terça-feira, 2 de abril de 2024

CRISE: VENDAS DO VAREJO CAEM 5% NA PÁSCOA DE 2024

A história por trás da tradição de comer ovos de chocolate na Páscoa - BBC  News Brasil

As vendas no varejo brasileiro diminuíram 5% durante a Páscoa deste ano em comparação com o período equivalente do ano anterior, conforme indicado pelo Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA). 

A Cielo atribui essa queda ao calendário deste ano, onde a Páscoa ocorreu no final do mês, um momento em que as famílias geralmente têm menos recursos financeiros disponíveis.

Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, observou que no ano passado a Páscoa foi no começo do mês, uma época em que as vendas tendem a ser mais fortes devido aos pagamentos de salários.

O ICVA analisou as vendas do varejo de 25 a 31 de março deste ano, comparando-as com a semana da Páscoa de 2023, que ocorreu de 3 a 9 de abril.

Durante esse intervalo, o setor de Supermercados e Hipermercados viu uma redução de 3,9% nas vendas. Em contraste, as chocolaterias experimentaram um crescimento de 3,8%, com um aumento de 4% para aquelas situadas em shoppings e um aumento de 3,7% para as chocolaterias de rua.

Todas as regiões do país registraram uma queda nas vendas, sendo a mais significativa no Centro-Oeste, com uma diminuição de 8,5%. No Sudeste, a queda foi de 5,5%. O Paraná foi o estado com a maior queda, com uma redução de 8,8%, e em comparação com 2023, nenhum estado teve um aumento nas vendas durante a Páscoa.

O ICVA é calculado pela Cielo com base nas vendas de 18 setores que a empresa monitora, abrangendo comerciantes de todos os tamanhos. Os dados representam mais de 870 mil varejistas afiliados à Cielo, e a influência de cada setor no índice é determinada pelo seu desempenho mensal.

FONTE: ICVA/TBN