quinta-feira, 24 de outubro de 2024

IVES GANDRA: O DIREITO E O PODER


Direito como poder moral - Guedes & Pires Braga Advocacia
Direito é poder moral - foto ilustrativa


Em meus livros “Uma Breve Teoria sobre o Constitucionalismo” (Ed. Magister) e “Uma Breve Teoria do Poder (Ed. Resistência Cultural), procurei esclarecer minha concepção de que as teorias jurídicas sobre o Poder e o Direito são meras formulações acadêmicas, que os governantes aceitam ou não, conforme a imposição de sua vontade, sendo o querer do povo relevante nas democracias, mas nem por isto o mais forte, e inexistente nas ditaduras.

As teorias jurídicas sobre o Direito e aquelas sobre o poder são sempre decorrentes da observação do exercício dos que assumem o poder ou aplicam a lei, os quais normalmente não estão preocupados com teorias, apenas o sendo quando são obrigados a respeitá-las. Em sua perspectiva do poder, não poucas vezes, adotam a interpretação que lhes seja mais conveniente, mesmo que não a melhor, se não encontram oposição suficiente. Esta realidade torna a reflexão acadêmica sobre o poder e o direito atividade prazerosa, o mais das vezes, entretanto, sem utilidade maior.

Por esta razão, os grandes doutrinadores sobre o Direito e o Poder são lembrados por suas teorias, poucos sendo aqueles que se notabilizaram pela aplicação das mesmas. Alguns não foram tão bem sucedidos como Pitágoras em Crotona ou Aristóteles, ao ver seu discípulo Alexandre não seguir suas lições, assim como, no campo do Direito, a época do Governos dos juízes foi o pior período da história de Israel.

À evidência, se os políticos e os magistrados, no mundo inteiro, nem sempre primaram pela melhor conduta, não sendo poucas as histórias pitorescas sobre seu comportamento menos ético, quando não trágicas na aplicação de sentenças cruéis, guerras ou perseguições dramáticas, que marcaram o evoluir da humanidade, nem por isto deixou de haver estadistas e símbolos da magistratura, tendo eu o privilégio de ter convivido com um destes juízes exemplares para o mundo José Carlos Moreira Alves, no Brasil, e conhecido pessoalmente, nos Estados Unidos, o grande Antonin Scalia.

O certo é que o mundo passa por um período de escassez de grandes políticos, tendo algumas vezes os magistrados assumido mais o papel de políticos do que de julgadores e aplicadores da lei que não poderiam ou deveriam elaborar.

Em relação aos políticos, o baixo nível de conhecimento de teorias políticas, por falta de leitura dos clássicos, talvez seja um dos fatores desta reincidência permanente dos erros históricos que, através dos tempos, tem praticado.

No Brasil, por exemplo, não se discute o carisma do Presidente Lula, mas, não obstante o grande número de doutoramentos “honoris causa” que possui, a leitura dos clássicos nunca parece ter sido sua maior especialidade.

Na Suprema Corte, apesar da qualidade intelectual de seus Ministros, apenas três dos onze vieram da magistratura. Os demais passaram a ser magistrados quando escolhidos por seu único eleitor, que foi o Presidente da República.

Como participei de três bancas de exame para magistratura, tendo examinado em torno de sete mil candidatos para escolha, na soma dos três concursos (dois da magistratura federal e um da estadual), de menos de cem magistrados, sei o quanto é difícil ser um juiz de primeira instância no Brasil.

Por isto, volto à proposta feita à Constituintes de que o ideal seria, para a escolha de magistrados do Supremo Tribunal, que o Conselho Federal da Ordem indicasse seis nomes, o Conselho do Ministério Público seis e os três tribunais superiores, seis (STF, STJ e TST). O presidente escolheria um entre os 18 nomes indicados pela cúpula das três Instituições e, necessariamente, oito dos Ministros viriam da magistratura e três, alternadamente, do Ministério Público e da Advocacia, preservando-se o denominado “quinto constitucional”, não tão quinto assim.

Enfim, são algumas considerações sobre Direito e Poder para os meus leitores.

 
Ives Gandra da Silva Martins é professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do Ciee/O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), Superior de Guerra (ESG) e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região, professor honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia), doutor honoris causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs PR e RS, catedrático da Universidade do Minho (Portugal), presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio -SP, ex-presidente da Academia Paulista de Letras (APL) e do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp).

GCM DE VARGINHA APREENDE VÁRIAS BICICLETAS: CONDUTORES ESTAVAM PRATICANDO “SURFE DE RABEIRA EM ÔNIBUS E CAMINHÕES”

 

Nos últimos dias o Centro de Comunicação da GCMV tem recebido inúmeras denúncias sobre a prática de “surfe na rabeira de ônibus e caminhões” e de manobras perigosas em vias e praças por adolescentes e jovens.

As denúncias vêm sendo realizadas pela população em geral, sobretudo motoristas de ônibus e caminhões, que diariamente têm de lidar com esta prática, que coloca em risco além da vida dos próprios ciclistas também a de pedestres e motoristas.


A maioria dessas denúncias dão informações da prática dessa "brincadeira arriscada" na Avenida Almirante Barroso, Alameda dos Pinheiros, Ruas Humberto Pizzo, Jacinto Zanateli, Dr. José Nogueira Acaiaba, Coronel Gabriel Penha de Paiva e Travessa João Pessoa, que são pontos de grande fluxo de veículos pesados como ônibus e caminhões.



Somente nesta semana foram 12 bicicletas apreendidas, conforme preconiza a Lei Ordinária Municipal Nº 4692/2007 de Apreensão Bicicleta e Skate, cujos condutores foram flagrados realizando a citada prática irresponsável e arriscada.




FONTE: ASCOM/GCM/PMV

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

ATENÇÃO: A PREFEITURA DE VARGINHA ALERTA TODA A POPULAÇÃO SOBRE GOLPE USANDO NOME DO HBP


PC alerta a respeito para o golpe da intermediação de café - Diário de  Caratinga
O número (35) 99951-7581 está ligando para a população pedindo dinheiro para montar cestas de natal para pacientes do Hospital Bom Pastor. Isso é golpe.

A Diretoria do Hospital informa que não realiza campanhas desta natureza e não pede dinheiro à população.

Portanto, não cai nesse golpe e não faça pix ou qualquer outro tipo de doação dessa natureza.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO WHATSAPP: O QUE É E COMO FUNCIONA A IA NA META


Créditos: depositphotos.com / rclassenlayouts

23/OUT/2024 - 3 MINUTOS PARA SABER

Recentemente, uma novidade tem movimentado os usuários do WhatsApp no Brasil: a introdução da Meta AI, uma ferramenta de inteligência artificial que amplia significativamente as funcionalidades do aplicativo. Essa inovação permite ao usuário interagir com uma assistente digital que pode responder a uma variedade de perguntas, oferecer recomendações, criar imagens geradas por IA e realizar conversas simuladas com “personagens” virtuais.

A Meta AI traz consigo a promessa de uma experiência interativa semelhante ao serviço ChatGPT, conhecido por ser desenvolvido pela OpenAI. Contudo, é importante destacar que, para garantir a privacidade do usuário, a Meta AI somente acessa as mensagens enviadas diretamente a ela, deixando as conversas privadas do WhatsApp intactas.

Como utilizar a Meta AI no WhatsApp?

Para aqueles interessados em explorar as capacidades da Meta AI, o primeiro passo é manter o aplicativo WhatsApp atualizado. Uma vez com a versão mais recente instalada, o usuário verá um ícone de cor roxa e azul representando a Meta AI na tela principal do aplicativo. A partir daí, basta seguir alguns passos simples para interagir com a inteligência artificial:

  1. Atualize o aplicativo WhatsApp para a versão mais recente.
  2. Clique no ícone da Meta, que aparece na tela principal do aplicativo.
  3. Permita a conversa com o chat da Meta AI.
  4. Inicie uma conversa diretamente ou digite @Meta AI em qualquer chat.
  5. Faça perguntas ou solicitações conforme desejado.

Como desativar a Meta AI no WhatsApp?

Nem todos os usuários podem se sentir confortáveis com a presença da Meta AI no WhatsApp, seja devido a preocupações de privacidade ou simplesmente pela preferência por uma interface menos intrusiva. Ainda que a remoção completa da IA não seja viável no momento, há maneiras de limitar sua atuação:

  • Localize a conversa com o chatbot Meta AI no WhatsApp.
  • No iOS, arraste o chat para o lado, selecione “Mais” e, em seguida, exclua a conversa.
  • Em dispositivos Android, selecione a conversa, clique no ícone de lixeira na barra superior e exclua a conversa.
  • Navegue até as configurações do aplicativo.
  • Selecione “Conversas” e desative a opção “Mostrar botão Meta AI”.

Preocupações com a privacidade: o que considerar?

Com a crescente utilização de IAs integradas a plataformas de comunicação, as preocupações com a privacidade também ganham destaque. Utilizar a Meta AI pode parecer uma tentativa de provocar mudanças significativas na interação virtual, mas é vital estar atento a como e quando os dados são compartilhados. A Meta reafirma seu compromisso em proteger as conversas privadas, limitando o acesso da IA apenas às mensagens enviadas diretamente a ela. No entanto, manter um olhar crítico e proativo sobre as configurações de privacidade continua sendo uma estratégia prudente para todos os usuários.

COM: INFO SHOP/TBN

PROIBIÇÃO DE PNEUS RECAPADOS: UM GOLPE NA SUSTENTABILIDADE E COMPETITIVIDADE DO TRANSPORTE?

O setor de transporte de cargas e passageiros no Brasil enfrenta um possível paradigma com a proposta de proibição dos pneus recapados em veículos pesados. Esse debate surge com o Projeto de Lei do deputado Capitão Augusto, que visa banir o uso desses pneus, alegando segurança e eficiência como principais motivos.

Atualmente, o uso de pneus recapados é uma prática comum e regulamentada no Brasil, reconhecida pelo Inmetro e adotada, em especial, por caminhoneiros autônomos e pequenas transportadoras. Apesar de não oferecerem a mesma durabilidade e desempenho de um pneu novo, sua adoção reduz significativamente os custos operacionais. Contudo, as consequências financeiras dessa possível mudança preocupam o setor.

Por que proibir pneus recapados seria problemático?

A proibição dos pneus recapados traria sérios desafios ao setor de transporte, conforme afirmam especialistas e entidades. O diretor operacional da Zorzin Logística, Marcel Zorzin, destaca que a substituição de pneus recapados por novos encareceria as operações, especialmente para empresas

Além do impacto econômico, considera-se ainda o efeito ambiental de tal proibição. Recapar pneus implica em menos resíduos e menor exploração de recursos naturais, já que prolonga a vida útil dos pneus existentes. A prática evita que toneladas de pneus sejam descartadas de forma inadequada.

Créditos: depositphotos.com / dj.tong108@windowslive.com

O que dizem as entidades sobre a proibição?

A proposta foi recebida com forte oposição por parte de várias entidades de transporte e indústria de pneus. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) manifestou-se contrária à proibição, argumentando que a medida poderia elevar o custo operacional em cerca de 10%. Além disso, a recapagem de pneus é vista como um pilar da sustentabilidade no setor.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) e a Associação Brasileira da Reforma de Pneus (ABR) rejeitaram veementemente a proposta, alegando que ignora a realidade do transporte brasileiro e ameaça a competitividade das empresas. Segundo o SETCERGS, a prática economiza petróleo e reduz emissões de CO₂, alinhando-se a práticas sustentáveis globais.

Quais são os argumentos a favor da proibição?

Defensores da proibição, como o deputado Capitão Augusto, alegam que pneus recapados podem ser um risco à segurança na estrada. O projeto de lei sugere que falhas nos pneus, especialmente o desprendimento das bandas de rodagem, contribuem para acidentes em veículos pesados.

No entanto, não há consenso sobre a frequência dessas falhas, e estudos mais abrangentes, como os da Confederação Nacional do Transporte (CNT), não apontam os pneus recapados como uma causa significativa de acidentes.

Pneus recapados: benefício ou risco?

Enquanto o futuro da proposta ainda é incerto, o debate reflete uma tensão entre sustentar práticas econômicas e sustentáveis e garantir a máxima segurança nas estradas. Seja qual for o resultado, o setor deverá se adaptar, mantendo o equilíbrio entre eficiência operacional e responsabilidade ambiental.

O uso de pneus recapados, embora controverso agora, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento econômico do transporte rodoviário brasileiro, proporcionando uma alternativa viável e sustentável. O desfecho deste Projeto de Lei poderá redefinir não só práticas empresariais, mas também aspectos econômicos e ambientais significativos para o país.

COM: TBN/AGÊNCIA BRASIL

GOVERNO PROMULGA LEI QUE ATINGE AUTOESCOLAS: VEJA O QUE O DECRETO VAI PROVOCAR DE MUDANÇAS NO SETOR

 7 razões para fazer um consórcio de carro - Blog da BAMAQ Consórcio

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A promulgação da Lei 14.921/2024, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sinaliza uma mudança significativa para as autoescolas no Brasil. Esta legislação introduz limites de idade para veículos utilizados no ensino de direção.

A lei define que motocicletas e triciclos, enquadrados na categoria A, não podem ultrapassar oito anos de uso. Para os veículos da categoria B, como automóveis com até oito lugares, essa idade limite é de 12 anos.

Por que a Idade dos Veículos Importa?

Os veículos modernos são equipados com tecnologias recentes, como sistemas de frenagem ABS e airbags, que são cruciais para a proteção dos alunos durante as aulas práticas. Além disso, carros novos apresentam melhores condições mecânicas, reduzindo riscos de falhas durante o uso.

Em resposta a boatos sobre o fechamento de autoescolas devido à nova lei, o objetivo da legislação é estritamente regulamentar a idade dos veículos, sem impactar negativamente as operações dessas instituições.

Quais São os Benefícios da Atualização das Frotas?

Atualizar as frotas nas autoescolas não apenas reduz custos de manutenção, mas também aumenta o conforto e a eficiência energética dos veículos. Carros mais novos tendem a requerer menos reparos e oferecem uma revenda mais vantajosa, enquanto veículos com tecnologias de motores híbridos ou elétricos reduzem a emissão de poluentes, tornando o aprendizado mais sustentável.

Os futuros motoristas, portanto, se beneficiam de um ensino que alinha prática e teoria, preparando-os para um trânsito que demanda consciência ambiental e adaptação tecnológica.

Como Tirar a CNH no Brasil?

Tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um passo significativo para muitos cidadãos. Este processo começa com a seleção de uma autoescola credenciada, onde o candidato deve atender a requisitos básicos de idade e documentação.

  1. Cumprir os requisitos: Ter no mínimo 18 anos; apresentar RG, CPF e comprovantes de endereço e residência; realizar exames médicos e psicológicos; saber ler e escrever.
  2. Escolher uma autoescola: Pesquisar a reputação, qualidade dos veículos e instrutores; verificar credenciamento no Detran; comparar preços.
  3. Realizar a matrícula: Levar documentação, efetuar pagamento e agendar exames médicos e psicológicos.
  4. Cursar aulas teóricas: Participar das aulas sobre legislação, primeiros socorros e direção defensiva; usar materiais didáticos para estudo adicional.
  5. Passar na prova teórica: Agendar e realizar a prova no Detran, revisando o conteúdo antes da avaliação.
  6. Finalizar aulas práticas: Realizar e agendar a prova prática no Detran, demostrando habilidades adquiridas durante o curso.
  7. Receber a CNH: Após aprovação, a CNH é emitida e pode ser retirada na autoescola ou no Detran.

Durante todo o processo, é essencial estudar com antecedência, manter a paciência e seguir as instruções do instrutor para garantir uma experiência de aprendizado eficaz e tranquila.

COM: TBN/AG BRASIL

JARDIM BOUGANVILLE, BELO HORIZONTE, VALE DAS PALMEIRAS, PARQUE MARIELA, PARQUE DAS AMÉRICAS E PORTO REAL RECEBEM O "MUTIRÃO DA DENGUE" DESSA QUARTA-FEIRA, 23/10

A Prefeitura de Varginha, por meio da Vigilância Ambiental, informa que o Mutirão da Dengue de quarta-feira 23/10, será realizado nos bairros JARDIM BOUGANVILLE, BELO HORIZONTE, VALE DAS PALMEIRAS, PARQUE MARIELA, PARQUE DAS AMÉRICAS E PORTO REAL
Ressaltamos que o mutirão se estenderá por mais dias caso necessário
Nesse dia, esses bairros serão contemplados com mais um Mutirão de Limpeza, afim de eliminar os depósitos de água parada nos imóveis e terrenos, com o recolhimento de todos os materiais inservíveis, no intuito de evitar uma epidemia de doenças transmitidas pelo vetor Aedes Aegypti e demais espécies de mosquitos.

Solicitamos aos moradores para que retirem de suas casas, deixando nas calçadas no mesmo dia bem cedinho, no máximo até 7h, todos os materiais inservíveis como: móveis velhos, latas, plásticos, pneus, objetos que possam acumular água, dentre outros, pois os caminhões de coleta só percorrem as ruas uma única vez!

Ressaltamos que NÃO serão recolhidos pela equipe dos caminhões galhos de árvores e entulhos de construção.

O Mutirão conta com o apoio e colaboração das secretarias de Obras (Limpeza Urbana), Meio Ambiente, Educação (Manutenção) e Setor de Imprensa.

Lembrem-se:

" Bairro limpo é sinônimo de bairro saudável..."

" O lixo que você joga nas ruas, terrenos baldios e no quintal da sua casa, acaba voltando pra você mesmo em forma de doenças".

Denuncie! Setor de Vigilância Ambiental: (35)3690-2230 (que também é WhatsApp) ou pelo e-mail denguedenuncias@varginha.mg.gov.br
Vânia Aparecida Silvério Nobre
Encarregada do Setor de Vigilância Ambiental

OS MISTÉRIOS DOS DESENHOS GIGANTES NO DESERTO DO ATACAMA: CRIAÇÃO E FINALIDADE DOS GEOGLÍFOS INTRIGAM O MUNDO


O deserto do Atacama, localizado no Chile, apresenta um dos ambientes mais extremos e inóspitos da Terra. Apesar disso, há milênios, seres humanos habitaram essa região, deixando atrás de si provas impressionantes de seu domínio sobre o terreno. Entre essas evidências, destacam-se os geoglifos, desenhos monumentais feitos sobre o solo que surpreendem pela sua preservação ao longo dos séculos.

O Atacama é famoso por abrigar o maior geoglifo conhecido: o Gigante do Atacama. Este enigmático desenho se encontra nas encostas do Cerro Unitá e continua a intrigar pesquisadores e arqueólogos por seu tamanho e pelo mistério de sua criação e função. Ao lado de milhares de outros geoglifos, o Gigante compõe um impressionante mosaico de arte milenar que desafia as condições climáticas da região.

O Gigante do Atacama: História e Características

O Gigante do Atacama, um dos geoglifos mais impressionantes do mundo, mede 119 metros e data de tempos pré-históricos. Este imponente desenho no solo é considerado um Patrimônio Nacional Protegido pelo Ministério de Bens Nacionais do Chile desde 2020. Ele se destaca não apenas pelo tamanho, mas também pela técnica de sua realização, que envolve o raspamento da superfície do solo para criar um contraste entre as cores das camadas de terra.

Gigante do Atacama tem 119 metros de comprimento (Imagem: reisegraf.ch/Shutterstock)

Este geoglifo faz parte de um conglomerado de mais de 5.000 desenhos espalhados pelo Atacama, cujo propósito e significado ainda são objeto de estudo e especulação. Enquanto alguns sugerem usos religiosos ou culturais, outros avançam a hipótese de que o Gigante do Atacama poderia ter servido para fins astrológicos.

Afinal, qual o propósito dos geoglifos?

Os geoglifos do Atacama têm intrigado os estudiosos durante décadas. Uma das teorias mais discutidas sugere que estes desenhos poderiam estar relacionados a algum tipo de prática religiosa ou cultural dos antigos habitantes da região. Alguns pesquisadores acreditam que estejam alinhados com fenômenos celestiais, como eclipses solares e lunares, hipótese sustentada pelo alinhamento dos espinhos que se projetam da cabeça do Gigante com o Sol e a Lua em momentos específicos do ano.

Independente da função exata, o que permanece claro é que esses geoglifos encapsulam uma conexão profunda entre os antigos habitantes do Atacama e o ambiente que os cercava. Eles representam não apenas uma façanha artística, mas também um indício da complexidade da civilização que os concebeu.

Técnicas de Criação dos Geoglifos

A técnica de realização dos geoglifos no Atacama geralmente envolve o método “extrativo”. Este método se baseia no raspamento da camada superficial oxidada do terreno, revelando um solo mais claro que contrasta fortemente com a área ao redor. Tal técnica resultou em desenhos perceptíveis à distância, algo que certamente deve ter sido parte do propósito estético e possivelmente comunicativo dos criadores.

Geoglifos são desenhos gigantescos e geométricos feitos no solo (Imagem: Tetris Awakening/Shutterstock)

Além do método extrativo, existem também técnicas que incorporam pedras e outros materiais locais para complementar os desenhos, aumentando a durabilidade e complexidade dos geoglifos, assegurando que resistam à passagem do tempo.

Descobertas Recentes e Preservação

Enquanto muitos geoglifos foram descobertos e catalogados ao longo dos anos, o interesse por novas descobertas e pela preservação desses monumentos cresce constantemente. Eventos naturais e a atividade humana podem ameaçar essas antigas obras de arte, tornando necessário um cuidado especial para sua conservação.

Programas de preservação e estudo não se concentram somente em evitar danos, mas também em entender melhor essas obras, utilizando tecnologia moderna, como mapeamentos via satélite e análises digitais, que revelam detalhes de geoglifos dificilmente visíveis a olho nu. Esses esforços visam garantir que futuras gerações também possam se maravilhar com o legado deixado pelos antigos habitantes do deserto do Atacama.

COM: TBN

NOTA DE FALECIMENTO: FALECEU DANILO BRUZIGUESSI, O DAMBRU

 

Com profundo pesar, noticiamos o falecimento de Danilo Bruziguessi, mais conhecido como ‘DAMBRU’.

Músico e radialista, natural de Varginha, DAMBRU faleceu na madrugada de 23/10/2024.

 O velório está acontecendo desde às 7:00 h e seu sepultamento será às 14 h, também no Cemitério Municipal de Varginha.

 

terça-feira, 22 de outubro de 2024

NOTA DE FALECIMENTO: NOTICIAMOS O FALECIMENTO DO EXCELENTÍSSIMO PROFESSOR SÉRGIO NAVARRA

Comunicamos com profundo pesar o falecimento do Professor  Sérgio Navarra. 

A família, enlutada, informa que o velório será realizado hoje, 22 de outubro, das 18h às 22h, no necrotério do Cemitério Campal, à rua Antonieta Esper Kallas, no  Parque Mariela (próximo ao Hospital Varginha).
E amanhã, de 7h às 10h.

O sepultamento ocorrerá às 11h no Cemitério Municipal, à  Avenida Major Venâncio, 452 Vila Floresta.

“Sérgio Navarra foi um homem exemplar, dedicou sua vida ao ensino como professor de educação física e foi o alicerce de sua família. 

Escolheu Márcia Regina Santos Navarra como companheira de vida e juntos, tiveram dois filhos, Kellen e Bruno, construindo uma família próspera e abençoada. 

Pai presente, sogro amigo e avô coruja, Sérgio sempre colocou a família em primeiro lugar. Seu legado é uma família unida e próspera, que manterá viva sua memória, honrando os valores e princípios que ele cuidadosamente cultivou durante toda a vida.”

ANP ANUNCIA SUSPENSÃO DO MONITORAMENTO DE QUALIDADE DOS COMBUSTÍVEIS POR FALTA DE RECURSOS


Devido aos cortes orçamentários promovidos pelo governo federal, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou a suspensão temporária dos contratos com laboratórios que participam do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC).

Além do PMQC, a ANP utiliza uma série de outras ferramentas de inteligência para planejar suas ações de fiscalização. Entre essas ferramentas estão informações sobre movimentação de produtos, denúncias recebidas pela Ouvidoria da agência, e dados de outros órgãos públicos. Com essas informações, a ANP consegue focar suas operações em regiões com maior potencial de problemas.

A suspensão dos contratos coincide com o fim do mandato do atual diretor-geral da ANP, Rodolfo Sabóia, que deixa o cargo no dia 22 de dezembro. Caso se confirme a indicação do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o próximo a ocupar a chefia da agência será Pietro Mendes, atual secretário de Petróleo e Gás Natural do ministério e presidente do Conselho de Administração da Petrobras.

COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ESTADO/PLENO NEWS