescentou a entidade.

Na visão da Abras, a abertura do comércio aos domingos e feriados favorece não somente o consumo e a geração de empregos, mas também e, principalmente, o atendimento dos 28 milhões de consumidores que diariamente frequentam os supermercados.

Já para o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, a decisão "resgata a dignidade do trabalhador no comércio".

"A portaria do ministro do Trabalho não significa que o comerciário não irá trabalhar domingos e feriados, porém valoriza a ação sindical quando haverá necessidade da convenção coletiva estabelecer regras para esse trabalho. Atualmente, os comerciários do Brasil trabalhavam de segunda a segunda sem qualquer direito trabalhista", justificou Patah. 

COM: G1/ AG ESTADO

EMPRESÁRIO RECEBE PIX DE R$ 690 MIL POR ENGANO E PARCELA DEVOLUÇÃO


Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
20/11/2023

Um empresário de Santos, no litoral de São Paulo, levou um susto ao receber um Pix de R$ 690 mil por engano. Lealdo dos Santos Souza, de 38 anos, contou que achou se tratar de um golpe, mas ao perceber a confusão, não pensou duas vezes em devolver a bolada. Ele descobriu que o dinheiro seria usado para a compra de um apartamento e precisou devolvê-lo em parcelas após ter problemas com o banco.

“Na hora [do Pix] fiquei desesperado [...]. Na minha cabeça, a primeira coisa que eu pensei era que fosse algum golpe, que os caras jogaram na minha conta por engano e depois iam vir me procurar”, afirmou o empresário, que tem um comércio no ramo de ar-condicionado automotivo.

Neste período, o empresário recebeu “muitos conselhos” orientando a ficar com a bolada. “Só que minha cabeça e meu coração falaram que tinha que fazer a coisa certa. Eu não pensei duas vezes em devolver”, afirmou.

Ele entende que a decisão foi a melhor possível. “Fiquei mais feliz depois que eu consegui achar [o dono]. Vi que era um senhor, uma pessoa de boa índole que trabalhou pra caramba”, afirmou.

Lealdo encontrou o dono do dinheiro um dia após receber o Pix. Ele foi até a agência do banco de origem do dinheiro e falou com uma gerente, que localizou o proprietário da conta. 

O empresário contou que, em 15 minutos, o homem apareceu na agência junto com uma advogada. 

No entanto, ambos não sabiam o motivo da confusão. Até que, dias depois, descobriram que o bancário tinha sido cliente do empresário um mês antes da confusão. “Fiz um trabalho no carro dele”, relatou Lealdo, dizendo que sua conta tinha ficado salva, apesar de não se conhecerem.

Com tudo esclarecido, Lealdo tentou fazer o estorno do dinheiro, mas foi bloqueado pelo seu banco C6 Bank. “Tive um transtorno [...]. Eles bloquearam a minha conta, não conseguia fazer nada”. Após resolver essa situação, só conseguiu devolver a quantia em parcelas.

O empresário fez Pix de R$ 100 mil por dia até chegar ao valor de R$ 690 mil, terminando nesta quinta-feira (16). Segundo Lealdo, ele mantém contato com o bancário por meio da advogada dele, pois o homem tinha passado por problemas de saúde recentemente.

Com informações de G1

ESTADÃO: SE ONG BANCADA PELO CV ENTRA NO MJ E O PRESIDENTE NÃO RECRIMINA, O QUE ESPERAR DA SEGURANÇA PÚBLICA?

Foto: Terra Brasil Notícias
18/11/2023 

O episódio das reuniões envolvendo integrante do Comando Vermelho no Ministério da Justiça, revelado pelo Estadão, traz inúmeras lições e preocupações, e uma das mais duras é a percepção de que o crime está mais organizado do que quem tem a missão de combatê-lo. É especialmente preocupante a reação do governo e, em especial, do Palácio do Planalto, que, em vez de recriminar um flagrante caso de incompetência administrativa, prefere a batalha de comunicação em torno de notícias falsas espalhadas pela oposição.

O ponto mais central da questão não é, evidentemente, o barulho em torno das mensagens distorcidas que colocam o ministro Flávio Dino nessas reuniões realizadas por seus secretários, mas o fato de que aquele órgão que deveria estar monitorando a atuação do crime não consegue perceber nem mesmo que algum desses criminosos possa estar sentado na cadeira ao lado, apresentando propostas e influenciando em suas ações. Se o Ministério da Justiça e Segurança Pública não consegue monitorar um membro do Comando Vermelho entrando no prédio da Pasta e participando de reuniões, como podemos crer que é capaz de enfrentar uma máquina de crimes que se espalha pelo País traficando com armas de grosso calibre, controle territorial e usando de braços econômicos para lavar o dinheiro e se inserir na sociedade sem ser notado?

Enquanto o crime utiliza falsas organizações do terceiro setor, empresas, lobistas e personagens que circundam o mundo político, o poder público mostrou que não consegue nem checar antecedentes de quem pisa na sede de comando do combate ao crime. Pior: nem sequer pergunta o nome de quem vai estar presente, como ficou claro e só foi corrigido agora, depois do estrago que o episódio causou.

Parece difícil acreditar na efetividade de ações como as operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos ou o apoio a um igualmente ineficiente governo do Estado do Rio de Janeiro, esse com suas estruturas ainda mais carcomidas pela infiltração do crime organizado.

É fato que o ministro Flávio Dino é bombardeado nas redes por seus opositores, com especial interesse pelo fato de que ele figura entre os favoritos ao Supremo Tribunal Federal (STF) e por haver o rancor gerado pelas declarações ácidas em embates com seus adversários políticos. E, claro, há fake news contra ele sendo espalhadas na esteira do grave erro cometido por seu ministério. É justo inclusive que ele procure a Justiça contra quem o faz. Mas achar que isso é o mais importante para o governo e que a primeira declaração do presidente sobre um escândalo dessas proporções deveria ser apoiar o ministro e colocar essa campanha como prioridade mostra descompasso com aquilo que o Brasil de fato precisa. 

Vale o mesmo para o próprio ministro e para seu secretário-executivo e pretenso substituto, Ricardo Cappelli, que deveriam focar no principal recado do episódio.

Pesquisas de opinião apontam que a área de segurança pública é a que tem a pior avaliação no governo atual. O fracasso das políticas para a área não vem deste governo que ainda não completou um ano. 

As coisas não chegaram ao ponto em que estão sem um paulatino crescimento que não tem culpa ideológica. Governos à direita e à esquerda, em todos os níveis, fracassaram no combate a um mal que se alastra pelo país ao longo de décadas. Mas o primeiro passo para virar o jogo é reconhecer o tamanho do problema e cada erro que propicia que o crime se fortaleça. Como o que foi apontado pelo Estadão. Essa é a prioridade, e não o abraço político. A eleição acabou há mais de um ano, e o brasileiro quer soluções. O resto não lhe interessa. 

Créditos: ESTADÃO.

domingo, 19 de novembro de 2023

VIII PRÊMIO MARINA PRADO DE CASTRO HOMENAGEIA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO


Profissionais que tiveram seus projetos classificados

Na  terça-feira, 14/11, no Fly House Eventos, foi realizado o VIII Prêmio Marina Prado de Castro, que em sua oitava edição do prêmio, reconheceu e premiou os educadores, professores e gestores da Rede Municipal de Ensino de Varginha, cujos trabalhos junto aos estudantes se destacaram no decorrer do ano letivo de 2023.

Essa iniciativa procura contribuir para a construção de uma cultura de excelência educacional  no município, inspirando outros a seguir o mesmo caminho, e estimulando a comunidade a reconhecer e apoiar o papel vital  desses educadores na sociedade.

 Estiveram presentes os profissionais que tiveram seus projetos classificados, os avaliadores que selecionaram os trabalhos vencedores, os representantes das unidades escolares, a família da educadora Marina Prado de Castro, que dá nome ao prêmio, diversas autoridades, parceiros e a equipe da Secretaria de Educação, que organizou o evento.

O início da noite foi marcado pelo acolhimento emocionante da secretária de Educação, Juliana de Paula Mendonça,  ao receber e agradecer a presença de todos. Logo após, a professora Lidiane Pontes encantou a todos com uma linda apresentação de dança.

 O evento contou com a presença do prefeito Vérdi Melo, o vice-prefeito Leonardo Ciacci, secretários Municipais e  vereadores que  ressaltaram a importância do papel dos professores na formação da sociedade e no desenvolvimento dos estudantes.   

" É uma noite de emoção, reconhecimento e gratidão a toda equipe da Educação, nossos profissionais dos Cemeis e Escolas de Educação Infantil, que não medem esforços para proporcionar um ensino de qualidade, o que faz da nossa educação referência para  Varginha, para nas e para o Brasil, disse o prefeito Vérdi Melo.

Comungando com as palavras do prefeito, o vice Leonardo Ciacci parabenizou a todos os profissionais que participaram do premio, cada um na sua categoria,. todos criativos,  cuidadosos e zelosos para com nosso alunos".  

Durante a premiação, o vencedor de cada categoria foi chamado ao palco para receber seu troféu e o certificado de participação. Ao todo foram premiados 12 ganhadores. Foi feito também um brinde especial a eles, que se emocionaram com a homenagem e carinho da plateia presente.

 Ao final da cerimônia, houve um momento de confraternização, onde o cantor Tom Fernandes se apresentou e deu um toque de entretenimento e celebração à noite, criando  momentos de descontração e alegria, fechando o evento com chave de ouro!

COM: ASCOM/PMV






sábado, 18 de novembro de 2023

GRANDE PARTE DE VARGINHA SEM ÁGUA: COPASA ALERTA POPULAÇÃO PARA INTERRUPÇÃO DO FORNECIMENTO DE ÁGUA; VEJA SE SEU BAIRRO É AFETADO

Rodízio de água: quem fica sem abastecimento nesta quinta (10/3) - Gerais -  Estado de Minas
Foto: ilustração

A Copasa informa que o abastecimento de água em alguns bairros do município de Varginha poderá apresentar intermitência, neste sábado (18/11), devido à falta de energia elétrica por parte da concessionária responsável.

A previsão é de que o fornecimento seja normalizado, de forma gradativa, assim que a energia elétrica da cidade for restabelecida.

Bairros afetados: Alto do Vale, Padre Vitor, Minas Gerais, Vila Bittencourt, Santa Mônica, Conj. Hab. Damasco, Conj. Hab. Centenário, Nossa Senhora das Graças, Santana, Jardim Sion, Conj. Hab. Sion, Conj. Hab. Sion II, São Francisco, Imperial, Imperial II, Cruzeiro do Sul, Novo Tempo, Carvalho, São Sebastião, Cidade Nova, Parque das Acácias, Jardim Colonial, Vargem, Santa Maria, São Miguel Arcanjo, Sete de Outubro, Sagrado Coração, Sagrado Coração II, Alto figueira I, II e III, Centro, Nossa Senhora Aparecida, Vila Ipiranga, Vila Moraes, Vila Floresta, Três Bicas, Nossa Senhora de Lourdes, Vila Nogueira, Parque Catanduvas, Jardim Andere, Vila Andere II, Jardim Vale dos Ipês, Novo Horizonte, Jardim Canaã, Vila Bueno, Santa Luiza, Jardim Ágape, Conj. Minas Gerais, Jardim Mariana, Jardim Atlântico Sul, Jardim Simões, Vale Verde, Conj. Industrial JK, Residencial Rio Verde I, II e III, Jardim Ribeiro, Vale dos Coqueiros, Jardim Primavera, Santa Terezinha, Nova Varginha, Parque Grevilhas, Aeroporto, Imaculada Conceição, Carajás, Parque Urupês, Urupês, Portinari, Jardim Eldorado, Alta Vila, Flamboyant, Vila Pinto I e II, Nossa Senhora de Fátima, Vila Adelaide, Vila Murad, Vila Verde, Jardim Petrópolis, Jardim Orlandia, Parque Mariela, Parque das Américas, Porto Real, Gardem Residence, Belo Horizonte, I, II e III, Jardim Bouganville, Terra Nobre, Santa Clara.

A Copasa destaca que, nesses casos, os imóveis que possuem caixas d’água podem não sofrer impactos

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

BALCÃO DE EMPREGOS DA PREFEITURA DE VARGINHA SE TORNA UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NA BUSCA DE EMPREGO


O Balcão de Empregos da Prefeitura de Varginha situado estrategicamente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, é um espaço de excelência com estrutura completa e equipe altamente capacitada para auxiliar as pessoas que buscam uma recolocação no mercado de trabalho, além de ser uma ferramenta muito útil para as empresas que buscam mão de obra qualificada.

A prova da eficiência do trabalho desenvolvido no Balcão de Empregos, é o apoio dado ao GrupoSC, a maior distribuidora de medicamentos da América Latina, recém-estabelecida em Varginha. Com a colaboração do Balcão de Empregos da Prefeitura de Varginha, o GrupoSC já contratou mais de 170 novos colaboradores.

“Para nós é uma satisfação poder apoiar em todos os aspectos na atração e retenção de empresas em nosso município, que passa desde a prospecção das mesmas até a qualificação de mão de obra e apoio nos processos seletivos por meio do balcão de empregos. Estamos felizes com os resultados”, comemora o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Varginha, Juliano Cornélio.

A Supervisora de RH do GrupoSC, Verônica Luiz Santos Senna conta sua experiência com o Balcão de Empregos da prefeitura.
“Quando recebi o convite de estar à frente do projeto de abertura de mais um CD do GrupoSC o que mais me preocupava era como iríamos contratar tantas pessoas em uma cidade desconhecida por nós e para a minha surpresa pude contar com o apoio do balcão de empregos que além de nos oferecer toda a estrutura física para a realização das entrevistas, foi um facilitador para nos ajudar na prospecção da maioria dos colaboradores já contratados pelo GrupoSC. Gratidão a todos os membros do balcão que esteve e estão juntos com a gente no propósito de gerar mais emprego para a cidade de Varginha e levar mais saúde para mais pessoas”, conta a supervisora.

O senhor Hélio Costa, 54 anos, conta que estava a procura há alguns meses e que por meio do balcão conseguiu emprego. Ele conta também como foi recebido pelos profissionais do balcão que deu todo o suporte a ele, até a contratação.

O Balcão de Empregos da Prefeitura de Varginha funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13e30h às 17h e está localizado na Rua José Gonçalves Pereira, nº 1129- 2º andar- Vila Pinto.