quarta-feira, 12 de junho de 2024

MORRO ABAIXO... REAL É UMA DAS 10 MOEDAS MAIS DESVALORIZADAS NESTE ANO; VEJA RANKING

O real brasileiro está entre as dez moedas que mais perderam valor em relação ao dólar em 2024, segundo um levantamento da agência classificadora de risco Austin Rating, com base em dados do Banco Central do Brasil (BC). O real subiu duas posições no ranking que avalia 118 países, agora ocupando a 7ª colocação entre as moedas mais desvalorizadas. Até o fechamento dos mercados nesta terça-feira (11), a moeda brasileira acumulou uma queda de 9,5%.

No mesmo dia, o dólar comercial atingiu R$ 5,36, o maior valor desde novembro de 2022. Para elaborar o ranking, a Austin Rating utilizou as taxas de câmbio de referência Ptax, divulgadas diariamente pelo BC. Nessa modalidade, o dólar fechou a terça-feira cotado a R$ 5,35.

Outras moedas que também enfrentaram desvalorização significativa em relação ao dólar em 2024 incluem a nigeriana (com perdas de 42,8%), a do Egito (35%) e a do Sudão do Sul (29,9%). Por outro lado, a moeda do Quênia se valorizou em 21,2% no ano, seguida pelas moedas do Sri Lanka (6,8%) e da Armênia (4,3%).

Reprodução/G1

ADVOGADOS DE ADÉLIO BISPO 'RECEBERAM' A PF QUE CUMPRIRAM MANDATOS EM BH


PF: Adélio Bispo agiu sozinho em ataque a Bolsonaro | Live CNN

                          FOTO: REPRODUÇÃO/NET


A POLÍCIA FEDERAL fez ontem, 11, em Minas Gerais, uma operação contra um advogado, cujo nome não foi revelado e que atua na defesa de Adélio Bispo, o homem que esfaqueou o então candidato Jair Bolsonaro (PL) em setembro de 2018 em Juiz de Fora. 

Agentes da operação confirmaram que a ação contra o advogado aconteceu a partir de investigação por lavagem de dinheiro para o crime organizado. 

Entretanto, a PF concluiu, pela terceira vez, que Adélio Bispo agiu sozinho. 


terça-feira, 11 de junho de 2024

AGORA: LEILÃO DO ARROZ FOI CANCELADO; 'FILHO DE SECRETÁRIO É SÓCIO DE EMPRESA GANHADORA E PROPINAS ATINGIRIAM US$ 4 MILHÕES'


Foto: Reprodução/Globo News
Foto: Reprodução/Globo News

11/06/2024

"O leilão não foi concretizado, não significa que não houve crime. Então, tem que ser investigado, botar a Polícia Federal nisso", disse o jornalista Octavio Guedes sobre a anulação do leilão de arroz importado, após empresas vencedoras apresentarem indícios de irregularidades.

Após a polêmica envolvendo o leilão para compra de arroz importado, que acabou anulado, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (11) a saída de secretário de Política Agrícola, Neri Geller. 

O filho dele seria sócio da empresa que estava intermediando o leilão.

Fonte: Blog do BG

ALUNOS/ATLETAS DE VARGINHA DISPUTAM ETAPA DO JEMG NA CIDADE DE EXTREMA

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, SEMEL, já enviou seus alunos atletas para a cidade de Extrema, a fim de disputar a fase regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). A competição começou nesta terça-feira, 11, e conta com a participação de atletas de diversas cidades da região.

Essa etapa é fundamental, pois os campeões se classificam para a fase estadual, trazendo a oportunidade de representar suas escolas e a cidade em uma competição ainda maior.

Os representantes de Varginha, que prometem dar o seu melhor nas quadras e tabuleiros, são:

- Handebol Masculino (Módulo II): E.E. Professora Aracy Miranda
- Basquete Masculino (Módulo I): Colégio Batista
- Voleibol Feminino (Módulo II): E.E. Pedro de Alcântara
- Basquete Masculino (Módulo II): Colégio Marista
- Futsal Feminino (Módulo II): E.E. Afonso Pena
- Voleibol de Areia Feminino (Módulo II): CEFET
- Xadrez: Davi Yoshikai, do Colégio Batista - Cauã Souza, do Polivalente e Júlia Garcia Braga dos Reis, do CEFET.

A SEMEL está confiante no desempenho dos seus jovens atletas, que têm se preparado intensamente para esta competição. 

COM: ASCOM/PMV

MAIS 103 VAGAS DE EMPREGO IMEDIATAS EM VARGINHA: PREFEITURA E ÊXITO LOGÍSTICA ANUNCIAM PROCESSO SELETIVO; CONFIRA FUNÇÕES E EXIGÊNCIAS


É hora de contratar, empreendedor! - Ueepa! Blog
A Prefeitura de Varginha, através do Balcão de Empregos, em parceria colaborativa com a empresa Êxito Logística, que se instalará na cidade em breve, anuncia a realização de um processo seletivo para o preenchimento de 103 vagas de trabalho.

O processo seletivo está agendado para os dias 13 e 14 de junho de 2024, quinta e sexta-feira. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, onde o Balcão de Empregos está localizado, entre os dias 10 a 12 de junho, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para marcar uma entrevista. 

As entrevistas ocorrerão somente mediante agendamento prévio.

Para agendar, os candidatos podem entrar em contato pelos telefones (35) 3690 4032 ou (35) 3690 4103, ou pessoalmente no endereço Rua José Gonçalves Pereira, nº 129, 2º andar, Vila Pinto. 

No dia do processo seletivo, os candidatos devem trazer seus currículos atualizados.

Funções e Pré-requisitos:

Função: Analista de Inventário
Pré-requisitos:
Ensino Superior completo ou cursando Logística, Administração ou áreas correlatas;
Flexibilidade de horário;
Conhecimento intermediário/avançado em informática, preferencialmente em Excel;
Conhecimento e vivência com sistema WMS.

Principais Atividades:
Realizar inventários cíclicos e rotativos, acompanha transações de entradas, saídas, ajustes e transferência de mercadorias e concilia fluxo de devolução e descarte, a fim de identificar diferenças de estoque e propor melhorias nos procedimentos da empresa;
Elaborar, programar e acompanhar os novos projetos; auxiliar no desenvolver, analise e reporte indicadores operacionais e da área de Inventário;
Acompanhar o fluxo de atividades operacionais; acompanhar a execução de atividades;
Participar de reuniões com os fornecedores/cliente.

Função: Analista de Performance
Pré requisitos:
Ensino Superior em Administração, Logística ou correlatos; Experiência prévia em análise de desempenho, preferencialmente no setor de logística;
Conhecimentos avançados em Excel e ferramentas de análise de dados;
Habilidades analíticas e atenção aos detalhes.

Principais Atividades:
Responsável por monitorar, analisar e otimizar o desempenho das operações logísticas; Trabalhar em estreita colaboração com as equipes de operações, transporte e armazenagem para desenvolver estratégias de otimização; Preparar relatórios regulares de performance para a alta direção e outras partes interessadas utilizando gráficos, tabelas e apresentações; Utilizar software de gestão logística e ferramentas de análise de dados (como Excel, Power BI) para realizar análises detalhadas.

Função: Analista de RH
Pré requisitos: Ensino Superior em Administração. RH, Psicologia e correlatos;
Conhecimento intermediário do Pacote Office e Sistema operacional (ERP);
Experiência anterior na função.

Principais Atividades:
Realizar processos de R&S e Integração Admissional;
Participar ativamente do Programa de treinamento dos colaboradores;
Apoiar ações de Endomarketing, entre outras atividades.
Realizar as rotinas de Administração de Pessoal (Admissão, Desligamento, Férias, Ponto eletrônico, Atendimento aos colaboradores etc.);
Controlar a entrega e o estoque de EPIs e Uniformes dos colaboradores;
Realizar a organização documental do setor.

Função: Assistente Administrativo
Pré Requisitos:
Ensino Superior cursando ou completo em Administração ou áreas correlatas;
Conhecimento nas rotinas administrativas;
Desejável experiência anterior na função e no segmento de logística;
Aptidão com números e cálculos; Trabalho em Equipe; Organização, boa comunicação verbal e escrita, bom relacionamento interpessoal, facilidade com cálculos e sistemas operacionais.

Principais Atividades:
Fazer a digitação, revisão e emissão de documentos, e-mails e notas fiscais;
Elaboração e preenchimento de planilhas de controle interno e para o cliente;
Realizar o levantamento e leitura de dados;
Sanar dúvidas dos colaboradores, atender o cliente interno e redigir e-mails profissionais;
Fazer a organização de arquivos e cadastros.

Função: Assistente de Exportação
Pré Requisitos: Ensino Superior completo ou cursando em Comércio Exterior, Logística ou Administração; Experiência prévia na área de exportação, preferencialmente em empresas de logística ou armazenagem;
Conhecimento das regulamentações e procedimentos de exportação e aduaneiros; Habilidade para lidar com documentação e sistemas de controle de exportação.

Principais Atividades:
Coordenar e acompanhar o processo de exportação, do pedido à entrega ao cliente;
Preparar e revisar documentação necessária para exportação;
Garantir conformidade com regulamentações aduaneiras e normas internacionais;
Manter contato com transportadoras, despachantes e autoridades alfandegárias;
Atualizar e gerenciar o sistema interno de controle de exportações;
Fornecer suporte aos clientes sobre o status dos embarques;
Realizar cotações de frete internacional e negociar tarifas;
Colaborar com o departamento de armazenagem na preparação das mercadorias;
Manter registros organizados e atualizados das atividades de exportação.

Função: Assistente de Prevenção e Perdas
Pré Requisitos:
Ensino Superior completo ou cursando em Comércio Exterior, Logística ou Administração; Experiência prévia na área de exportação, preferencialmente em empresas de logística e armazenagem;
Conhecimento das regulamentações e procedimentos de exportação e aduaneiros; Habilidade para lidar com documentação e sistemas de controle de exportação.

Principais Atividades:
Coordenar e acompanhar o processo de exportação, do pedido à entrega ao cliente;
Preparar e revisar documentação necessária para exportação;
Garantir conformidade com regulamentações aduaneiras e normas internacionais;
Manter contato com transportadoras, despachantes e autoridades alfandegárias;
Atualizar e gerenciar o sistema interno de controle de exportações;
Fornecer suporte aos clientes sobre o status dos embarques;
Realizar cotações de frete internacional e negociar tarifas;
Colaborar com o departamento de armazenagem na preparação das mercadorias;
Manter registros organizados e atualizados das atividades de exportação.

Função: Auxiliar de Expedição
Pré requisitos:
 Experiência no setor de logística;
Conhecimento em operar paleteira;
Desejável Conhecimento em leitura de NF;
Conhecimento em recebimento e expedição;
Proatividade, Facilidade com cálculos, facilidade com trabalho em equipe, Boa condição física para trabalhos operacionais.

Principais atividades:
Auxiliar na carga e descarga dos caminhões, guarda e separação de mercadorias e identificação de avarias;
Auxiliar na contagem de mercadorias para inventário e na limpeza e organização do galpão.

Função: Auxiliar de Limpeza
Pré-requisitos:
Ensino fundamental completo;
Habilidades: Organização, Boa comunicação e Bom relacionamento interpessoal;
Desejável experiência anterior na função e disponibilidade de horário.

Principais Atividades:
Realizar as atividades de limpeza nas áreas internas e externas da empresa, tais como, banheiros, vestiários, salas administrativas, corredores, pátio, calçada, entre outros locais;
Utilizar produtos e equipamentos de limpeza de ordem comum.

Função: Conferente
Pré requisitos:
Ensino médio completo;
Conhecimentos em Excel (Intermediário), Word e Sistema Operacional (WMS);
Habilidades: Organização, Boa comunicação e Bom relacionamento interpessoal;
Desejável experiência anterior na função e disponibilidade de horário.

Principais Atividades:
Realizar o recebimento das mercadorias vindas dos clientes para armazenar no estoque;
Efetuar a movimentação e organização dos paletes;
Executar a conferência das mercadorias realizando o comparativo do físico com a NF;
Realizar a contagem e Inventário do estoque;
Executar a organização e limpeza do setor.

Função: Líder de Qualidade
Pré-requisitos:
Ensino superior ou técnico em: Produção, Administração, Logística, Qualidade e correlatos.
Conhecimento técnico na área logística;
Elaborar relatórios de análise e indicadores de qualidade.

Principais atividades:
Gestão dos estoque repack;
Report diário de produtividade;
Report de materiais para baixa do não repack;
Controle de amostra de 60 dias;
Manutenção (limpeza e higienização da área de repack;
Descaracterização de materiais com praga em bag;
Gestão de avarias existentes e controle de descarte.

Função: Líder Operacional
Pré-requisitos:
Ensino Superior Cursando ou Completo em Logística;
Conhecimento e vivência na área, gestão e trabalho em equipe;
Conhecimento em sistema WMS;
Pacote Office intermediário a avançado.

Principais Atividades:
Responsável pela Gestão da equipe, feedback, distribuição e acompanhamento das atividades;
Garantir a execução das atividades como: Recebimento das mercadorias, expedição inventário e separação.

Função: Operador de Empilhadeira
Pré-requisitos:
Curso de Operador de Empilhadeira (NR11);
CNH (Categoria B) atualizada;
Ensino médio completo;
Experiência anterior na área, conhecimento em coletor de dados, carregamento e descarregamento e estocagem;
Habilidades: Organização, Boa comunicação e Bom relacionamento interpessoal.

Principais Atividades:
Efetuar a descarga, movimentação, carregamento e acondicionamento dos materiais/produtos em geral, conforme designado;
Realizar a conferência dos produtos recepcionados na Unidade, verificando e registrando as quantidades na abertura do caminhão;
Recepcionar as ordens de carregamento entregues pelos motoristas, orientando-os para o correto local de carga e descarga;
Inspecionar o equipamento diariamente, prezando pela segurança, operação, conservação e limpeza, bem como, realizar o Checklist para a correta conformidade da manutenção regular.

Função: Porteiro
Pré-requisitos: Ensino fundamental completo;
Conhecimentos básicos em Word/Excel;
Habilidades: Organização, Boa comunicação e Bom relacionamento interpessoal;
Desejável experiência anterior na função e disponibilidade de horário.

Principais Atividades: Fiscalizar, observar e orientar a entrada e saída de pessoas; Receber, identificar e encaminhar as pessoas aos destinatários; Receber as correspondências e entregas de produtos encaminhando ao setor responsável; Controlar o acesso dos veículos nas instalações da empresa com o preenchimento em planilha.

Função: Técnico de T.I
Pré-requisitos: Concluído/Cursando ciência da computação, engenharia da computação ou área correlata a T.I.
Desejável curso técnico de informática;
Até dois anos de experiência em uma função similar;
Experiência em solução de problemas de sistemas e redes e redes de computadores e em instalação e configuração de softwares em geral;
Proficiência em ambiente Microsoft Windows;
Familiaridade com variedades de softwares e hardwares.

Principais Atividades:
Gerenciar e manter redes locais Wi-Fi e cabeada, de modo a otimizar o desempenho;
Configurar estações de trabalho com computadores e dispositivos periféricos necessários (roteadores, impressoras etc.);
Verificar hardwares de computador (HDD, mouses, teclados etc.) para assegurar funcionalidade;
Garantir segurança e privacidade de redes e sistemas de computadores
Treinar e orientar os usuários sobre como operar novos softwares e equipamentos de computador;
Organizar e programar atualizações e manutenção sem interromper as atividades de outros colaboradores;
Executar diagnósticos para descobrir falhas e resolver problemas (reparar ou substituir componentes, eliminar erros etc.);
Manter registros/históricos de reparos e correções e programações de manutenção;
Identificar insuficiências de equipamentos de computadores ou redes e realizar os pedidos necessários;
Gerenciar e dar manutenção na telefonia;
Gerenciar e dar manutenção no sistema de câmeras.

Função: Técnico em Segurança do Trabalho
Pré-requisitos:
Formação em Segurança do Trabalho;
Experiência comprovada em segurança do trabalho, preferencialmente no setor de logística e armazenagem;
Conhecimento atualizado da legislação e normas regulamentadoras de segurança do trabalho.

Principais Atividades: Realizar inspeções periódicas nas instalações de armazenagem para identificar e avaliar riscos potenciais;
Desenvolver e implementar programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais;
Organizar e ministrar treinamentos e palestras sobre segurança do trabalho para todos os colaboradores;
Elaborar materiais educativos e informativos sobre práticas seguras no ambiente de trabalho;
Cumprimento Legal e Normativo:
Garantir que a empresa esteja em conformidade com todas as leis e regulamentos de segurança do trabalho;
Gestão de Equipamentos de Segurança.

Observações:

A empresa Êxito Logística será responsável pela definição de requisitos, condução do processo seletivo e o retorno para os candidatos.
Para se candidatar às vagas é necessário ter a partir de 18 anos, cumprir os requisitos estipulados pela empresa de acordo com cada função, e no caso dos homens, possuir o certificado de reservista ou dispensa militar.

segunda-feira, 10 de junho de 2024

REABERTURA DO MEMORIAL DO ET DE VARGINHA TRAZ NOVIDADES E LANÇAMENTO DE SELOS PERSONALIZADOS



A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio, reabre o Memorial do ET de Varginha nesta sexta-feira, dia 14 de junho, às 18 horas, após um período de manutenção em sua estrutura.
Segundo a Secretária de Turismo, Rosana Carvalho, a reabertura será marcada por várias novidades que prometem encantar os visitantes, já que o Memorial é uma das grandes atrações turísticas do  município. “Ele é reconhecido como um dos monumentos mais importantes da ufologia no país. O Caso ET de Varginha é considerado o segundo caso ufológico mais relevante do mundo, atraindo turistas de diversas regiões do Brasil e do exterior”, enfatiza Rosana.

Durante o evento de reabertura, o Padre João Batista, da Paróquia do Rosário, fará uma benção do espaço turístico e serão lançados os selos personalizados alusivos ao ET de Varginha e ao Memorial do ET. A cerimônia contará com a presença do Sr. Ademir Ribeiro Baldin, gerente da Regional de Varginha dos Correios, que apresentará os novos selos.

O vice-prefeito, Leonardo Ciacci, coloca que o Memorial do ET sempre foi um símbolo de inovação e curiosidade em nossa comunidade. “Com sua reabertura, esperamos atrair ainda mais visitantes, fortalecendo nossa cidade como um destino turístico único na região”, destacou Ciacci.

Além disso, será inaugurada a nova iluminação externa do Memorial, que foi coordenada pelo Sr. Pedro Antônio Lopes Gazola, Diretor do Parque de Iluminação Pública Municipal, proporcionando uma experiência visual ainda mais marcante. O interior do memorial também recebeu diversas melhorias e inovações para enriquecer a visitação.

“Este espaço é fundamental para o turismo ufológico e desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico da cidade. A administração local tem investido continuamente na preservação e melhoria do memorial, reafirmando seu compromisso com a promoção do turismo e a valorização do patrimônio cultural de Varginha”, reforça o  prefeito Verdi Lúcio Melo.

FONTE: ASCOM/PMV

BAIRRO DA VARGEM AGORA SEDIA O CRAS VI


FOTO: ASCOM/PMV

A prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Habitação desenvolvimento  Social, inaugura nessa sexta-feira, 14, a Unidade do CRAS VI, no bairro da Vargem.

Localizado na rua  Maria Cristiano Paiva, 50, bairro da Vargem, a unidade faz uma homenagem ao senhor Haroldo Vinhas.

Varginhense, nascido em 27/06/1931, Haroldo Vinhas é filho de Iracy Marques Vinhas e Firmino Vinhas, um dos primeiros presidentes da Associação Comercial de Varginha.

Foi casado durante 66 anos com Maria Ofélia Moraes Vinhas, com que teve cinco filhos (Haroldo Filho, Heliana, Cleber, Márcio e Helaina), dez netos e oito bisnetos.
Trabalhou como escrivão do crime no Fórum da cidade, na secretaria e tesouraria da Faculdade de Direito de Varginha.

Formou-se na primeira turma de advogados dessa instituição, da qual foi um dos fundadores. Trabalhou incansavelmente por seu reconhecimento pelo MEC, em Brasília.
Haroldo foi atuante na Igreja Católica, dirigiu muitos encontros do Movimento de Cursilhos e serviu como Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão na Igreja São Judas, onde também atuou em várias pastorais.

Era uma pessoa enérgica, mas de riso fácil e coração caridoso, além de excelente contador de “causos” e piadas. Tinha grande carisma com as crianças; adorado pelos netos, bisnetos e todas as crianças que dele se aproximavam, facilmente se tornando uma delas.

Faleceu em 13/11/2020, aos 89 anos, deixando um enorme legado de bons exemplos, valores, honestidade, trabalho e muito amor aos familiares e amigos
.

COM: ASCOM/PMV

BAIRROS SAGRADO CORAÇÃO 1, SAGRADO CORAÇÃO 2 E SETE DE OUTUBRO RECEBERÃO O "MUTIRÃO DA DENGUE" NESTA SEMANA: CONFIRA CRONOGRAMA



A Prefeitura de Varginha, por meio da Vigilância Ambiental, informa que o Mutirão da Dengue que começará na quarta-feira, 12, será realizado nos bairros SAGRADO CORAÇÃO 1, SAGRADO CORAÇÃO 2 e SETE DE OUTUBRO. O Mutirão se estenderá por mais dias se houver necessidade.
 
Nesse dia esses bairros serão contemplados com mais um Mutirão de Limpeza visando eliminar os depósitos de água parada nos imóveis e terrenos, com o recolhimento de todos os materiais inservíveis, no intuito de evitar uma epidemia de doenças transmitidas pelo vetor Aedes Aegypti e demais espécies de mosquitos.

Os moradores devem retirar das casas, deixando nas calçadas no mesmo dia bem cedo, no máximo até 7h, todos os materiais inservíveis como móveis velhos, latas, plásticos, pneus, objetos que
possam acumular água, dentre outros. Vânia Nobre, encarregada do Setor de Vigilância Ambiental avisa que “o caminhão passa na rua apenas uma vez, portanto, os moradores devem ficar atentos para aproveitar o Mutirão”.

Não serão recolhidos pela equipe dos caminhões galhos de árvores e entulhos de construção.

Haverá divulgação com o auxílio de carro de som e orientações aos moradores do local nos dias anteriores ao mutirão.

O Mutirão conta com o apoio e colaboração das Secretarias de Obras (Limpeza Urbana - Sosub), Meio Ambiente (Semea), Educação (Manutenção - Seduc) e Setor de Imprensa (Asscom - Segov).

Lembrem-se:

"Bairro limpo é sinônimo de bairro saudável"

" O lixo que você joga nas ruas, terrenos baldios e no quintal da sua casa, acaba voltando pra você mesmo em forma de doenças".

Denúncias podem ser feitas para o Setor de Vigilância Ambiental: (35)3690-2230 (que também é
WhatsApp) ou pelo e-mail denguedenuncias@varginha.mg.gov.br.

sábado, 8 de junho de 2024

OBRAS DE ILUMINAÇÃO DE TODA EXTENSÃO DA AVENIDA DO CONTORNO ESTÃO CONCLUÍDAS



A Prefeitura de Varginha, por meio da secretaria de Planejamento, concluiu no mês de maio, as obras de extensão de iluminação pública de toda a Avenida do Contorno, no trecho compreendido entre o trevo principal de entrada na Avenida Princesa do Sul , até a saída para Três Pontas e uma derivação até o Trevo do Aeroporto, na Rodovia 491 para Elói Mendes.

Foram instalados 250 postes de rede elétrica e 340 luminárias de led , em 9 KM  de extensão , conforme estudos luminotécnicos normativos e projetos técnicos elaborados e aprovados pelos órgãos responsáveis pela Rodovia.

Para o Prefeito Vérdi Melo , todo o projeto  e investimentos das obras de iluminação no local, foram planejados  diante da  solicitação de inúmeros pedidos de munícipes e usuários daquela rodovia de caráter regional  e da necessidade de melhorias na segurança  , redução de acidentes noturnos , auxílio à proteção policial com ênfase na segurança pessoal e embelezamento de toda avenida que contorna a cidade.

"Esta foi mais uma importante obra da nossa administração. A iIuminação da Avenida do Contorno  é a realizaçao de um sonho sonhado a muitas maõs. Sinônimo de mais segurança para todos que por ali trafegam",  disse o prefeito lembrando tratar-se de uma Rodovia  de acesso a toda região.

sexta-feira, 7 de junho de 2024

10,80%: CESTA BÁSICA TEM MAIOR ALTA EM QUASE 4 ANOS NA CIDADE DE VARGINHA

 

Cesta básica em Divinópolis tem nova redução de 2,05% - Portal MPA

 

Após a forte queda ocorrida no mês anterior, o Índice da Cesta Básica de Varginha (ICB- UNIS), calculado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e pelo GEESUL, apresentou contundente alta de 12,31%, no início de junho comparado com o mesmo período de maio.

É a maior elevação no índice desde dezembro de 2020. As altas mais fortes foram com batata, tomate, arroz, leite integral e óleo de soja. Já as quedas mais consideráveis foram no açúcar refinado, feijão carioquinha e farinha de trigo. No período de doze meses o valor médio da cesta básica em Varginha acumula alta de 10,80%.

O ICB-Unis é um indicador criado em 2018 que calcula, no início de cada mês, o valor da cesta básica em Varginha usando uma metodologia adaptada do DIEESE. Sua determinação envolve a coleta de preços dos 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados da cidade.

Neste início de junho, o valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta na cidade de Varginha é de R$672,10. Este valor representa 51,46% do salário mínimo líquido (salário mínimo total menos o desconto do INSS). O trabalhador da cidade de Varginha, que recebe um salário mínimo mensal, precisa dedicar 104 horas e 43 minutos por mês para adquirir essa cesta de bens alimentícios básicos neste valor.

Entre maio e junho, dos 13 produtos pesquisados, nove tiveram alta nos preços médios: Batata (87,67%), Tomate (39,79%), Arroz (15,07%), Leite integral (12,73%), Óleo de soja (5,62%), Banana (4,93%), Pão francês (4,26%), Café em pó (3,23%) e Carne bovina (3,20%). E quatro produtos apresentaram queda nos preços: Açúcar refinado (-6,23%), Feijão carioquinha (-4,71%), Farinha de trigo (-4,58%) e Manteiga (-3,14%).

O alívio trazido pela queda no valor da cesta básica no mês de maio foi apenas momentâneo. Conforme previsto no relatório anterior, já se esperava uma alta neste início de junho, porém não nessa magnitude. As nossas projeções sobre o comportamento dos preços dos hortifrutigranjeiros, o impacto da tragédia do Rio Grande do Sul no valor do arroz, bem como a continuidade de alta no leite integral, óleo de soja e carne bovina se confirmaram plenamente.

Tais fatos fizeram com que o valor da cesta básica em Varginha passasse do menor patamar para o maior nível neste ano de 2024 em apenas um mês, o que impacta muito o planejamento financeiro das famílias, especialmente as de baixa renda.

Para o curto prazo espera-se uma queda no índice da cesta básica em Varginha tendo em vista a possibilidade de intensificação da safra de inverno dos hortifrutigranjeiros e a melhora na previsão sobre o mercado do arroz no país com um levantamento mais claro das perdas ocorridas no Rio Grande do Sul. Soma-se a isso uma provável queda na demanda por parte dos consumidores diante dessas fortes altas ocorridas nos preços.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Publicação: https://noticias.unis.edu.br/valor-da-cesta-basica-tem-maior-alta-em-quase-4-anos-na-cidade-de-varginha/

 
 


quinta-feira, 6 de junho de 2024

VERBA REAL: MINISTRO ASSISTE FINAL DA UEFA E PAGA R$40 MIL A UM SEGURANÇA

 Em Londres, Toffoli assistiu à final da Champions em camarote de empresário

Toffoli assistiu à final da Liga dos Campeões da UEFA em camarote de empresário e diárias de seu segurança pessoal foram pagas com dinheiro público; ministro afirma que pagou passagem, hospedagem e demais despesas de consumo

 

BRASÍLIA - O Supremo Tribunal Federal (STF) pagou R$ 39 mil em dinheiro público a um segurança que acompanhou a viagem à Inglaterra do ministro Dias Toffoli entre os dias 25 de maio a 3 de junho. No último sábado, 1º, Toffoli acompanhou a vitória de 2 a 0 do Real Madrid contra o Borussia Dortmund, no estádio Wembley, em Londres, na final da Liga dos Campeões da UEFA. O valor pago ao segurança foi revelado pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmado pelo Estadão.

O ministro assistiu à partida no camarote do empresário Alberto Leite, dono da FS Security, uma agência de segurança digital. A informação foi revelada pelo jornal O Globo. Questionado, Toffoli respondeu ao jornal que arcou com os custos relativos a passagens, hospedagem e demais despesas de consumo, mas não esclareceu se bancou os gastos com segurança pessoal. O valor das diárias do segurança do ministro constam no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), plataforma do governo federal para ordens de pagamento do poder público.

Toffoli assistiu à final da Liga dos Campeões da UEFA em camarote de empresário; diárias do segurança pessoal foram pagas com dinheiro público
Toffoli assistiu à final da Liga dos Campeões da UEFA em camarote de empresário; diárias do segurança pessoal foram pagas com dinheiro público Foto: Wilton Junior/Estadão

Como mostrou o Estadão, de junho de 2023 a maio deste ano, os ministros do Supremo marcaram presença em ao menos 22 agendas no exterior. O índice corresponde a uma média de dois eventos internacionais a cada mês.

Os magistrados arcam com as despesas de passagem e hospedagem, mas o valor pago com segurança pessoal são oriundos do poder público. Em 2023, por exemplo, o segurança do ministro Luiz Fux registrou R$ 145 mil em diárias emitidas. Uma parcela deste montante acaba estornada aos cofres públicos quando a viagem é cancelada ou nos casos em que um magistrado retorna ao Brasil antes do prazo prevista.

O STF reconhece o aumento dos gastos com segurança dos magistrados, mas alega que o custo aumentou em razão da crescente hostilidade contra os membros da Corte. O Supremo também argumenta que pagar servidores brasileiros para a guarda pessoal dos ministros é menos custoso que contratar seguranças estrangeiros.

COM ESTADÃO