Foto: Reprodução/Razor Som.
06/08/2023
O painel de instrumentos do seu carro tem várias luzes de alerta. Uma delas, que poucas pessoas prestam atenção, tem o desenho de um motorzinho. É a luz de injeção, que quando permanece acesa indica que o carro apresenta problema no sistema de alimentação de combustível.
Quando a luz de injeção acende no painel, algumas pessoas ficam preocupadas e rapidamente levam o carro à oficina para o mecânico verificar o possível problema. Outras pessoas não dão a menor importância ao fato e continuam trafegando com o carro, que, aparentemente, não apresenta problemas.
Isso acontece porque a central eletrônica entra em modo de emergência, mas com os parâmetros todos fixos, sem alterações, permitindo que o carro continue andando. Porém, aumenta o consumo de combustível e emissão de poluentes, e ainda compromete o desempenho. Em muitos casos, a luz da injeção permanece acesa e o motorista simplesmente ignora e continua dirigindo.
Mas se a luz da injeção acende no painel logo depois do abastecimento do tanque do carro, pode ser indicativo de combustível adulterado. A melhor opção é eliminar esse combustível e depois reabastecer o carro em um posto de extrema confiança. Provavelmente, a luz da injeção vai apagar, porque ela indica um problema na combustão no motor, que pode ter sido provocado pelo combustível adulterado.
É claro que a luz da injeção pode acender no painel devido a vários outros fatores. Mas se for pelo uso de combustível adulterado, basta rodar com o carro até gastar a gasolina ou etanol e depois reabastecer em um posto de confiança. Certamente a luz da injeção vai apagar no painel.
FONTE: VRUM //TBN