A atual Placa de Identificação Veicular (PIV), também conhecida como Placa Mercosul, está novamente sujeita a mudanças, e isso acontece, menos de cinco anos desde que se tornou obrigatória para novos veículos, a
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado está discutindo um projeto de lei que propõe que as placas dos veículos voltem a incluir informações sobre o município e o estado onde foram registrados.
Para que o projeto se torne lei, ele precisa passar pela Câmara dos Deputados e ser aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O projeto, apresentado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), busca modificar o Código Brasileiro de Trânsito para implementar essa alteração nas placas. O senador argumenta que a informação sobre o local de registro do veículo é essencial para que as autoridades de trânsito e segurança pública possam identificar facilmente motoristas que tenham cometido infrações, envolvidos em roubos, furtos e outros crimes relacionados ao transporte.
Os veículos usados só precisariam adotar a placa Mercosul em situações específicas, como transferência de propriedade ou mudança de estado ou município.