sexta-feira, 5 de abril de 2024

VÍDEO: NUVEM COM FORMATO SEMELHANTE A DO 'MUSEU DE ARTE CONTEPORÂNEA' CHAMA ATENÇÃO NO RIO DE JANEIRO; VEJA EXPLICAÇÃO PARA O FENÔMENO

 Museu de Arte Contemporânea de Niterói: Inspire-se | WESTWING7

 

 

Foto: Reprodução/Redes sociais
Foto: Reprodução/Redes sociais

04/04/2024
 
Uma nuvem em um formato incomum chamou a atenção dos cariocas. O registro de um internauta mostra uma nuvem parecendo um domo de superfície lisa contra o céu limpo. Nas redes sociais, internautas apontaram a semelhança da nuvem com um “disco voador” ou com o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explicou nesta quinta-feira (4) o fenômeno. Segundo o órgão, as imagens foram feitas nessa quarta-feira (3) e mostram uma nuvem lenticular, que se forma quando há ventos fortes fluindo na mesma direção e altitude.

Veja: LINK PARA VÍDEO 

Quando isso acontece e eles encontram obstáculos, como o próprio relevo terrestre, são obrigados a subir e descer, em um movimento de oscilação. É aí que ocorre a formação das nuvens, geralmente entre dois e dez mil metros de altitude.

Um episódio parecido aconteceu na Antártida em 2021. Na ocasião, o meteorologista do Inmet, Franco Villela, explicou que a formação dessas nuvens são chamadas, tecnicamente, de ondas troposféricas de sotavento de montanhas.

No Brasil, é comum o episódio ocorrer na Serra da Mantiqueira e no Vale do Paraíba, regiões com mais cadeias montanhosas e cordilheiras.

COM: CNN