quarta-feira, 3 de abril de 2024

SENADORES PEDEM QUE PF INVESTIGUE SUPOSTA MANIPULAÇÃO NO BRASILEIRÃO

Foto: Arte Lance! / Lance!
Foto: Arte Lance! / Lance!

03/04/2024

Nesta quarta-feira (3 de abril de 2024), senadores encaminharam à Polícia Federal (PF) um pedido de investigação sobre as declarações feitas pelo proprietário da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Botafogo, John Textor, a respeito de uma suposta manipulação de jogos do Brasileirão 2023. Até o momento, o empresário tem feito acusações sem apresentar evidências. O documento enviado pelos congressistas será analisado pela PF, cabendo ao diretor da instituição, Andrei Rodrigues, decidir se abrirá ou não uma investigação. O pedido completo está disponível para consulta (PDF – 218 kB).

"Formalmente solicito à Polícia Federal que inicie uma investigação completa e rigorosa sobre as denúncias feitas, e obtenha as referidas provas, se elas de fato existirem, com o objetivo de esclarecer os fatos. Por fim, se necessário, que seja promovida a devida responsabilização dos envolvidos", afirma um trecho do documento assinado pelo líder do PSB no Senado, Jorge Kajuru (GO), e pelo líder do Novo, Eduardo Girão (CE).

As declarações de Textor estão sob investigação da Justiça Desportiva. No entanto, o empresário não apresentou provas e ignorou os pedidos do órgão. Ele alega que só fornecerá evidências ao Ministério Público Federal (MPF). O envio do pedido foi anunciado por Kajuru no plenário do Senado na terça-feira (2 de abril). Após o anúncio, Girão e o líder do PL, Carlos Portinho (RJ), manifestaram interesse em assinar o documento. Entretanto, a assinatura de Portinho ainda não foi incluída no pedido.

Kajuru sugeriu a prisão de Textor caso ele não comprove as acusações feitas. "Ressalto que a credibilidade e a lisura do futebol brasileiro estão em jogo, bem como a confiança da sociedade nas instituições responsáveis por zelar pela justiça e pela integridade do nosso país. Por isso, conto com o empenho e a diligência da Polícia Federal na condução deste caso", destaca outro trecho do pedido.