Na última semana, o Boletim do InfoGripe, da Fiocruz, mostrou aumento nos casos de infecção pelo influenza. Apesar da gripe, a doença causada pelo vírus, ser muito comum, ainda há dúvida sobre quais são os sintomas da condição.
Segundo o infectologista Andre Bon, do Exame Medicina Diagnóstica, os sintomas clássicos da gripe são febre alta e tosse intensa, que pode evoluir para pneumonia nos quadros mais graves, especialmente nos grupos de risco, que incluem crianças, idosos, gestantes e imunossuprimidos.
O paciente também pode ter nariz escorrendo com coriza e indisposição. “O diagnóstico é feito através de testes moleculares ou de antígeno, e é fundamental para diferenciar e orientar o tratamento, já que as formas mais tradicionais de influenza e Covid-19 são indistinguíveis do ponto de vista de sintomas”, explica o médico. Tratamento da infecção pelo influenza Na maioria das vezes, os sintomas da gripe são tratados com repouso e remédios para dor e febre. “No entanto, em pacientes com maior risco de evolução para quadros graves, existe a opção de início de tratamento com o oseltamivir (Tamiflu), um antiviral que deve ser administrado nas primeiras 48 horas de sintomas”, ensina Bon.
Ele reforça que o diagnóstico precoce é importante para começar o tratamento no momento oportuno. Os grupos de risco também devem tomar a vacina contra a gripe, disponível no SUS e na rede privada. Todos os anos, a fórmula é atualizada com as cepas do influenza que estão circulando em outros países.