quinta-feira, 9 de agosto de 2018

60% das residências de Varginha aderem a mudança da Coleta do lixo na primeira semana






Um saldo positivo para o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira, que  trabalhou no projeto com fins de mudar a realidade no município. “A conscientização das pessoas neste momento é  fundamental para o sucesso desta iniciativa. Estas primeiras semanas servirão para nos orientar das possíveis falhas que serão sanadas”, comentou Joadylson.
Reforçando a necessidade do engajamento da população, ousadia foi o termo usado pelo prefeito Antônio Silva para traduzir esta iniciativa de ampliar a Coleta Seletiva para todos os 200 bairros da cidade.  “Neste momento necessitamos da conscientização das famílias varginhense, proprietários de estabelecimentos comerciais, industriários, enfim, de todos para termos êxito na separação do lixo”, disse o prefeito

Antecedendo a mudança a Prefeitura de Varginha distribuiu cerca de 80 mil cartas de porta a porta, explicando detalhadamente a mudança.  Também foi colocado um carro de som percorrendo todos os bairros e veiculados informativos em rádios e TVs que tem sido parceiros da Prefeitura da Prefeitura.
Para melhor entender a mudança, nos bairros onde a coleta acontecia às segundas, quartas e sextas-feiras, a Coleta Seletiva passará toda quarta-feira; e nos bairros onde a Coleta acontece às terças, quintas e sábados, a Coleta Seletiva passará todaquinta-feira. No centro a Coleta Seletiva passará toda quarta-feira.
Nas quartas e quintas-feiras, dias da Coleta Seletiva,  não serão recolhidos lixos orgânicos. Mas atenção: todo tipo de vidro (garrafas, potes, etc...)  deverá ser descartado separadamente,  no dia do lixo orgânico.Atualmente são recolhidos em Varginha 130 toneladas /dia de lixo, entre orgânico e reciclável.  Diante da dificuldade de separação, apenas  10% de reciclável vinha sendo direcionado a Cooperativa dos Catadores de lixo. Com esta mudança o secretário de Meio Ambiente, Joadylson Barra espera  atingir 50% de reciclável. Ou seja,  se hoje eram enterrados 4 mil, toneladas mês no Aterro Sanitário, este úmero cairá para a metade, aumentando a vida útil do aterro e a renda dos Catadores.































Em dias de Coleta Seletiva não serão recolhidos lixos orgânicos.
Em dias de Coleta Orgânica não serão recolhidos lixos recicláveis.
 
Saiba a diferença entre os tipos de lixo:
 
Lixo orgânico: é aquele lixo composto por restos de alimentos, cascas de frutas, embalagens muito sujas entre outras. São os considerados lixos úmidos.
 
Lixo Reciclável: papéis, plásticos, metais e vidros. São os considerados lixos secos.


Dê: Asscom/PMV