sexta-feira, 5 de abril de 2024

SAIBA QUAIS FORAM AS 3 FRUTAS BRASILEIRAS QUE FICARAM ENTRE AS 50 MELHORES DO MUNDO

Ranking foi feito pela TasteAtlas, uma enciclopédia gastronômica internacional

O destaque brasileiro foi a jabuticaba, que desbancou o açaí e ficou na segunda colocação

O destaque brasileiro foi a jabuticaba, que desbancou o açaí e ficou na segunda colocação

27deNovembrode2023ás15:21

Três frutas do Brasil ficaram entre as 50 melhores frutas do mundo. O ranking foi feito pela TasteAtlas, uma enciclopédia gastronômica internacional, que cataloga comidas e restaurantes ao redor do mundo. As avaliações foram feitas pelos usuários do site e foi atualizada no último dia 16 de novembro.

O destaque brasileiro foi a jabuticaba, que desbancou 48 concorrentes e ficou na segunda colocação. Entre as dez melhores frutas do mundo aparece mais uma oriunda do país. Trata-se do açaí, que ficou na sétima posição.

A próxima fruta brasileira que aparece entre os 50 é o guaraná, que ficou em 41º no ranking.

Confira as dez melhores frutas do mundo:

  • 1 - Mangostão
  • 2 - Jabuticaba
  • 3 - Deglet Nour (Tâmara)
  • 4 - Rodakina Naoussas (Pêssego)
  • 5 - Morango Cassubiano
  • 6 - Wisnia Nadwislanka (Cereja)
  • 7 - Açaí
  • 8 - Lúcuma
  • 9 - Limão Sorrento
  • 10 - Mandarini Chiou

Jabuticaba, a segunda do mundo

A jabuticaba conquistou a posição mais alta entre as frutas brasileiras na lista. Ela teve uma avaliação de 4,7 estrelas em um total de 5 possíveis. Embora tenha obtido uma classificação alta, a jabuticaba ficou em segundo lugar no ranking. O mangostão, de origem asiática, ficou em primeiro lugar no ranking do site.

O Brasil é o maior produtor de jabuticaba do mundo, sendo a maior parte da produção proveniente dos estados de Goiás, Paraíba, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A jabuticaba é originária do Brasil. De palavra de origem indígena (Tupi) “Iaoutikaua”, o nome significa fruto de que se alimenta o jabuti. Nativa da Mata Atlântica, é uma fruta com polpa doce e caroço azedinho, o que confere um sabor único à fruta, que proporciona diversos benefícios para a saúde.

Rica em vitaminas, minerais, fibras e compostos ativos (como polifenóis, niacina, ferro e antocianinas), a jabuticaba pode ser consumida in natura ou na forma processada em doces, bolos, sorvetes, compotas, geleias, licores e fermentados alcoólicos.

A fruta é uma excelente fonte de vitamina C, ajuda a fortalecer as defesas do organismo e melhorar a absorção de ferro, além de ainda conter vitaminas do complexo B, que contribuem para a saúde do sistema nervoso.

A jabuticaba é encontrada em todas as regiões do Brasil, especialmente no Centro-Oeste e Sudeste.

Ao longo da história do Brasil é uma das frutíferas mais cultivadas em pomares domésticos. Sua produção tem crescido e, além da pequena escala, começa a haver produção em escala industrial, tanto para o consumo in natura quanto para a elaboração de diferentes produtos processados.

Outras frutas brasileiras no ranking

O açaí ficou na sétima posição. Oriunda da palmeira de açaí, pode ser consumida como sorvete, acompanhamento de pratos salgados, em bebidas, entre outros.

Entre as culturas perenes produzidas no Brasil, como café, laranja, cacau e dendê, o crescimento da produção de açaí ganha destaque nos últimos anos, inclusive nas exportações.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) monitora essa produção desde 2015 e considera tanto o açaí manejado das áreas de várzea quanto o cultivado. A área colhida no Brasil cresceu quase 72 mil hectares, saindo de 136 mil hectares em 2015 para 208 mil hectares em 2021.

E, no mesmo período, a produção nacional saltou de 1 milhão de toneladas para 1 milhão e 485 mil toneladas. O valor da produção também cresceu nos últimos anos. Só no estado do Pará, maior produtor do país, o açaí movimentou, em 2021, mais de 5 bilhões de reais, negócio que atrai pequenos, médios e grandes produtores.

Guaraná

O guaraná ficou na 41ª posição e é uma fruta tradicional da Amazônia. A fruta é bastante versátil e usada para fazer refrigerantes, gomas de mascar e xaropes, por exemplo. Ela contém guaranina, um composto químico semelhante à cafeína, que fornece uma descarga de energia no organismo. Assim, também é muito utilizada em energéticos.

A Bahia é o estado maior produtor da fruta. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado foi responsável por 64% de toda a safra de guaraná colhida no País em 2022, totalizando 1.555 toneladas.

O ranking

O ranking do TasteAtlas foi feito por usuários do site, que dão notas de 0,5 a 5 para uma vasta variedade de pratos típicos de países ao redor do mundo.

Para compor os rankings do portal, a plataforma reúne a média das notas recebidas por cada prato para aferir sua classificação geral.

 As listas podem comparar diferentes pratos com os mesmos ingredientes ou técnicas de preparo, pratos de determinada culinária com uma melhor nota geral ou ainda classificações mais abrangentes.