terça-feira, 27 de junho de 2017

VEREADOR ZUÉ DO ESPORTE PEDE ILUMINAÇÃO NA QUADRA DO SION

Coleta seletiva começa em Varginha a partir do dia 1º de julho



A partir do dia 1º de julho Varginha passará contar com a Coleta Seletiva, que será iniciada em alguns bairros da cidade que foi dividida em cinco regiões, para, posteriormente, atingir 100% dos bairros.
Esta semana um carro de som estará percorrendo os bairros  a serem contemplados,  distribuindo um panfleto contendo informações das ruas e horários por onde o  caminhão da Coleta Seletiva passará. No sábado o carro de som percorreu os bairros Jardim Imperial, Carvalhos, Cruzeiro do Sul e Novo Tempo. Hoje passou pelo Parque Urupês, São Francisco, Imaculada e Jardim Ribeiro. Na terça, percorrerá o Resende, Vila Mariana e centro.
Aqueles moradores dos bairros que não estiverem na lista do projeto piloto poderão levar os materiais ao Ponto de Entrega Voluntária – PEV, instalado no Via Café Garden Shopping.
A Coleta será feira por um caminhão especial da Prefeitura, com motorista e representante da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Varginha. O transporte, o armazenamento e a comercialização serão realizados pela Cooperativa.
Vale ressaltar que as pessoas não precisam separar o vidro, do plástico ou do papel ou do metal. O importante é que esses tipos de materiais não estejam misturados com restos de comidas ou com o lixo do banheiro, por exemplo.

NÃO HÁ MAIS TOLERÂNCIA DE 10 MINUTOS NA ÁREA AZUL EM VARGINHA


Decreto 7507/2015 passa a ser cumprido na íntegra

Todo veículo ao ocupar a vaga, deve expor o cartão do estacionamento ou
estará sujeito à multa de R$ 195,23 e 5 pontos negativos na carteira
Não haverá mais a tolerância de 10 minutos na Área Azul

Por força do Decreto n° 7507/2015 de 04 de novembro de 2015 não haverá mais a tolerância de 10 minutos em estacionamento Rotativo na Área Azul de Varginha.
 O chefe de Setor Área Azul, José Rodrigues Duarte, alerta os usuários do setor de estacionamento rotativo para a obrigatoriedade do pagamento.
 

Rodrigues explica: “para facilitar o pagamento poderão ser adquiridos talões de uma ou duas horas no escritório da Área Azul, localizado no antigo prédio da Prefeitura, na Rua Presidente Antônio Carlos, 356 – Centro, ou cartões antecipados junto aos orientadores dos setores de estacionamento”.

Alerta ainda que a multa das infrações na Área Azul para falta do cartão é de R$ 195,23 mais a perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e de R$ 295,47 menos sete pontos na CNH para estacionamento em vagas exclusivas para idosos e deficientes.


sábado, 24 de junho de 2017

PROIBIDO JOGAR ENTULHO NO ANTIGO LIXÃO DE VARGINHHA

A partir de julho, o descarte de entulho e lixo industrial no antigo lixão não será permitido. 

O mesmo vale para o aterro sanitário. 

Para descartar esses materiais de forma correta, entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente através dos telefones 3690-2311 e 3690-2529. 
Ou pessoalmente na rua Presidente Antônio Carlos, 356, no Centro. Acesse o site e saiba mais! www.varginha.mg.gov.br

quinta-feira, 22 de junho de 2017

PROJETO "MANILHA PARA ANIMAIS DE RUA" COMEÇA ABRIGANDO CÃES NA RODOVIÁRIA

PROJETO DANÇA ESTÁ DE VOLTA ÀS RUAS DE VARGINHA

A Semel vai voltar com as megas aulas de dança em vários bairros de Varginha.                                     Para começar na Estação Ferroviária na terça-feira, dia 27, ás 19H, com vários professores de zumba e grupos de dança. Participem!   Realização Point Fitness e SEMEL.

VARGINHA CONTINUA LIDERANDO GERAÇÃO DE EMPREGOS NA REGIÃO


O Ministério do Trabalho e emprego divulgou números do levantamento feito pelo órgão durante o mês  de maio.

 Varginha continua liderando o ranking de vagas ofertadas na região. 




 Pelo segundo mês consecutivo Varginha tem resultados positivos bem acima de Poços de Caldas e Pouso Alegre, na geração de empregos. No relatório referente ao mês de maio, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Varginha gerou 389 postos de serviço, destaque para o setor de agropecuária, com 372 postos. Mas ainda há índices preocupantes em Varginha, com mais demissões do que contratações nos setores de indústria, construção e comércio. No acumulado do ano, até agora, Varginha tem saldo positivo de 629 postos de trabalho.

Em Pouso Alegre o setor de indústria registrou saldo negativo na geração de empregos, mas os resultados positivos na construção, comércio, serviços e agropecuária garantiram saldo positivo de 266 postos de trabalho em maio e 503 no acumulado do ano.

Poços de Caldas tem os piores resultados entre as três maiores cidades do Sul de Minas. No mês de maio foram criados 79 postos de trabalho, com destaque para agropecuária e comércio; mas o acumulado do ano ainda mostra resultado negativo, com a extinção de 306 empregos.

(Fonte: Rádio Itatiaia)

quarta-feira, 21 de junho de 2017

DIAGNÓSTICO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR FOI APRESENTADO À POPULAÇÃO





Na segunda-feira, 19, a Prefeitura de Varginha, em parceria com a empresa Myr Projetos Sustentáveis de Belo Horizonte, apresentou à população o diagnóstico que irá subsidiar o novo Plano Diretor da cidade, abordando a situação atual de temas essenciais para o desenvolvimento do município, como Meio Ambiente, Saúde, Educação, Esporte, Lazer, Assistência Social, Transporte, Logística Urbana, Energia Elétrica, Telecomunicações, Economia, Cultura, Café, Turismo, Habitação e Planejamento Territorial.

O diagnóstico é resultado de pesquisas desenvolvidas junto aos acervos disponíveis da administração, e da sistematização de informações extraídas por meio de metodologias participativas denominadas Leituras Técnicas e Leituras Comunitárias, realizadas neste semestre com diferentes públicos e em diversos locais de Varginha.
 A apresentação foi realizada pelos técnicos da Myr Projetos Sustentáveis, Marina Guimarães e João Porto. As informações estarão disponíveis ao púbico no www.planodiretordevarginha.com.br. ou pelo e-mail planodiretor@varginha.gov.br, com a equipe técnica responsável pelo Plano.

Presente da Audiência Público, o vice-prefeito Vérdi Melo, coordenador Geral da Comissão de Revisão do Plano Diretor, destacou a importância da Audiência, “uma reunião bastante proveitosa, onde os representantes da Myr, de forma simples e didática resumiram o diagnóstico de maneira convincente. Uma oportunidade em que foram colhidas sugestões do público presente, que agora serão trabalhadas pela Comissão”.

Além de Vérdi, participaram da audiência os secretários de Governo, Carlos Honório Ottoni Junior, de Meio Ambiente, Joadylson Ferreira, de Indústria, Pedro Gazzola, de Saúde, Mário Terra e de Planejamento, José Manoel Magalhães Ferreira, juntamente com os vereadores Josué Campos Narciso (Zué dos Esporte), Anderson Firmino (Buiú dos Ônibus), Calos Lúcio Ferreira (Carlúcio), Celso Ávila Prado (Delegado Celso), Eduardo Benedito Ottoni Filho (Dudu Ottoni) e José Alencar Faleiros.

Iniciado no final do ano passado o processo de revisão do Plano Diretor foi uma iniciativa da Prefeitura de Varginha em sintonia com as diretrizes do Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001), que institui a importância e a obrigatoriedade da elaboração e atualização do Plano Diretor Participativo para todas as cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes. A partir desse contexto, o Plano torna-se a Lei Municipal criada para organizar o crescimento do município e planejar o futuro da cidade, tanto para as áreas urbanas como para as áreas rurais.

Realizada de forma técnica, dinâmica e democrática, a parceria entre a Administração Municipal e a Myr Projetos Sustentáveis tem como objetivo identificar as principais vocações do Município de Varginha frente aos acontecimentos recentes; pontuar os desafios existentes diante do cenário atual, sejam eles sociais econômicos ou urbanísticos, e propor ações estratégicas de curto, médio e longo prazo, considerando as insuficiências e potencialidades locais. Segundo Marina Paes de Barros, socióloga e demógrafa que compõe a equipe de Belo Horizonte, "Políticas complementares como a fiscalização efetiva, a educação ambiental, patrimonial, dentre outras, devem ser consideradas como articulações constantes. Só assim se tornará viável o pleno estabelecimento das diretrizes a serem estabelecidas pelo Plano Diretor".

Além de revisar a última versão do documento existente, a equipe de elaboração do Plano Diretor deverá propor adequações às leis que o acompanham como a Lei de Perímetro Urbano; a Lei de Uso e Ocupação; a Lei de Parcelamento do Solo; o Código de Obras; o Código de Posturas; o Código de Meio Ambiente e o Plano de Mobilidade. Para o Secretário Municipal de Planejamento, José Manoel Magalhães Ferreira "é fundamental atualizar e disseminar as informações sobre a realidade do município para que todo o planejamento possa ser feito de acordo com as prioridades e necessidades da população. Nessa perspectiva, a atualização do amparo legal é essencial".

Com a finalização do Diagnóstico, a equipe responsável pelo Plano Diretor passa a ter o subsídio suficiente para a construção do novo documento, assim como definir as adequações legais necessárias a serem propostas às normativas municipais vigentes.

Atividades Internas sobre o Plano Diretor
Passada a apresentação do Diagnóstico do Plano Diretor ao Público presente no Teatro Capitólio, tiveram início na sede do Propac II, na terça-feira, 20, as atividades internas com os Secretários Municipais.

20/06 (Terça-feira)
Tema: Mobilidade e Planejamento Territorial
Públicos/ Secretarias: Planejamento; Obras; Meio Ambiente; Fazenda; Indústria.

21/06 (Quarta-feira)
Tema: Meio Ambiente
Públicos/ Secretarias: Agricultura; Planejamento; Obras

Tema: Atividades Econômicas
Públicos/Secretarias: Planejamento; Fazenda; Indústria; Turismo; Fundação Cultural

22/06 (Quinta-feira)

Tema: Políticas Públicas

Públicos/ Secretarias: Educação; Saúde; Assistência; Segurança; Fundação Cultural 
Fonte: ASSCOM/PMV