quarta-feira, 3 de abril de 2024

IMPACTO TECNOLÓGICO MUNDIAL: TERREMOTO EM TAIWAN PARALIZA PRODUÇÃO DE SEMICONDUTORES, LAPTOPS, PLACAS-MÃE E EQUIPAMENTOS DE REDE

Foto: Shufu Liu/Via fotos Públicas

O sismo mais intenso em um quarto de século em Taiwan interrompeu a fabricação de semicondutores, suscitando inquietação na economia internacional.

Com uma magnitude de 7,4, o terremoto que sacudiu Taiwan causou o colapso de inúmeros edifícios e resultou na morte de, no mínimo, nove indivíduos, tornando-se o mais devastador a atingir a nação em 25 anos. O abalo não só provocou perdas humanas, mas também afetou consideravelmente a produção de semicondutores em algumas das mais importantes empresas de chips do planeta.

Reconhecida como a líder na produção de semicondutores de alta tecnologia, Taiwan ocupa uma posição vital na economia mundial. Danos resultantes do terremoto são uma fonte de preocupação, dado que a ilha é responsável por mais da metade do fornecimento global de laptops, placas-mãe e equipamentos de rede.

Paralisação na Produção de Semicondutores

Especialistas consultados pela Bloomberg advertem que certos semicondutores de última geração necessitam de operações ininterruptas, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Assim, a suspensão das atividades nas zonas industriais do norte de Taiwan pode acarretar prejuízos aos semicondutores em processo de fabricação.

A TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Co.), a maior produtora de chips do mundo e fornecedora de empresas como Apple e Nvidia, deslocou parte de seu pessoal dos centros de produção após o tremor. A companhia está avaliando as consequências e assegura a segurança de todos os seus colaboradores

A United Microelectronics Corp (UMC), outra gigante do setor, evacuou algumas de suas instalações em Hsinchu e Tainan, localidades situadas no oeste taiwanês.

A UMC suspendeu as operações de determinados equipamentos de fabricação de chips, mas está empenhada em retomar a produção. Por outro lado, a Acer, uma das principais corporações do país, informou que suas operações não sofreram impactos significativos.

Resposta do Mercado ao Terremoto

Mesmo com os estragos provocados pelo sismo, a reação do mercado foi moderada. O índice de ações Taiex registrou uma queda de 1%, mas logo conseguiu minimizar as perdas. As ações da TSMC e da UMC sofreram uma desvalorização aproximada de 1%, enquanto a moeda local manteve estabilidade frente ao dólar americano.

O terremoto repercutiu não só em Taiwan, mas também foi sentido no Japão e na China. Além das fatalidades e dos escombros, centenas de pessoas foram lesionadas e outras ainda estão aprisionadas sob os destroços.

Apesar das apreensões geradas pelo terremoto, as centrais nucleares mantiveram suas operações normais e o fornecimento de energia foi restabelecido. O tráfego aéreo também não sofreu interrupções.

Prevenção Contra Novos Sismos

As autoridades preveem a ocorrência de novos sismos com magnitude superior a 6 nas semanas seguintes, embora o impacto deva ser menos severo que o do evento principal.

A área do leste asiático é suscetível a abalos sísmicos devido à sua posição geográfica. Contudo, as nações da região têm implementado estratégias de segurança para reduzir os danos oriundos desses fenômenos naturais.

O tremor em Taiwan também destaca a disputa geopolítica entre a China e os Estados Unidos. Pequim reivindica a soberania sobre Taiwan, mas a ilha opera independentemente como uma democracia. A situação de Taiwan é um ponto crítico de tensão entre as duas superpotências.