segunda-feira, 15 de abril de 2024

SAI EM 5 MINUTOS: VOCÊ SABIA QUE É POSSÍVEL PEDIR ONLINE A CREDENCIAL DE ESTACIONAMENTO ESPECIAL E A CARTEIRA DO IDOSO?

Foto: Freepik

 
 
 
 
 
15/04/2024 - 3 min de leitura
Solicite sua credencial para estacionamento vaga especial — CÂMARA  MUNICIPAL DE PLANURA

Se você tem 60 anos ou mais, ou quer ajudar um amigo nessa faixa etária ou com alguma deficiência física, saiba que é possível obter o cartão de estacionamento especial de forma simples pelo aplicativo Carteira Digital, onde também acessamos a CNH digital.

Basta acessar o app da Carteira Digital, selecionar "Condutor" e depois escolher "Credencial de Estacionamento". Feito isso, é só fazer a solicitação. Depois de concluída, imprima o arquivo gerado e coloque-o no painel do carro ao estacionar em vagas especiais, para quem tem esse direito.

Com essa praticidade online, não é mais necessário ir até a prefeitura ou outros órgãos para solicitar o documento.

A Credencial de Estacionamento é obrigatória para usar as vagas especiais destinadas a idosos ou pessoas com deficiência física que tenham CNH válida. Essas vagas são sinalizadas por pintura no chão ou placas, tanto em vias públicas quanto em estabelecimentos comerciais, shoppings, hospitais e outros locais.

Os veículos estacionados nessas vagas devem exibir a credencial no painel, visível para a fiscalização.

Outra dica útil é emitir a Carteira do Idoso pelo site gov.br. Basta acessar o site do governo federal, fazer login, procurar por "idoso" no campo de busca e clicar no primeiro link ou acessar diretamente https://www.gov.br/pt-br/servicos/adquirir-carteira-do-idoso e seguir as instruções.

A Carteira da Pessoa Idosa é uma forma de comprovar renda para ter acesso ao transporte interestadual gratuito (duas vagas por veículo) ou garantir desconto de no mínimo 50% no valor das passagens para pessoas idosas com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos. Ela contém informações de identificação do indivíduo e um QR Code ou código alfanumérico para verificar a validade do documento.