sexta-feira, 15 de abril de 2022

AMASSANDO A MASSA: O LAMENTÁVEL 'CALA BOCA' DE PROFESSORES ATIVISTAS CONTRA A DIVERGÊNCIA DE PENSAMENTOS

 DOUTRINAÇÃO 



Foto: Reprodução - Convidada por professor, Sonia Guajajara, filiada ao PSOL, trouxe diversas manifestações políticas pessoais em palestra a alunos da escola Avenues| Foto: Reprodução


Há alguma coisa definitivamente errada com o país quando as salas de aula se transformam em delegacias de polícia, os professores viram sargentos da tropa de choque e os alunos são tratados como criminosos. É o que está acontecendo no Brasil de hoje, do ensino médio ao ensino universitário, sob o silêncio e com a cumplicidade das autoridades responsáveis pela educação dos nossos jovens.

Cada vez mais os professores agem como militantes políticos de esquerda e conduzem suas classes como células de ação partidária. Exigem obediência dos alunos – não em questões didáticas ou disciplinares, mas em relação aos mandamentos ideológicos que pregam nos seus cursos. Punem os que expressam ideias próprias ou, até mesmo, os que queiram exercer os seus simples direitos civis. Estão comandando a maior lavagem cerebral já vivida pelo sistema de ensino no Brasil, público ou privado.

Ainda agora, em mais um surto de repressão aberta, um professor da Universidade de São Paulo chamou os agentes de segurança do campus para tirarem da aula, à força, um aluno que estava sem máscara – seu direito líquido, certo e indiscutível, já que por lei, no estado de São Paulo, o uso de máscara só é obrigatório nos hospitais e nos transportes coletivos.

Mas a máscara, hoje, é um sinal público de “resistência política” ao presidente Jair Bolsonaro e ao seu governo; há gente que usa sem pensar em nada disso, é claro, mas para o militante esquerdeiro virou um item indispensável da indumentária de todos os dias. O professor em questão exigiu que o rapaz usasse o uniforme de sua fé – e quando ele quis valer os seus direitos, chamou a polícia.

“Sou um servidor público”, ameaçou. Ou obedece ou vai preso. Os alunos da classe, em vez de darem força para o próprio colega, ficaram ao lado da repressão. É como está o ensino superior no Brasil em 2022.

É óbvio que esse ato de demência não aconteceu em nenhum curso de matemática, engenharia, física ou nada que se relacione às “ciências exatas” – onde os alunos não fazem greve, os professores são obrigados a ter conhecimentos verdadeiros sobre o que estão falando, e o ensino se destina a dar algo de realmente útil à sociedade que está pagando por ele.

O episódio aconteceu nas “humanas”, num curso de “Gestão de Políticas Públicas”, e quem chamou a Guarda Universitária para expulsar o aluno é um professor de “Sociedade e Estado”. O que poderiam ser esse curso e esse professor? Só os interessados sabem; faz parte da prodigiosa, e caríssima, empulhação que arruína a qualidade da universidade brasileira de hoje, onde se multiplicam cursos de “matemática negra”, ou de “vestimentas indígenas”, ou sobre como mascar chicletes, ou sobre qualquer disparate que forneça empregos para professores e funcionários vindos do universo de “esquerda”.

Pouco antes disso, no que vai se tornando uma rotina, um professor de antropologia também de São Paulo – “antropologia”, é claro, do que mais poderia ser? – agora da escola privada Avenues, que cobra mensalidades de R$ 12 mil reais, mandou um aluno calar a boca em plena classe, pela pura e simples infração de discordar de algo que estava ouvindo. “Eu sou um doutor em antropologia com especialidade em Harvard”, disse ele – o que é mentira: ele nunca recebeu qualquer diploma ou título de Harvard. “No dia em que você souber tudo o que eu sei, aí você pode se manifestar”.

Não se trata apenas de repressão grosseira, retrógrada e covarde, com o uso velhaco da posição de “autoridade” para intimidar um garoto de ginásio. É, também, a negação dos princípios mais elementares da atividade pedagógica, ao punir um aluno que tenta expressar um ponto de vista pessoal. E por que isso tudo? Porque o doutor em antropologia tinha trazido a líder indígena profissional Sonia Guajajara, militante aberta do PT e da esquerda, para fazer uma palestra de denúncia do agronegócio.

Segundo a sua ladainha de sempre, a agricultura e a pecuária brasileira estariam “destruindo” o Brasil e o planeta. É o contrário do que deveria ser: convites como esse são para dar aos jovens uma oportunidade de ouvir colocações imparciais, objetivas e científicas sobre os temas atuais. Um aluno quis discordar; o mundo caiu em cima dele.

Os pequenos tiranos do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP e da Escola Avenues foram deixados em perfeita paz; continuarão a agir exatamente como agiram. Tudo bem, talvez, com a Escola Avenues – se os pais querem tirar R$ 12 mil do seu bolso, todos os meses, para pagar os ensinamentos da índia Guajajara, problema deles. No caso da universidade pública, é o cidadão brasileiro que está pagando a conta, com os seus impostos de cada dia.


POR: J.R. GUZZO 

Copyright © 2022, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

quinta-feira, 14 de abril de 2022

'PROJETO DE VIDA'; ENTENDA O NOVO SISTEMA DE ENSINO E COMO ELE ESTÁ SENDO IMPLANTADO

 

Entenda o que é o “Projeto de vida” proposto pelo Novo Ensino Médio e como está sendo implantado

Escolas têm autonomia para escolher os itinerários e disciplinas eletivas que irão ofertar aos estudantes, mas o Projeto de Vida é uma eletiva obrigatória para as três séries do Novo Ensino Médio.

As mudanças propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Novo Ensino Médio continuam levantando dúvidas na comunidade escolar, responsáveis e estudantes. E não é para menos, afinal de contas, com todas as mudanças de carga horária e forma de organização, a preocupação é como as escolas vão se adaptar ao novo modelo e ofertar as disciplinas eletivas, em especial o Projeto de Vida, eletiva obrigatória para os estudantes.

Caren Adur de Souza, executiva pedagógica do SAE Digital, explica que a grande novidade para os estudantes é a autonomia para escolher quais itinerários eles querem participar. Segundo ela, cada escola tem autonomia para definir quais itinerários irá oferecer aos estudantes e quais professores poderão atuar nas disciplinas eletivas. Ainda segundo Caren, pais e responsáveis têm receio com a nova proposta pela mudança em relação ao modelo que vinha sendo oferecido e pela preocupação com a aprovação em vestibulares.

“A nova proposta veio para que os estudantes possam exercer mais o protagonismo, ter mais autonomia. O foco não é só a preparação para o vestibular ou a formação para o mercado de trabalho. A ideia é mostrar para os estudantes que eles também têm o papel de se colocar nesse lugar da busca, da troca, da experiência, da capacidade de argumentação. Alguns pais ainda estão nos questionando se seus filhos têm maturidade de escolher os itinerários, mas eles podem ficar tranquilos, porque o estudante poderá passar por diversos itinerários até o final do Ensino Médio, identificando as áreas de interesse. É importante lembrar que depois de ter escolhido as eletivas que quer estudar, o estudante precisa concluí-las, até porque há um planejamento da escola para ser seguido”, explica.

Projeto de Vida

O Projeto de Vida é a única eletiva obrigatória para as três séries do Ensino Médio. Tem como objetivos promover o autoconhecimento (quais atividades o estudante tem interesse) e o planejamento para o futuro. Como o nome sugere, esse é o início de uma longa jornada, o projeto pretende despertar no aluno o pensar sobre si mesmo, sobre a sociedade e sobre ele na sociedade.

Para a executiva pedagógica, o Projeto de Vida já era discutido em muitas escolas, mas de forma isolada, quando um estudante trazia esse tema para o professor ou quando a escola desenvolvia um projeto nesta direção. O novo modelo vai desafiar os estudantes a se reconhecerem na sociedade. Serão muitas discussões e questionamentos como: Quem eu sou? Quais são meus valores? Onde eu quero chegar e com quem eu quero chegar? Como farei isso?

“As escolas têm autonomia para definir quais eletivas vão oferecer, porém, o Projeto de Vida é obrigatório em todas as escolas e vai acompanhar os estudantes durante todo o Ensino Médio. Se um estudante que mora em Curitiba, mudar para outra cidade, deverá continuar a cursar essa eletiva na nova escola. Sobre essa eletiva, o que a BNCC orienta é que os estudantes se aproximem da realidade, facilitando as suas escolhas, através do autoconhecimento, levando-os a saberem mais sobre a sua identidade e seu lugar no mundo”, diz.

Mas como os alunos serão avaliados? Terão provas específicas?

Os itinerários não “valem nota”, mas o projeto prevê avaliações contínuas que identificam as aprendizagens dos assuntos abordados durante as aulas. No caso do Projeto de Vida, as avaliações terão que contar com índices de: cooperação, comunicação, ações direcionadas ao compartilhamento, atitudes, escuta, interação, participação, a própria definição do projeto de vida de cada estudante e demais critérios implícitos nos assuntos trabalhados.

Ainda dentro das orientações da BNCC, a eletiva obrigatória terá que ser abordada em três dimensões diferentes:

  1. Pessoal: autoconhecimento, valores objetivos de vida e habilidades pessoais.
  2. Social: relações interpessoais, o reconhecimento como cidadão e seu papel na sociedade.
  3. Profissional: desenvolvimento teórico e prático, desenvolvendo competências e habilidades para o mercado de trabalho.

Formação do professor

Outra dúvida que ronda a comunidade escolar é sobre como os professores serão orientados para trabalhar esse e outros itinerários. De acordo com a executiva pedagógica, essa orientação só é possível se for cuidadosamente trabalhada na formação continuada dos professores. Por isso é importante que as escolas busquem parceiros que assessorem e atuem na formação continuada, para que os profissionais estejam preparados para atuar com as eletivas.

“A assessoria efetiva é um pilar do SAE Digital. A equipe vai até as escolas e realiza a formação dos professores de forma presencial e remota. Durante a pandemia, as escolas aprenderam que não se consegue fazer educação sozinha. A gestão de parcerias é necessária, porque a formação inicial do professor de hoje tem suas limitações. A escola sozinha não consegue dar conta de todas essas lacunas e de tudo que a BNCC propõe para o Ensino Médio. Temos conteúdo para o professor entender o objetivo de cada uma das eletivas que disponibilizamos às nossas escolas conveniadas e se preparar para atuar na mediação de cada uma delas. Se não houver um planejamento criterioso e muita pesquisa, as escolas terão dificuldade em ofertar uma diversidade de disciplinas eletivas”, finaliza.

Sobre o SAE Digital

O SAE Digital é um sistema de ensino que conta com soluções educacionais completas para escolas conveniadas desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e Pré-vestibular, que incluem materiais didáticos atualizados, assessoria pedagógica efetiva, tecnologia educacional relevante e avaliações formativas. Os produtos e soluções do SAE Digital atendem às necessidades educacionais de gestores, professores e estudantes em todas as regiões do país. Mais que um sonho, transformar a educação move o SAE Digital todos os dias.

CRÉDITOS: JORNAL DE BRASÍLIA 

BILHETE EM GARRAFA COM PEDIDO DE SOCORRO LEVA MARINHA A ENCONTRAR NÁUFRAGOS NUMA ILHA DESERTA DO PARÁ

Parece cena de filme, mas não é. Um bilhete encontrado em garrafa pet amarrada a uma boia levou a Marinha do Brasil ao paradeiro dos seis tripulantes da embarcação Bom Jesus, que há mais de 10 dias não faziam contato com os familiares e chegaram a ser dados como desaparecidos.

Segundo informações transmitidas ao superintendente regional da Polícia Civil do Baixo Amazonas, delegado Jamil Casseb, o bilhete foi encontrado por um pescador da região do Marajó, no Pará. Foi ele quem fez contato com a Marinha e avisou sobre o pedido de socorro.


No bilhete, os tripulantes escreveram: “Socorro, socorro! Precisamos de ajuda, nosso barco pegou fogo, estamos há 13 dias na Ilha das Flechas sem comida avise nossa família”. Também colocaram contatos telefônicos de alguns de seus familiares, que moram em Santarém.

Os tripulantes foram encontrados pela Marinha por volta de 17h de quarta-feira (13). Uma operação de resgate e salvamento foi montada para resgatar os tripulantes em aeronave da Marinha devido à distância e o difícil acesso à ilha das Flechas, uma ilha deserta no norte do Pará. Após serem resgatados em aeronave da Marinha, os tripulantes do barco foram levados para Belém para receber atendimento médico.

O desaparecimento dos tripulantes foi comunicado à polícia por familiares na segunda-feira (11). Os tripulantes haviam informado às famílias que estariam de volta cerca de 10 dias após o último contato, o que não aconteceu.

Os familiares também procuraram a Capitania Fluvial de Santarém que levou o caso às instâncias superiores e na terça (12) a Capitania dos Portos do Amapá enviou um navio para realizar buscas pela embarcação Bom Jesus.

Um inquérito administrativo foi instaurado pela Capitania dos Portos do Amapá para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo naufrágio.

Os tripulantes que foram encontrados com vida são:

  • Antônio Oliveira dos Santos – maquinista mecânico;
  • Leilane Carla Ferreira Guimarães – cozinheira;
  • Cristiano de Azevedo Figueira – marinheiro
  • Joelson da Silva Costa – responsável pela carga;
  • Valdeney Dolzanes Reis – Policial Militar.
  • “Negão” – maquinista

PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA; HOJE COMEÇA O 'TRÍDUO PASCAL'

Neste dia, começa o Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa, a vitória de Jesus Cristo sobre a morte, o pecado, o sofrimento e o inferno.


Este é o dia em que a Igreja celebra a instituição dos grandes sacramentos da ordem e da Eucaristia. Jesus é o grande e eterno Sacerdote, mas quis precisar de ministros sagrados, retirados do meio do povo, para levar ao mundo a salvação que Ele conquistou com a Sua Morte e Ressurreição.

Jesus desejou ardentemente celebrar aquela hora: “Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa antes de sofrer” (Lc 22,15).

Na celebração da Páscoa, após instituir o sacramento da Eucaristia, ele disse aos discípulos: “Fazei isto em memória de Mim”. Com essas palavras, Ele instituiu o sacerdócio cristão: “Pegando o cálice, deu graças e disse: Tomai este cálice e distribuí-o entre vós. Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.” (cf. Lc 22,17-19)

Na noite em que foi traído, mais Ele nos amou, pois bebeu o cálice da Paixão até a última e amarga gota. São João disse que “antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou.” (Jo 13,1)

Instituição do sacramento da confissão

Depois que Jesus passou por toda a terrível Paixão e Morte de Cruz, ninguém mais tem o direito de duvidar do amor de Deus por cada pessoa.

Aos mesmos discípulos ele vai dizer, depois, no Domingo da Ressurreição: “Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo 20,23). Estava, assim, instituída também a sagrada confissão, o sacramento da penitência; o perdão dos pecados dos homens que Ele tinha acabado de conquistar com o Seu Sangue.

Na noite da Ceia Pascal, o Senhor lavou os pés dos discípulos, fez esse gesto marcante, que era realizado pelos servos, para mostrar que, no Seu Reino, “o último será o primeiro”, e que o cristão deve ter como meta servir e não ser servido. 

Quem não vive para servir não serve para viver; quem não vive para servir não é feliz, porque a autêntica felicidade o tempo não apaga, as crises não destroem e o vento não leva; ela nasce do serviço ao outro, desinteressadamente.

Nessa noite, Jesus fez várias promessas importantíssimas à Igreja que instituiu sobre Pedro e os apóstolos. 

Prometeu-lhes o Espírito Santo, e a garantia de que ela seria guiada por Ele a “toda a verdade”. Sem isso, a Igreja não poderia guardar intacto o “depósito da fé”, que São Paulo chamou de “sã doutrina”. Sem a assistência permanente do Espírito Santo, desde Pentecostes, ela não poderia ter chegado até hoje e não poderia cumprir sua missão de levar a salvação a todos os homens de todas as nações.

”E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós.” (Jo 14, 16-17).

quarta-feira, 13 de abril de 2022

O QUE FUNCIONA OU NÃO EM VARGINHA NO FERIADO SANTO; CONFIRA O EXPEDIÊNTE

 Prefeitura de Varginha informa o funcionamento das repartições públicas e prestações de serviços municipais na Semana Santa

A Prefeitura de Varginha informa o funcionamento das repartições públicas municipais na Semana Santa 2022. 

* SETORES ADMINISTRATIVOS terão expediente normal até quinta-feira (14). Na Sexta-feira da Paixão (15) não abrirão. O atendimento recomeçará na segunda-feira, dia 18. 

* CEMEIS/CRECHES E ESCOLAS MUNICIPAIS:

- Os Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIs/creches e as escolas municipais nessa semana vão ter aula até amanhã, quarta-feira (13). Na quinta (14) não tem aula. 

Observação: A Prefeitura de Varginha informa que nesta quarta-feira, às 8h, será inaugurada a nova sede da Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende que agora ocupa o imóvel que era do Colégio Catanduvas, na av. Benjamin Constant.

- Fundação Cultural: A Administração da Fundação Cultural na Estação Ferroviária funcionará até quinta-feira dessa semana (14);

- Museu e Biblioteca:  Pç. Governador Benedito Valadares funcionarão também até quinta-feira dessa semana, das 7h às 11h e das 13h às 17h; 

* COLETA DE LIXO

- atenção moradores: na SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO NÃO HAVERÁ COLETA DE LIXO

- sábado (16) será no horário das 6h às 10h, das 10h às 14h e das 14h às 18h;

- VALE RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA COLABORAÇÃO DAS PESSOAS QUANTO À LIMPEZA PÚBLICA.

PORTANTO, O LIXO NÃO DEVE SER COLOCADO PARA FORA A NÃO SER MINUTOS ANTES DA COLETA. 

NO DIA QUE NÃO TIVER COLETA, O LIXO NÃO DEVE SER COLOCADO PARA FORA. 

* VARRIÇÃO

- normal na área central diariamente com exceção de Sexta-feira da Paixão que não haverá essa prestação de serviço;

* ÁREA AZUL

– os agentes só não vão trabalhar na Sexta-feira da Paixão; no sábado, o funcionamento do estacionamento rotativo nas ruas e avenidas será normal;

* ZOOLÓGICO

- Sexta-feira da Paixão não abre; sábado da Aleluia e Domingo de Páscoa, o funcionamento será normal, das 8h às 16h;

* PARQUES MUNICIPAIS NOVO HORIZONTE E CENTENÁRIO:

- fechados na Sexta-feira da Paixão (feriado nacional) e na segunda-feira, dia 18 (manutenção tradicional);

* VACINAÇÃO:

- Normal até quinta-feira (14) de acordo com a divulgação diária da Prefeitura.

- Sábado da Aleluia, a Central Municipal de Vacinas atenderá das 7h às 13h (Rua Santa Catarina, 480 – antiga Unidade Básica de Saúde do Bom Pastor (perto da Av. Plínio Salgado); 

* UPA E HOSPITAL BOM PASTOR: – funcionamento 24h.

APAIXONE-SE POR UM GRANDE HOMEM

 

Arnaldo jabor

“Apaixone-se por um grande homem e não vai mais chorar”


Nós homens nos caracterizamos por ser o sexo forte, embora muitas vezes caiamos por debilidade. Um dia, minha irmã chorava em sua casa… Observei que meu pai chegou perto dela e perguntou o motivo de sua tristeza. Escutei-os conversando por horas, mas houve uma frase tão especial que meu pai disse naquela tarde, que até o dia de hoje ainda me recordo a cada manhã e que me enche de força. Meu pai acariciou o rosto dela e disse: “Minha filha, apaixone-se por um grande homem e nunca mais voltará a chorar”.

Perguntei-me tantas vezes, qual era a fórmula exata para chegar a ser esse grande homem e não deixar-me vencer pelas coisas pequenas… Com o passar dos anos, descobri que se tão somente todos nós homens lutássemos por ser grandes de espírito, grandes de alma e grandes de coração, O mundo seria completamente diferente!

Aprendi que um Grande Homem não é aquele que compra tudo o que deseja, porque muitos de nós compramos com presentes a afeição e o respeito daqueles que nos cercam.

Meu pai lhe dizia:

“Não se apaixone por um homem que só fale de si mesmo, de seus problemas, sem preocupar-se com você… Enamore-se de um homem que se interesse por você, que conheça suas forças, suas ilusões, suas tristezas e que a ajude a superá-las”.

Não creia nas palavras de um homem quando seus atos dizem o oposto. Afaste de sua vida um homem que não constrói com você um mundo melhor. Ele jamais sairá do seu lado, pois você é a sua fonte de energia… Foge de um homem enfermo espiritual e emocionalmente, é como um câncer matará tudo o que há em você (emocional, mental, física, social e economicamente).

Não dê atenção a um homem que não seja capaz de expressar seus sentimentos, que não queira lhe dar amor. Não se agarre a um homem que não seja capaz de reconhecer sua beleza interior e exterior e suas qualidades morais.

Não deixe entrar em sua vida um homem a quem tenha que adivinhar o que quer, porque não é capaz de se expressar abertamente. Não se enamore de um homem que ao conhecê-lo, sua vida tenha se transformado em um problema a resolver e não em algo para desfrutar. Não se apaixone por um homem que demonstre frieza, insensibilidade, falta de atenção com você, corra léguas dele.

Não creia em um homem que tenha carências afetivas de infância e que trata de preenchê-las com a infidelidade, culpando-a, quando o problema não está em você, e sim nele, porque não sabe o que quer da vida, nem quais são suas prioridades. Por que querer um homem que a abandonará se você não for como ele pretendia, ou se já não é mais útil? Por que querer um homem que a trocará por um cabelo ou uma cor de pele diferente, ou por uns olhos claros, ou por um corpo mais esbelto? Por que querer um homem que não saiba admirar a beleza que há em você, a verdadeira beleza… a do coração? Quantas vezes me deixei levar pela superficialidade das coisas, deixando de lado aqueles que realmente me ofereciam sua sinceridade e integridade e dando mais importância a quem não valorizava meu esforço

Custou-me muito compreender que grande homem não é aquele que chega no topo, nem o que tem mais dinheiro, casa, automóvel, nem quem vive rodeado de mulheres, nem muito menos o mais bonito. Um grande homem é aquele ser humano transparente, que não se refugia atrás de cortinas de fumaça, é o que abre seu coração sem rejeitar a realidade, é quem admira uma mulher por seus alicerces morais e grandeza interior.
Um grande homem é o que cai e tem suficiente força para levantar-se e seguir lutando… Hoje minha irmã está casada e feliz, e esse Grande Homem com quem se casou, não era nem o mais popular, nem o mais solicitado pelas mulheres, nem o mais rico ou o mais bonito.

Esse Grande Homem é simplesmente aquele que nunca a fez chorar… É quem no lugar de lágrimas lhe arrancou sorrisos. Sorrisos por tudo que viveram e conquistaram juntos, pelos triunfos alcançados, por suas lindas recordações e por aquelas tristes lembranças que souberam superar, por cada alegria que repartem e pelos 3 filhos que preenchem suas vidas. Esse Grande Homem ama tanto a minha irmã que daria o que fosse por ela sem pedir nada em troca… Esse Grande Homem a quer pelo que ela é, por seu coração e pelo que são quando estão juntos. Aprendamos a ser um desses Grandes Homens, para vivenciar os anos junto de uma Grande Mulher e nada, nem ninguém, nos poderá vencer.

Texto atribuído a Arnaldo Jabor

terça-feira, 12 de abril de 2022

HÁ UM JUÍZ CHAMADO TEMPO QUE COLOCA TUDO NO SEU DEVIDO LUGAR!

Todos nós somos livres para praticar as nossas ações, mas somos responsáveis pelas conseqüências . Um gesto, uma palavra ou uma má ação causam sempre um impacto mais ou menos perceptível e, embora não acreditemos, o tempo é um juiz muito sábio. Apesar de não dar uma sentença imediata, sempre vai dar razão a quem a tem.


O famoso psicólogo e pesquisador Howard Gardner , por exemplo , surpreendeu-nos recentemente com um de seus raciocínios: “uma pessoa má nunca se torna um bom profissional” . Para o “pai das múltiplas inteligências”, alguém guiado exclusivamente pelo interesse próprio nunca alcança a excelência, e essa é uma realidade que também se revela muitas vezes no espelho do tempo.

O tempo funciona no sistema de ação e reação, ou seja, tudo que se promove hoje, terá consequências um dia, seja coisas boas ou ruins. O tempo julga e sentencia, portanto uma atitude desprezível que se pratica hoje, pode retornar como algo muito ruim no futuro. Talvez, quando chegar a conta, a pessoa sequer consiga fazer ligação e entender que o que está acontecendo seja a consequência de uma ação sua praticada tempos atrás.

Nós convidamos você a refletir sobre isso:

Tempo, o sábio juiz

Vamos dar um exemplo: vamos visualizar um pai educando seus filhos com severidade e ausência de afeto . 

Sabemos que esse estilo de paternidade e educação trará conseqüências, porém, o pior de tudo, é que esse pai busca com essas ações oferecer ao mundo pessoas fortes e com certo estilo de comportamento. No entanto, o que você provavelmente vai conseguir é algo muito diferente do que você pretendia: infelicidade, medo e baixa auto-estima.

Com o tempo, essas crianças se transformam em adultos, ditarão a sentença: fugir ou evitar esse pai, algo que talvez, essa pessoa não consiga entender. A razão para isto é que muitas vezes a pessoa que prejudica “não se sente responsável por suas ações”, carece de uma proximidade emocional adequada e prefere usar a culpa (meus filhos são ingratos, meus filhos não me amam).

Uma maneira básica e essencial para levar em conta que qualquer ato, por menor que seja, tenha consequências, é fazer uso do que é conhecido como “responsabilidade plena”. Ser responsável não significa apenas assumir a responsabilidade por nossas ações, é entender que temos ter jeito no trato com os demais, que a maturidade humana começa por nos tornar responsáveis por cada uma de nossas palavras, ações ou pensamentos que geramos para promover nosso bem-estar e dos demais.

Responsabilidade, um ato de coragem

Entendam que, por exemplo, a solidão do agora pode ser a resposta do tempo de uma ação passada, e é sem dúvida um bom passo para descobrir, que estamos todos unidos por um fio fino onde um movimento negativo ou disruptivo, traz como conseqüência a um nó ou a ruptura desse fio. A partir desse vínculo.

Certifique-se de que suas ações falam mais que suas palavras, que sua responsabilidade é o reflexo de uma alma; Para isso, tente sempre ter bons pensamentos. Então, tenha certeza de que o tempo vai te tratar como você merece

É necessário ter em mente que somos “donos” de grande parte de nossas circunstâncias vitais, e que uma maneira de promover nosso bem-estar e aqueles que nos rodeiam é através da responsabilidade pessoal: um ato de coragem que o convidamos a colocar em prática através destes princípios simples.

Chaves para se tornar consciente da nossa responsabilidade

O primeiro passo para tomar consciência da “responsabilidade plena” é abandonar nossas ilhas de recolhimento, nas quais focalizamos muito do que acontece no exterior com base em nossas necessidades. Portanto, esta série de construções também é adequada para crianças.

• O que você pensa, o que você expressa, o que você faz, o que cala. Toda a nossa pessoa gera um tipo de linguagem e um impacto sobre os outros, a ponto de criar uma emotividade positiva ou negativa. Devemos ser capazes de intuir e, acima de tudo, ter empatia com quem temos diante de nós.

• Antecipe as conseqüências de suas ações: seja seu próprio juiz. Com esta chave não estamos nos referindo a cair em uma espécie de “autocontrole” pelo qual nos tornaremos nossos próprios executores antes de termos dito ou feito qualquer coisa. Trata-se apenas de tentar antecipar o impacto que uma determinada ação pode ter sobre os outros e, consequentemente, sobre nós mesmos também.

• Ser responsável implica entender que não somos “livres”. A pessoa que não vê limite em suas ações, seus desejos e necessidades, pratica aquela devassidão que, mais cedo ou mais tarde, também tem consequências. A frase recorrente “minha liberdade termina onde começa a sua” adquire aqui o seu significado. No entanto, também é interessante tentar promover a liberdade e o crescimento de outros, a fim de alimentar um círculo de enriquecimento mútuo.

 COM: A Mente es Maravillosa

BOMBA: ANITTA FOI PARA O 'TOPO' DO SPOTIFY POR FRAUDE NO ALGORÍTIMO, AFIRMA SITE

Bomba: Anitta esteve no primeiro lugar do Spotify por fraude no algoritmo, diz site

Envolver”, de Anitta, chegou ao primeiro lugar no Top Global da plataforma de música Spotify em 25 de março, com 6,4 milhões de execuções (4,1 milhões vindas do Brasil). 

Desde então, o hit vem se mantendo entre as dez músicas mais ouvidas.

Além do público, houve uma campanha para afetar os algoritmos do aplicativo de música, que determinam quem vai para o topo dos “charts” (a gíria dos fãs de música pop para o ranking das canções mais ouvidas).

Em vez de assumir a autoria da iniciativa, o time de Anitta deferiu aos próprios fãs.

Em 14 de março, sua conta no Twitter retuitou um seguidor que ensinava, passo a passo, como criar mais de uma conta e elaborar playlists em que “Envolver” tocaria várias vezes, ao longo de horas.

Neymar imita Anitta e dança Envolver - Reprodução
Neymar imita Anitta e dança Envolver Imagem: Reprodução

Era uma estratégia perfeita para driblar as exigências do Spotify – por exemplo, se você só clicar na música e apertar o botão de “repetição”, os algoritmos conseguem detectar e não contabilizam o play.

“Envolver 20x”

Foi como um rastilho de pólvora: o site Rest of World identificou mais de 100 playlists com nomes como “Envolver #1”, “Stream Envolver”, “Envolver stream party”, and “Envolver 20x”. Muitas delas diziam na descrição que o objetivo era levar Anitta ao topo. 

Algumas traziam mais instruções “algoritmicamente corretas”: “toque uma vez por dia, não deixe no modo aleatório e aumente o volume”.

O ritmo da ascensão de Anitta também foi calculado. 

O Spotify publica seus rankings diariamente, e os dados foram utilizados para expandir a campanha de maneira orgânica, sem exageros. Qualquer disparada fora do comum poderia acionar um “sinal de alerta” no sistema, e considerá-lo injustamente o trabalho de bots, que são estritamente proibidos.

Outros dois elementos-chaves foram o apoio de famosos e a viralização em plataformas como TikTok e Instagram. 

Celebridades incentivaram o “Envolver challenge” (desafio que fãs devem imitar): uma coreografia em posição de “prancha”, com movimentos do quadril e dos braços. A execução da música nesses vídeos rápidos também é contabilizada para calcular sua posição nas paradas.

Essa manipulação das “regras do jogo” levantou discussões interessantes. 

A Folha de São Paulo verificou que, segundo os dados do próprio Spotify, a grande maioria dos ouvintes de Anitta eram do Brasil, e não dos países-alvo da cantora, que lançou “Envolver” especificamente com o objetivo de consolidar uma carreira internacional.

HOMEM MAIS RICO DO MUNDO FAZ APORTE MILIONÁRIO NO BRASIL; "VAMOS ABALAR O DOMÍNIO DOS BANCÕES"

 Homem mais rico do mundo, Jeff Bezos faz aporte milionário no Brasil pela 1ª vez

O bilionário dono da Amazon, Jeff Bezos, resolveu alocar parte de seu capital no Brasil. 

Pela primeira vez, Bezos está investindo em uma startup brasileira.

O Stark Bank, que oferece serviços bancários para os “unicórnios” — startups avaliadas em US$ 1 bilhão do país — anunciou nesta segunda-feira, 11, que recebeu um aporte de US$ 45 milhões (mais de R$ 200 milhões). A rodada de investimentos foi liderada pela Ribbit Capital, firma americana especializada em fintechs.

O segundo homem mais rico do mundo participou da rodada por meio de sua empresa de investimentos pessoais, a Bezos Expeditions. É a primeira vez que o fundo participa de um aporte no Brasil — na América Latina, já havia investido na NotCo, unicórnio chileno de alimentos feitos à base de plantas.

“Precisamos dos melhores sócios diante do desafio que temos: ser o banco principal das grandes empresas, incluindo unicórnios e nomes tradicionais em transformação digital”, disse o goiano Rafael Stark, CEO da Stark Bank, em entrevista ao jornal Estado de S.Paulo nesta segunda-feira, 11.

Nas palavras do executivo, fica no ar a sensação de que o Stark Bank quer ser uma espécie de “Nubank das grandes empresas”, "uma instituição tecnológica que quer abalar o domínio dos bancões”.

QUEREMOS GARANTIR A SEGURANÇA ALIMENTAR DA OCDE E EUROPA"; AFIRMA MINISTRO PAULO GUEDES

Queremos garantir a segurança energética e alimentar da OCDE e Europa, diz Guedes

Segundo o ministro, ao entrar na OCDE, o Brasil poderá ajudar na manutenção do sistema global do ponto de vista de investimentos e comércio

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que, ao ampliar acordos comerciais multilaterais, o Brasil pode garantir a segurança energética e alimentar da Europa e das nações que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“Queremos o acesso à OCDE. Queremos o acordo Mercosul-União Europeia para garantir a segurança alimentar e energética dessa grande comunidade de nações que é a OCDE”, afirmou durante evento da Receita Federal nesta terça-feira (12).

Ainda segundo ele, ao entrar na OCDE, o Brasil poderá ajudar na manutenção do sistema global do ponto de vista de investimentos e comércio.

“O Brasil está pronto para dar o passo decisivo nessa contribuição para mantermos o grau de civilização que esperamos no século XXI. Não podemos mergulhar no passado de guerras físicas, de sanções econômicas, interrupção de fluxo de comércio, fluxo de investimentos”, defendeu.

A declaração foi durante o lançamento do novo sistema de preços de transferência para o Brasil, que visa convergir os padrões brasileiros com os internacionais e integrar o país às cadeias globais de valor e desenvolvimento.

“Queremos lubrificar os canais para investimentos para que o Brasil possa justamente se beneficiar dos investimentos que a Europa continental e o Reino Unido vão fazer em busca de novas áreas de investimento”, completou o ministro.

Guedes também anunciou que o ex-secretário da Receita Federal, José Tostes, estará em Paris para auxiliar no processo dessa convergência.

COM: METROPOLES

PROJETO PARA REGULARIZAÇÃO DE CHACREAMENTOS É APROVADO NA CÂMARA DE VARGINHA

Na noite desta segunda-feira (11) foi aprovado pelos vereadores da Câmara de Varginha o Projeto de Lei 16/2022, que trata da regularização dos parcelamentos inseridos nas zonas urbanas especiais de chacreamento no Município de Varginha.

Tal projeto tem como objetivo regularizar as referidas áreas, as quais os proprietários já entraram com diversos processos que estão em tramitação na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano – SEPLA. Também há outros processos até mesmo indeferidos na Prefeitura, pois as áreas não constam como inseridas em Zonas Especiais Urbanas de Chacreamento e precisavam da aprovação desse projeto para que fossem tomadas as providências para a regularização.

“A aprovação desse projeto é de extrema importância, pois são pessoas que há anos adquiriram seus imóveis e precisam que eles sejam regularizados. Há proprietários que moram nesses locais e investiram a renda de uma vida inteira para adquirir seu pedacinho de terra. Eles merecem que seus imóveis estejam com toda documentação em dia”, disse a presidente da Câmara, vereadora Zilda Silva.

De acordo com o projeto, serão passíveis de regularização os chacreamentos consolidados há mais de cinco anos e atendendo a uma emenda da vereadora Zilda, foi dado o prazo de um ano para requerer essa regularização junto à Prefeitura.


COM: ASCOM/CMV