A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo decidiu abolir a menção a Era Cristã em seus materiais didáticos. As denominações A.C. (antes de Cristo) e D.C. (depois de Cristo) que aparecem em livros de história passam agora a ser substituídas por a.E.C. e por E.C. indicando, respectivamente, antes da Era Comum e Era Comum.
O argumento apresentado é que denominação original refere-se ao ano de nascimento de Jesus Cristo, e como nem todas as pessoas são cristãs, a denominação deve ser substituída por uma neutra.
Esse argumento estúpido reflete um tipo de secularização presente nos estudos de história que ignora o fato de o ano do nascimento de Jesus Cristo ter sido um fato de relevância para toda a humanidade, o que ficou evidenciado pelo largo uso da denominações antes de Cristo e depois de Cristo ao longo de séculos.
O uso destas denominações indica, portanto, não um exercício e apologia religiosa, mas o reconhecimento da relevância de um fato histórico. A decisão da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo de fazer esta mudança reflete assim muito mais uma opção ideológica do que rigor científico historiográfico.
CN/NOTÍCIAS