segunda-feira, 8 de abril de 2024

IDOSOS PODEM AUMENTAR VALOR DA APOSENTADORIA; SAIBA COMO


Uma nova perspectiva se abre para os idosos no Brasil: a possibilidade de reajuste em suas aposentadorias. Segundo informações do site Coluna Financeira, essa proposta, que leva em consideração o tempo de contribuição não aproveitado ao INSS, está aguardando esclarecimentos do Supremo Tribunal Federal (STF) para sua implementação.

O INSS tem recebido inúmeros pedidos de revisão da aposentadoria, criando uma atmosfera de expectativa entre os beneficiários. Contudo, é necessário que o STF defina como essa decisão impactará os idosos que terão suas aposentadorias reajustadas.

Nesse contexto, o Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev) apresentou ao STF uma solicitação para limitar os efeitos do julgamento, com o objetivo de minimizar possíveis impactos negativos para os idosos. A proposta é que a decisão só tenha efeito após a publicação do acórdão, evitando assim complicações. Vale ressaltar que essa medida não afetará aqueles que já entraram com ações judiciais para obter o reajuste da aposentadoria, atualmente existem mais de 100 mil processos relacionados a esse tema em todo o país.

Adicionalmente, o STF determinou que as regras de transição entre os modelos previdenciários serão obrigatórias, impedindo que os segurados optem pela regra mais benéfica. Isso reacendeu o debate sobre o tema, contrariando a opinião favorável à revisão da aposentadoria de ministros aposentados.

A revisão da aposentadoria, agora em foco, tem como objetivo incluir todos os períodos de contribuição ao INSS no cálculo da aposentadoria. Trabalhadores que tinham salários altos antes de 1994 ou que tiveram redução salarial após esse período podem solicitar essa revisão.

Por fim, advogados previdenciários estão acompanhando de perto a posição do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, sobre a questão técnica relacionada ao fator previdenciário, que continua a influenciar os benefícios previdenciários, mesmo após a reforma da previdência.

COM: TBN