
Segundo explicações do encarregado do setor de Vigilância Ambiental, José Donizete de Souza, as áreas onde foram encontrados os macacos, foram isoladas, uma próxima da Copasa e outra em uma área de preservação ambiental, próxima do Parque Centenário, foram isoladas e agentes do setor estão no local fazendo a varredura na busca de possíveis focos, coletando as larvas para análise e realizando o tratamento para eliminação e equipes da zoonoses estão percorrendo a mata na busca de outros animais mortos. .
Orientação à população
No sábado os agentes de saúde estão no bairro Centenários e adjacências percorrendo as residências, porta a porta, com o objetivo de saber quantas pessoas já receberam a vacina da Febre Amarela, para então repassarem as coordenadoras das unidades de saúde.
Lira
A Prefeitura de Varginha, por meio do Setor de Vigilância Ambiental, realizou nos dias 08, 09 e 10 deste mês, o primeiro LIRAa – Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti do ano de 2018, que é realizado em todo território nacional, em cidades com índice de infestação com mais de 2 (dois) mil imóveis.
No total geral, foram encontrados 105 focos do mosquito Aedes Aegypti, e 20 focos do Aedes Albopictus sendo que os Bairros Jardim Sion, Centenário e Três Bicas foram os mais infestados.
No total geral, foram encontrados 105 focos do mosquito Aedes Aegypti, e 20 focos do Aedes Albopictus sendo que os Bairros Jardim Sion, Centenário e Três Bicas foram os mais infestados. Também houve classificação dos recipientes mais comuns em possuírem focos como tambores, vasilhas de plásticos, vasos de plantas e latas.
Vacina
Þ A vacina contra a Febre Amarela está disponível em todas as Unidades de Saúde que realizam vacina, é gratuita e faz parte docalendário básico (de 9 meses a 59 anos);
Þ Quem ainda não vacinou, procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, levando a Carteira de Vacina;
Þ Pessoas que vão viajar para onde há casos da doença em humanos ou circulação do vírus entre animais (macacos), e para as áreas internacionais, a vacina deve ser administrada com dez dias de antecedência para que o organismo tenha tempo de produzir anticorpos. Para as viagens internacionais é necessário o registro da vacina contra Febre Amarela no Certificado Internacional de Vacinação, que pode ser solicitado na Policlínica Central das 07:30 às 12:3O.
Þ Todas as dúvidas em relação a vacina poderão ser esclarecidas nas Unidades de Saúde do município;
Dê: Asscom/PMV