quarta-feira, 3 de abril de 2024

BRASIL RETOMA PRODUÇÃO NACIONAL DE INSULINA

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

03/04/2024
 

Na terça-feira (02), a Anvisa aprovou a produção nacional da insulina Glargina, um tipo essencial para o tratamento do diabetes. 

A empresa Biomm  recebeu autorização para conduzir as etapas de formulação e envase do produto em sua fábrica em Nova Lima, Minas Gerais.

Anteriormente, toda a insulina Glargina era importada, o que criava uma dependência do mercado externo e aumentava os custos e a instabilidade do tratamento. Com a aprovação da Anvisa, a Biomm poderá fabricar a insulina Glargina no Brasil, reduzindo custos e garantindo um abastecimento mais seguro.

Essa decisão representa um marco para a saúde brasileira, marcando o retorno da produção de insulina em território nacional após anos de dependência externa. Isso abre caminho para uma maior produção nacional de medicamentos e reduz a dependência de importações.

A produção nacional da insulina Glargina traz diversos benefícios para os pacientes com diabetes, incluindo:

  • Maior acesso ao tratamento: Com a produção nacional, o custo da insulina Glargina deve diminuir, tornando-a mais acessível para os pacientes.
  • Maior segurança no abastecimento: A produção local reduz a dependência de importações, garantindo a disponibilidade do medicamento para os pacientes.
  • Estímulo à pesquisa e desenvolvimento: A produção nacional de insulinas pode estimular a pesquisa e o desenvolvimento de novos medicamentos para o diabetes no Brasil.