segunda-feira, 8 de abril de 2024

COMER OVO TODOS OS DIAS FAZ MAL? ESTUDO APRESENTA NOVAS CONSTATAÇÕES E ORIENTAÇÕES

Créditos: iStock/VeselovaElena
Créditos: iStock/VeselovaElena

05/04/2024

Os ovos têm sido um tema de debate no que diz respeito à saúde cardiovascular. Com opiniões divididas sobre os impactos que podem ter no nível de colesterol e na saúde do coração, um estudo recente realizado pelo Instituto Duke de Pesquisa Clínica, em Durham (EUA), traz novas evidências.

A pesquisa, apresentada na Sessão Científica Anual do American College of Cardiology, explora especificamente os efeitos do consumo de ovos fortificados – uma versão enriquecida deste alimento básico.

O estudo evidencia que, mesmo em indivíduos com maior risco de doenças cardíacas, os níveis de colesterol não diferiram significativamente daqueles que evitaram o consumo de ovos.

Como o estudo funcionou?  

 
O estudo, liderado por Nina Nouhravesh, envolveu 140 pacientes, divididos em dois grupos. Um deles consumiu 12 ovos fortificados por semana, enquanto o outro acabou instruído a consumir menos de dois ovos, fortificados ou não.

A polêmica em torno dos ovos e a saúde do coração surge principalmente devido ao colesterol presente nas gemas. No entanto, a relevância dessa questão vem sendo questionada.

É saudável comer ovo todos os dias?
No final do estudo, os cientistas concluíram que, contrariamente às preocupações tradicionais, o consumo de muitos ovos, especialmente os fortificados, pode não ser prejudicial ao coração, indicando a necessidade de mais pesquisas na área.

Os resultados entregaram uma leve redução nos níveis de colesterol HDL e LDL no grupo que consumiu ovos fortificados. Mas as diferenças não foram estatisticamente significativas.

Além disso, foi relatada uma diminuição no colesterol total e melhorias em diversos marcadores de saúde cardiovascular, como a resistência à insulina e o número de partículas de LDL, no grupo dos ovos fortificados.

Como os ovos fortificados podem influenciar a saúde do coração?
Observou-se que os ovos fortificados, ricos em vitaminas, minerais e ácidos graxos ômega-3, apresentaram benefícios potenciais para não ignorar.

Estes nutrientes são conhecidos por terem um papel crucial na promoção da saúde do coração, sugerindo que a qualidade dos ovos consumidos pode fazer a diferença.

Ademais, análises de subgrupos do estudo revelaram melhorias notáveis nos níveis de colesterol entre pacientes com mais de 65 anos e aqueles com diabetes, apontando para o potencial dos ovos fortificados em beneficiar segmentos específicos da população.

Embora os ovos tenham parecido sob uma luz negativa no passado, as descobertas atuais enfatizam a necessidade de considerar suas propriedades específicas e benefícios.

Afinal, qual a quantidade ideal de ovo por dia?
A quantidade ideal de ovos por dia pode variar dependendo de diversos fatores, como idade, saúde e estilo de vida. Em geral, estudos científicos anteriores apontam que comer de 2 a 3 ovos por dia, como parte de uma dieta equilibrada, é considerado seguro para a maioria das pessoas.

Os ovos são uma excelente fonte de proteína de alta qualidade, além de conterem nutrientes essenciais como vitaminas B12, D e minerais como selênio. No entanto, precisa considerar outros alimentos consumidos ao longo do dia para garantir uma variedade de nutrientes.

Pessoas com condições de saúde específicas ou restrições dietéticas devem consultar um profissional de saúde para orientações personalizadas.

Fonte: Catraca Livre