segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Biblioteca Pública promove exposição “O Imaginário do Cordel”

Em comemoração ao Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto, a Biblioteca Pública e o Museu Municipal de Varginha realizam a exposição “O Imaginário do Cordel”. A mostra começa na terça (21/08) e prossegue até sexta-feira (24/08) com dezenas de obras da Literatura de Cordel. A curadoria é da professora de Artes, Eliana Coimbra. Além da mostra, acontecerão na quarta-feira (22/08), duas apresentações voltadas para alunos de escolas públicas. Elas serão executadas por professores do Conservatório de Música de Varginha, uma às 8h30 e a outra às 13h30. 

O nome “Cordel” foi dado por causa da forma que os livros (ou folhetos) eram comercializados antigamente – pendurados em cordas ou barbantes. É uma linguagem literária caracterizada por narrar uma história em forma de poesia e de rimas. O Cordel tornou-se uma vertente popular muito forte no nordeste do Brasil, onde as histórias e lendas do sertão foram imortalizadas, junto com os costumes e a cultura da região.

A exposição marca também as celebrações pelos 100 anos de falecimento do poeta Leandro Gomes de Barros, considerado um dos patronos da literatura de cordel, tendo escrito, aproximadamente, 240 obras. O Cordel está em processo de registro como Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A Biblioteca Pública está instalada no mesmo prédio onde funciona o Museu Municipal, na Praça Governador Benedito Valadares, 141 - Centro (logo abaixo da Igreja Matriz).