terça-feira, 9 de abril de 2024

INFLAÇÃO SOBIU MENOS EM VARGINHA: ÌNDICE GERAL DESACELERA NO MÊS DE MARÇO

   

Após dois meses consecutivos com forte alta, a inflação na cidade de Varginha, mensurada pelo Índice Municipal de Preços ao Consumidor (IMPC-Unis), apresentou desaceleração com leve alta de 0,28% no mês de março comparado com fevereiro. Em doze meses a inflação acumulada atingiu 3,77%.

O IMPC-Unis é calculado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e GEESUL, visando representar uma medida da inflação geral em Varginha. São coletados os preços de 5 grandes grupos de gastos: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação, divididos em 11 subgrupos e 44 itens que totalizam 503 preços coletados mensalmente.

O grupo com maior alta foi comunicação (2,88%) tendo apresentado alta nos planos básicos de internet (4,23%) e também nos planos básicos de telefonia móvel (0,47%).

O segundo grupo com maior expansão foi alimentação (0,44%). As elevações mais consideráveis foram com tomate (26,75%), alface (10,92%) e batata (10,69%) devido à menor oferta e impactos do clima na produção. Enquanto que as maiores diminuições ocorreram com a banana (-11,98%), feijão carioquinha (-8,92%) e arroz (-7,65%), em função de menor demanda no caso da banana e da intensificação da colheita nos outros dois produtos.

No grupo transporte ocorreu alta de 0,42% devido ao aumento do etanol (2,07%), enquanto a gasolina (0,34%) e o diesel (-0,15%) tiveram variações bem tênues.

Mais uma vez o grupo habitação teve queda (-0,23%), o destaque de alta foi o gás de cozinha (1,01%), enquanto houve queda nos produtos de higiene pessoal (-2,66%) e nos itens de limpeza geral da residência (-1,57%).

O grupo educação apresentou estabilidade.

Conforme previsto no relatório anterior, realmente ocorreu uma desaceleração inflacionária em Varginha, sendo a primeira neste ano de 2024. Até a presente data (09/04) o IBGE não divulgou o resultado do IPCA, mas as expectativas apontam para uma taxa de 0,25%, representando também uma desaceleração, que se confirmada mostrará os dados de Varginha muito convergentes com o resultado nacional.

A prévia da inflação divulgada pelo IPCA-15 também desacelerou, atingindo 0,36% (em fevereiro foi 0,78%). Mesmo com a maioria dos produtos hortifrutigranjeiros não tendo intensificado suas ofertas ocasionando elevações em seus preços (o que impactou muito o valor da cesta básica na cidade), as quedas ocorridas no arroz, feijão carioquinha, itens de limpeza e de higiene pessoal, bem como a estabilidade nos combustíveis oriundos do petróleo, contribuíram decisivamente para o resultado deste mês do IMPC.

Outro fator importante foi o menor nível de difusão inflacionária, quantidade de produtos pesquisados que apresentaram alta, que nesta pesquisa atingiu 36% (abaixo dos 40% na última sondagem). No curto prazo, espera-se uma inflação mais comportada no próximo mês com a possibilidade de intensificação da safra, especialmente dos hortifrutigranjeiros, bem como a estabilidade dos preços médios dos demais grupos.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Publicação: https://noticias.unis.edu.br/inflacao-geral-desacelera-em-varginha-no-mes-de-marco/