terça-feira, 13 de junho de 2017

PARA ONDE VAMOS? PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO SERÁ APRESENTADO À POPULAÇÃO

Diagnóstico da cidade elaborado para o Plano Diretor
será apresentado na  segunda-feira, 19, no Teatro Capitólio


Na segunda-feira, 19 de junho, a Prefeitura de Varginha, em parceria com a empresa Myr Projetos Sustentáveis de Belo Horizonte, apresentará à população, o diagnóstico desenvolvido para subsidiar o novo Plano Diretor de Varginha. A Audiência Pública será realizada às 19 h, no Theatro Capitólio, e será aberta a todos que tiverem interesse. O documento a ser exibido aborda a situação atual de temas essenciais para o desenvolvimento do Município, tais como: Meio Ambiente; Saúde; Educação; Esporte; Lazer; Assistência Social; Transporte; Logística Urbana; Energia Elétrica; Telecomunicações; Economia; Cultura; Café; Turismo; Habitação e Planejamento Territorial. Para a conclusão dessa etapa do trabalho, foram levantados dados a partir de pesquisas desenvolvidas junto aos acervos disponíveis, assim como da sistematização de informações extraídas por meio de metodologias participativas denominadas Leituras Técnicas e Leituras Comunitárias, realizadas neste semestre com diferentes públicos e em diversos locais de Varginha.


Iniciado no final do ano passado, o processo de revisão do Plano Diretor é uma iniciativa da Prefeitura de Varginha em sintonia com as diretrizes do Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001), que institui a importância e a obrigatoriedade da elaboração e atualização do Plano Diretor Participativo para todas as cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes. A partir desse contexto, o Plano torna-se aLei Municipal criada para organizar o crescimento do município e planejar o futuro da cidade, tanto para as áreas urbanas como para as áreas rurais.
Realizada de forma técnica, dinâmica e democrática, a parceria entre a Administração Municipal e a Myr Projetos Sustentáveis tem como objetivo identificar as principais vocações do Município de Varginha frente aos acontecimentos recentes; pontuar os desafios existentes diante do cenário atual, sejam eles sociais econômicos ou urbanísticos, e propor ações estratégicas de curto, médio e longo prazo, considerando as insuficiências e potencialidades locais. Segundo Marina Paes de Barros, socióloga e demógrafa que compõe a equipe de Belo Horizonte, “Políticas complementares como a fiscalização efetiva, a educação ambiental, patrimonial, dentre outras, devem ser consideradas como articulações constantes. Só assim se tornará viável o pleno estabelecimento das diretrizes a serem estabelecidas pelo Plano Diretor”.

Além de revisar a última versão do documento existente, a equipe de elaboração do Plano Diretor deverá propor adequações às leis que o acompanham como a Lei de Perímetro Urbano; a Lei de Uso e Ocupação; a Lei de Parcelamento do Solo; o Código de Obras; o Código de Posturas; o Código de Meio Ambiente e o Plano de Mobilidade. Para o Secretário Municipal de Planejamento, José Manoel Magalhães Ferreira “é fundamental atualizar e disseminar as informações sobre a realidade do município para que todo o planejamento possa ser feito de acordo com as prioridades e necessidades da população. Nessa perspectiva, a atualização do amparo legal é essencial”.

Com a finalização do Diagnóstico, a equipe responsável pelo Plano Diretor passa a ter o subsídio suficiente para a construção do novo documento, assim como definir as adequações legais necessárias a serem propostas às normativas municipais vigentes.
Para participar da fase atual do processo de revisão do plano, além do comparecimento ao Theatro Capitólio no dia 19, a população poderá ter acesso as informações contidas no site: www.planodiretordevarginha.com.br; ou se comunicar com a equipe técnica responsável pelo e-mail: planodiretor@varginha.gov.br. Assim como diz o lema central da campanha municipal de divulgação do Plano Diretor: Participe! Você é peça fundamental para o futuro da nossa cidade!

CODEMA/VARGINHA PUBLICA NOTA DE ESCLARECIMENTO

Esclarecemos que que não fazemos nenhuma indicação de prestador de serviço para corte/poda de árvores no município de Varginha e que não é cobrada nenhuma taxa pela vistoria ou expedição da autorização. 

O CODEMA - Conselho de Conservação e Defesa do Meio Ambiente, por meio da Presidente Jaara Cardoso, vem a público esclarecer que não faz nenhuma indicação de prestador de serviço para corte/poda de árvores no município de Varginha. 

É atribuição do CODEMA somente a emissão da autorização para corte/poda de árvores na zona urbana do município, após a abertura de processo, através de formulário próprio no setor de protocolo da Prefeitura. O formulário pode ser obtido no site do CODEMA - http://codemavarginha.org/.
O corte ou poda de árvores sem autorização emitida pelo CODEMA configura-se em crime ambiental, passível de punições previstas em lei. 
A emissão de autorização pelo CODEMA somente é dada após vistoria realizada no local e após análise do processo pela Diretoria de Áreas Verdes do CODEMA e a retirada do documento de autorização é feita na sede do CODEMA, de posse do protocolo com o número do processo.

Esclarecemos ainda que não é cobrada nenhuma taxa pela vistoria ou expedição da autorização. 

Somente é solicitada a assinatura de termo de compromisso de medida compensatória, conforme previsto na normativa 02/2105, do CODEMA, disponível para consulta no site do CODEMA. 
A medida compensatória consiste no plantio de árvores no mesmo local, na doação de mudas em caso de não ser possível o plantio de substituição ou ainda aquisição de materiais para apoio ao Conselho e/ou projetos de educação ambiental.
Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas através de site do Codema, ou através de contato pelo emailconselho.codema@gmail.com ou ainda pelo telefone (35) 3223 2788.




Prefeitura de Varginha e Autotrans ampliam horários da Linha de ônibus que serve o Carvalhos

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Prefeitura de Varginha inaugura nesta quarta-feira, 14, o Cemei Nossa Senhora das Graças




A prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugura nesta quarta-feira, 14, as obras de revitalização do Centro Municipal de Educação Infantil – Cemei Nossa Senhora das Graças.
Inaugurada no dia 28 de junho de 1986, a unidade iniciou seu atendimento como Creche Pequeno Príncipe, que foi reinaugurada em 2008, passando a denominar-se Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora das Graças, que Atualmente atende 131 crianças com idades entre 6 meses e 3 anos, em período integral.
Para um melhor atendimento, dando mais conforto e prezando pela qualidade de vida de estudantes e professores, o Cemei passou por obras de revitalização, incluindo o conserto do muro e do pátio; pintura interna e externa da unidade, inclusive com temas infantis, adequados ao ambiente escolar; além da pintura de uma mini quadra, de uma mini pista de trânsito; pintura e envernização do telhado e do pátio; retirada de duas piscinas danificadas e em desuso; construção no lugar de um quiosque e jardim teatro sensorial, com palco e caminho sensorial; reforma da área da cozinha, com colocação de pia e retirada do tanque; construção da lavanderia na parte externa, com instalação de toda a sua parte hidráulica e de grades para segurança; colocação de tanque na parte externa do berçário; retirada de pastilhas soltas do revestimento e colocação de texturas; colocação de novos azulejos e piso emborrachado na rampa de acesso; conserto e reinstalação da parte elétrica; instalação de um trocador no banheiro; colocação de placas de identificação na parte externa e instalação de ripas para exposição de trabalhinhos e de prateleiras.
“Seguindo nossa meta de investir na Educação de nossas crianças, jovens e adultos, entregamos mais uma obra, o resultado do esforço e determinação de toda a equipe da Seduc, que possibilita o conforto e a qualidade de ensino, demonstrando cuidado de nossa administração para com nossos alunos”, disse o prefeito Antônio 

Fonte: ASSCOM/PMV

CADASTRAMENTO ESCOLAR COMEÇA HOJE - GARANTA A VAGA DE SEU FILHO MENOR DE 6 ANOS


Não perca esta oportunidade.




O Cadastramento Escolar para o ano de 2018 será de 12 a 23 de junho. Deverão se cadastrar as crianças com 6 (seis) anos completos ou que irão completar esta idade até o dia 30 de junho de 2018. Pais ou responsáveis devem ir na Secretaria Municipal de Educação: Avenida Brasil, nº 171 - Vila Pinto (abaixo do Rodelão), levando Certidão de Nascimento e conta de luz e suas cópias. O horário de atendimento será das 8h às 15h30, sem intervalo para almoço. O cadastramento também é válido para crianças que estudam em escola particular e desejam ingressar na rede pública, candidatos so curso de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Fundamental, 

quinta-feira, 8 de junho de 2017

ZACARIAS PIVA REPRESENTA PRESIDENTES DE TODAS AS CÂMARAS DE MINAS GERAIS EM ENCONTRO MINEIRO DE VEREADORES


O presidente da Câmara Municipal de Varginha, vereador Zacarias Piva, foi o representante de todos os presidentes de Câmaras do Estado de Minas Gerais, na solenidade de abertura do 1º Encontro Mineiro de Gestão Público e do 2º Encontro Mineiro de Vereadores, que foi realizado ontem (07), na cidade de São Lourenço. 
Em seu pronunciamento, o presidente ressaltou que por causa 
de toda revolução política pela qual 
passa o nosso país, é necessário unir as forças no nascedouro da política que são nos municípios, através dos seus vereadores. “Precisamos nos empenhar para que pessoas mais gabaritadas, compromissadas com a causa pública e que tenham mais o espírito de servir e não de ser servido, estejam inseridas na política. Desse modo, fico muito feliz por ver a grande participação de gestores neste II Encontro de Vereadores. Aqui é o pontapé inicial para clarear a mente de todos os administradores municipais e ajudar a pensar em novas estratégias para que a eleição do próximo ano para os cargos de deputados, senadores, governadores e presidente da república, seja norteada pela transparência, honestidade e legalidade. Desde já podemos mudar o futuro político do Brasil”, ressaltou Zacarias Piva.
Além do presidente da Câmara, a mesa também estava composta pela prefeita de São Lourenço, Célia Cavalcanti, o presidente da Câmara de São Lourenço, Isac Ribeiro, o ex-presidente da Associação Mineira de Municípios, Toninho Andrada, o embaixador da União dos Vereadores do Brasil em Minas Gerais, Luciano Belfor, vereadores, prefeitos e demais autoridades.
Após a solenidade de abertura teve uma palestra com o jornalista Caco Barcelos, apresentador do programa Profissão Repórter, da Rede Globo, que falou sobre o tema “O verdadeiro valor da vida – desigualdade!”
O evento, que vai até amanhã, tem como principais objetivos oportunizar gestores e servidores públicos para compreensão de uma administração eficaz e capacitá-los para uma metodologia de políticas públicas.

https://www.facebook.com/camaradevereadoresdevarginha/?hc_ref=PAGES_TIMELINE

fonte: ASCOM/CÂMARA/VGA

Encontro no Colégio Adventista estimula o empreendedorismo em Varginha


Evento proporcionará maior interatividade entre profissionais de diversos setores; atividades para crianças e sorteio de brindes para o público em geral

Profissionais das mais diversas áreas reunidos para esclarecer dúvidas e divulgar seu trabalho. Com o intuito de estimular o empreendedorismo, o Colégio Adventista de Varginha realiza neste domingo (11) sua primeira ‘Feira de Empreendedores’. A partir das 09h terá início o evento conta com a participação de aproximadamente 40 empreendedores: Fisioterapeutas, músicos, prestadores de serviços e comerciantes dos mais variados setores. O participante Daniel Caetano acredita que a ação irá render bons resultados.  “Essa iniciativa deve proporcionar uma ótima visibilidade, [acredito que] poderemos fazer bons negócios no futuro.”, vislumbra.

Atrações para todas as idades

Além do estimulo aos profissionais quem visitar a feira concorrerá a diversos brindes, arrecadados entre os expositores. O evento também proporcionará entretenimento com música ao vivo e recreação para a criançada com gincanas e um campeonato de Bicicross.  A diretora do Colégio Adventista, Rôde Majarowsky Faria   comemora a adesão dos empresários, “tivemos o intuito de fortalecer o vínculo com os familiares de nossos alunos e estimulá-los para que prosperem cada vez mais em suas atividades e tivemos essa iniciativa que foi bem recebida.”, revela.

Saiba como participar

A 1° Feira de Empreendedores do Colégio Adventista terá início as deste domingo (11), e será realizada na Unidade II que fica na Rua João Urbano de Figueiredo, 201- Parque Boa Vista. O evento é aberto ao público em geral, maiores informações podem ser obtidas na secretária do colégio ou pelo telefone: (35) 3212-2222. 


Prefeitura de Varginha comunica mudança de trânsito em vias públicas