quarta-feira, 3 de abril de 2024

ÁLCOOL 70% ESTÁ PROIBIDO NO BRASIL; ENTENDA

 03/abr/2024


foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu revogar a autorização emergencial para a venda de álcool 70%, que foi inicialmente concedida durante os estágios iniciais da pandemia de covid-19. De acordo com a determinação atual, o álcool 70% deve ser retirado das prateleiras de supermercados, hipermercados e farmácias até o dia 30 de abril.

A venda de álcool líquido será interrompida em supermercados como resposta à crise de saúde pública de 2020. Embora tenha sido temporariamente permitida ao público em geral, essa permissão expirou em 31 de dezembro do ano anterior. Desde 2002, a comercialização do álcool etílico 70% foi substituída pela versão em gel, uma medida destinada a reduzir a alta incidência de acidentes domésticos relacionados ao uso do álcool líquido. No entanto, a venda do produto ainda é permitida.

Um especialista alertou sobre o aumento do risco de acidentes associados ao álcool líquido a 70%. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) tentou negociar a extensão do prazo para a comercialização do álcool líquido, mas as negociações não foram bem-sucedidas.

REDAÇÃO