terça-feira, 3 de dezembro de 2019

CÂMARA DE VARGINHA ENTREGA TÍTULO DE CIDADANIA HONORÁRIA AO SR. GILBERTO MAIOLINI




Em sessão solene ocorrida na noite de sexta-feira (29), a Câmara Municipal de Varginha concedeu o Título de Cidadania Honorária Varginhense ao Sr. Gilberto Maiolini.
A solenidade de entrega da honraria, proposta pelo vereador Carlúcio Mecânico e aprovada por unanimidade dos vereadores foi presidida pelo vereador Leonardo Ciacci e contou a presença de familiares e amigos. A vereadora Zilda Silva também prestigiou o evento.
Em uso da palavra os vereadores destacaram a importância do empresário Sr. Gilberto Maiolini e do seu trabalho em prol do desenvolvimento de nossa cidade.  
“Tenho uma amizade de longa data com o Sr. Gilberto e não podia deixar de prestigiar esse momento tão importante. Junto com toda sua família e colaboradores, tem feito muito por Varginha. São pessoas íntegras, honradas que realmente merecem o nosso reconhecimento. Peço a Deus que continue dando forças para que possa seguir servindo de exemplo para tantos outros”, destacou o vereador e presidente em exercício, Leonardo Ciacci.
O propositor da homenagem, vereador Carlúcio Mecânico falou da felicidade em poder oferecer o título. “Me sinto muito honrado em oferecer essa homenagem ao Sr. Gilberto Maiolini. Nossa cidade ganha em tê-lo como cidadão. Desejo muita saúde e prosperidade para que continue sendo essa pessoa humilde, simples e batalhadora”, disse.
Logo após a entrega da honraria, o homenageado agradeceu emocionado o recebimento do Título.
Natural de Elói Mendes, Gilberto Maiolini nasceu em um lugar chamado Cobertores.  A pedido de seu tio José Maiolini, ele foi trabalhar com ele em sua venda por alguns anos. Quando completou 18 anos, foi selecionado para ESA (Escola de Sargento da Armas) com diploma de honra ao mérito. Permaneceu por 10 meses e devido ao seu comportamento e agilidade, foi oferecido um cargo especial, porém seu pai não autorizou que ele continuasse. Voltou então para a fazenda e logo em seguida teve a ideia de abrir um pequeno comércio varejista que ficou situado primeiramente na rua Dr. José Bíscaro. Logo após foi expandindo para outros três lugares maiores, colocando filiais e trazendo seus irmãos para Varginha. 

FIM DA INJEÇÃO: BRASIL TEM A 1ª INSULINA INALÁVEL APROVADA PELA ANVISA



A partir de agora, quem tem diabetes e precisa fazer uso de insulina diariamente para controlar a glicemia tem uma alternativa às injeções. Isso porque, conforme mostra uma resolução publicada no Diário Oficial da União, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso de um medicamento chamado Afrezza, tipo de insulina inalável que dispensa as agulhas.


Insulina inalável para diabetes: Anvisa libera

O diabetes mellitus é uma disfunção do pâncreas que causa uma deficiência na produção de insulina pelo organismo, hormônio que regula a entrada de glicose nas células. Sem a quantidade necessária de insulina, a glicose fica acumulada no sangue, gerando um quadro de hiperglicemia que pode ser regulado a partir de uma dose do hormônio aplicada de forma artificial.
Normalmente, essa aplicação é feita pelo próprio paciente com uma pequena seringa, respeitando as doses receitadas pelo médico. Porém, com a nova liberação da Anvisa, quem sofre com essa condição agora também pode fazer uso de um medicamento chamado Afrezza, um tipo inalável de insulina que promete mais conforto ao administrar essa medicação diária.

                                          Afrezza

Desenvolvido a partir de uma parceria entre as empresas Biomm e MannKind, o Afrezza é usado com o auxílio de um pequeno inalador que pode ser levado para qualquer lugar e deve ser administrado no início das refeições. Ao contrário do que ocorre com a insulina aplicada com seringas, esse medicamento não precisa de refrigeração e, de acordo com os desenvolvedores, tem ação muito rápida.
Conforme explica a MannKind em um comunicado, assim que inalada, a substância se dissolve rapidamente ao chegar nos pulmões e cai na corrente sanguínea imediatamente, fazendo com que os níveis máximos de insulina sejam alcançados entre 12 e 15 minutos após a administração, voltando a declinar apenas após três horas desde o uso.

                                       Contraindicações

A opção, porém, tem contraindicações e há casos em que ela não pode ser utilizada sozinha.
No comunicado, a empresa informa que, para pacientes com diabetes mellitus tipo 1 (ou seja, quando não há qualquer produção de insulina pelo corpo), o Afrezza deve ser combinado com um hormônio de ação prolongada. Além disso, não é uma opção para fumantes.

DÊ: VIX

CDCA abre inscrição para a Unidade IV no Centenário





Poderão participar crianças acima de 7 anos e adolescentes até 15

O Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente – CDCA, oferece 100 vagas para a unidade IV que vai começar a funcionar em 2020, na Escola Municipal Santinha Salles Gontijo, localizada no Bairro Centenário.
Serão 100 vagas para crianças a partir de 7 anos e adolescentes até 15 anos da região do Centenário. As oficinas oferecidas serão de musicalização, dança, informática, reforço escolar, atividade física e artesanato, ou seja, atividades que correspondem à finalidade do CDCA que é de colaborar com a formação educacional, cultural e profissional de crianças e adolescentes.
A presidente do CDCA, Juliana de Paula Mendonça, adianta que está bastante entusiasmada para o início das oficinas nessa região. “Nosso objetivo é oferecer atividades que desenvolvam as habilidades, sendo também um investimento para crianças e adolescentes que terão novas oportunidades de ocupação no contra-turno das escolas, uma vez que muitos pais ou responsáveis tem que trabalhar e os filhos ficam sozinhos”, disse.
O prazo de inscrição será de segunda à sexta-feira da próxima semana, do dia 9 ao dia 13. Os interessados devem ir diretamente até a Escola Municipal Santinha Salles Gontijo, na Rua Luis Mangiapelo, 48, Centenário, das 9h às 15h, com os documentos relacionados a seguir. Informações detalhadas podem ser obtidas pelo telefone 3690-2085.

CDCA:

O Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente – CDCA – passará a ter quatro unidades:
- Unidade I (Vila Bueno), atende jovens entre 15 e 17 anos com curso de Assistente Administrativo, artesanato e marcenaria
- Unidade II (Vila Barcelona) para público de 7 a 15 anos com ginástica rítmica, musicalização, esporte, artes e programa Jovem Aprendiz
- Unidade III (Bairro Padre Vitor) também para público de 7 a 15 anos com oficinas de reforço escolar, esporte e musicalização
- Unidade IV será para crianças e adolescentes (7 a 15 anos) com musicalização, dança, informática, reforço escolar, atividade física e artesanato

Todos os documentos solicitados na lista abaixo são obrigatórios para a inscrição no CDCA IV:
  • 1 foto ¾ do(a) candidato(a).
  • Cópia de RG e CPF do(a) candidato(a).
  • Cópia de RG e CPF do(a) responsável legal pelo candidato(a).
  • Cópia de declaração de renda dos responsáveis. O comprovante de renda dos responsáveis deverá ser atual, de pelo menos três meses anteriores. Caso o familiar seja autônomo deverá assinar declaração de próprio punho no ato de inscrição.
  • Cópia de comprovante de pagamento de aluguel ou financiamento (Se a família residir em imóvel alugado ou financiado) - Deverá ser atual de ao menos três meses anteriores.
  • Cópia de cartão do Bolsa Família, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Pensão de Alimentos, Pensão por Óbito ou qualquer benefício que seja recebido pela família.
  • Declaração de Escolaridade.


sábado, 30 de novembro de 2019

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO – SEGUNDA ETAPA




Objetivos: Interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no País.
Dia D, (30/11) Sábado dia de mobilização nacional de vacinação contra o Sarampo.

GRUPO PRIORITÁRIO PARA A VACINAÇÃO
Adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade

Nota: Nesta etapa priorizou-se o grupo de 20 a 29 anos de idade devido ao número de casos confirmados nessa faixa etária ser expressivo.

Será mantido a vacinação de crianças com 6 meses a menores de cinco que não foram imunizadas na primeira etapa.



quinta-feira, 28 de novembro de 2019

TEM MUTIRÃO DE LIMPEZA NAS TRÊS BICAS E VILA YPIRANGA NA QUARTA, DIA 4

Mutirão da Dengue de quarta-feiram dia 04, será nos bairros Três Bicas e Vila Ipiranga



Atenção moradores do Três Bicas e Vila Ipiranga. Na quarta-feira, dia
04, o Mutirão da Dengue percorrerá os bairros das 7h30 às 13h,
recolhendo materiais inservíveis e eliminando os depósitos de água
parada nos imóveis e terrenos,  no intuito de evitar uma epidemia de
doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti e demais espécies de
mosquitos.

Solicitamos aos moradores que retirem de suas casas, deixando nas
calçadas no mesmo dia bem cedinho, no máximo até 7h30, todos os
materiais  como móveis velhos, latas, vidros, metais, pneus,
eletrodomésticos e eletroeletrônicos, objetos que possam acumular água,
dentre outros, pois os caminhões de coleta só percorreram as ruas uma
única vez. Não serão recolhidos pelos caminhões galhos de árvores e
entulhos de construção. Haverá também panfletagem orientativa nos
imóveis dos bairros nos dias anteriores ao mutirão.

Fique Atento:

" Bairro limpo é sinônimo de bairro saudável..."

" O lixo que você joga nas ruas e terrenos baldios, acaba voltando pra
sua casa, em forma de doenças".

Denuncie! Via telefone: setor de vigilância ambiental (3690-2230)
Guarda civil municipal - fone 153 ou 3690-2714

ESTÁGIO REMUNERADO NO ZOO DE VGA: INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO TERMINAM AMANHÃ

Inscrições de processo seletivo para estágio no Parque Zoobotânico  de
Varginha encerram nesta sexta-feira, 29


  As inscrições para o processo seletivo de estágios no  Parque
Zoobotânico Dr. Mário Frota para o ano de 2020 encerram nesta sexta-feira, 29.  
São oferecidas seis  vagas de estágio para estudantes de
medicina veterinária, biologia e zootecnia, com início do estágio a
partir de março de 2020.

  O estágio não é remunerado e exige-se um período mínimo de
dedicação de 2 meses, para que o estudante possa desenvolver projetos
em diversas áreas como: comportamento animal, medicina de animais
silvestres, nutrição animal, enriquecimento ambiental e educação
ambiental, além é claro do manejo cotidiano dos animais silvestres em
cativeiro.

  Para candidatar-se a uma das vagas oferecidas o estudante deve,
preferencialmente, estar cursando o último ano do curso e deverá fazer
sua inscrição através do e-mail: zoologico@varginha.mg.gov.br, onde
encaminhará seu currículo para análise e também deverá preencher e
enviar junto o formulário disponibilizado no link

  O Parque Zoobotânico Dr Mario Frota - Zoológico, através da
Secretaria Municipal de Turismo e Comércio e Prefeitura Municipal de
Varginha, já possui diversas parcerias com universidades da região,
para a realização dos estágios obrigatórios de conclusão de curso
nas áreas relacionadas aos animais. Mas também oferecemos estágios
voluntários para estudantes que desejam conhecer um pouco mais sobre o
manejo de animais silvestres, e que não tenham a possibilidade de
cumprir a carga horária exigida para o estágio obrigatório, lembrando
sempre que o Parque Zoobotânico exige uma carga horária mínima
diária de 4 horas, e no mínimo 2 meses de estágio.

  O cronograma do processo seletivo inicia-se com as inscrições, por
e-mail, no período de:

  - 06 a 29 de novembro: inscrição (envio de CV e formulário)

  - 30 /11 a 08/12: análise dos currículos feita pela equipe técnica
do Parque Zoobotânico

  - 08/12: divulgação do resultado do processo seletivo, com
encaminhamento de e-mail para os candidatos inscritos.
 

MAIS DE 500 MIL FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS RECEBERAM BOLSA FAMÍLIA, DIZ MPF



Programa pagou mais de R$ 2,5 bilhões a quem não tinha direito.
Ministério Público cobrou fiscalização rigorosa.


Mais de 500 mil funcionários públicos receberam indevidamente o Bolsa Família. Essa fraude descoberta pelo Ministério Público Federal já soma mais de R$ 2,5 bilhões.
Esses casos se multiplicam pelo país. Gente que não tem direito ao benefício tirando a vez de quem precisa, porque tem importância o benefício também. O Ministério Público cobrou uma fiscalização rigorosa.
Essa não foi uma investigação superficial e levou em conta o cruzamento de dados da Receita Federal, de Tribunais de Contas, do TSE e do Ministério do Desenvolvimento Social, que é responsável pelo Bolsa Família. O programa pagou mais de R$ 2,5 bilhões entre 2013 e 2014 a quem não tinha direito.
Dona de casa, Rejane teve que esperar por mais de dois anos para começar a receber o Bolsa Família. Ela mora em Ilhéus, na Bahia, e cumpria as exigências do programa, como o limite de renda de até R$ 154 por pessoa da família que tem crianças.
Ela e outros moradores da cidade só receberam o auxílio depois que a Prefeitura cancelou mais de seis mil benefícios de quem recebia de forma irregular, sem ter direito. Mil e trezentos perderam o Bolsa Família porque eram funcionários da Prefeitura, a maioria mentiu ou omitiu informações importantes quando fez o cadastro. Esse tipo de fraude acontece em vários lugares do país.
Um levantamento divulgado pelo Ministério Público Federal mostrou que o Bolsa Família pagou mais de R$ 2,5 bilhões entre 2013 e 2014 para pessoas que não tinham direito. O valor corresponde a 4,5% do total pago pelo programa no período. Os municípios onde há mais casos suspeitos de fraude são Salvador, Brasília, João Pessoa, Manaus e Recife.
O Ministério Público cruzou dados da Receita Federal, dos Tribunais de Contas dos estados, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e do Tribunal Superior Eleitoral. Concluiu que os pagamentos onde há suspeita de fraude foram feitos a mais de 584 mil servidores públicos, 318 mil eram empresários, 89 mil recebiam a bolsa de R$ 160, mas tinham feito doação para candidatos que disputaram campanhas eleitorais, e 49 mil beneficiários estavam mortos.
Os procuradores cobraram informações do Ministério do Desenvolvimento Social sobre a execução e a fiscalização do Bolsa Família e também vão pedir informações às prefeituras, que são as responsáveis pelos cadastros das famílias que queiram participar do programa. A ideia é identificar brechas que permitem fraudes e sugerir mudanças, como por exemplo, que seja feito um pente fino, um cruzamento de dados já no momento inicial, quando a pessoa procura o governo para se candidatar a receber o benefício.
A procuradora Renata Baptista, responsável pelo grupo que estuda o Bolsa Família, disse que o programa é bom e cumpre a proposta de transferir renda para famílias em situação de extrema pobreza, mas que é fundamental fazer ajustes. Ela afirma que nem todas as fraudes apontadas foram cometidas por beneficiários do programa. Como no caso dos que fizeram doações para campanhas eleitorais. Muitos deles podem ter tido o CPF clonado. Por isso, é preciso aprofundar o estudo.
 
“O dinheiro é finito, se o dinheiro é finito, e alguém recebe sem ter o direito de receber, falta para alguém que realmente precisa, então o programa ele é bom, o que a gente precisa melhorar é a transparência, a gente precisa melhorar a fiscalização”, afirma a procuradora da República Renata Baptista.
O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário lembrou que o governo já faz uma avaliação sobre os beneficiários e que no começo do ano, ainda na gestão da presidente afastada Dilma Rousseff, o ministério excluiu 38 mil famílias do programa. O novo ministro disse que vai se reunir com a procuradora para discutir como melhorar a fiscalização.
“Já existe o programa aqui de acompanhamento, ele será aperfeiçoado muito agora, vamos incrementar bastante isso dentro do Ministério para evitar que as fraudes comprometam, inclusive, a credibilidade do programa. É necessário que se crie um sistema rápido de cruzamento de informações para evitar que haja uma fraude em maior escala”, declarou Osmar Terra, ministro do Desenvolvimento Social e Agrário.
Tereza Campelo, ex-ministra do Desenvolvimento Social do governo da presidente afastada, Dilma Rousseff, afirmou que a auditoria parece ter sido feita com base em premissas erradas e leva a conclusões equivocadas. Ela disse que desde 2005, o ministério faz o cruzamento do cadastro do programa com outras bases de dados para identificar inconsistências e que, antes de sair do ministério, lançou o processo de atualização cadastral das famílias para 2016, uma espécie de malha fina do programa.

DO:G1

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

CÂMARA DE VARGINHA COMUNICA: FUNDEB NÃO ENTRA EM PAUTA NA REUNIÃO DE HOJE

                                                                                COMUNICADO

A Câmara Municipal de Varginha informa que o Projeto de Lei nº 80/2019 que trata do rateio dos 40% remanescentes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação -  Fundeb – entre os profissionais do magistério NÃO será votado nesta quarta-feira (27).
Na reunião ordinária de hoje será votado o Projeto de Lei nº 52/2019, que estima a receita e fixa a despesa do Município para o exercício de 2020, ou seja o orçamento do Município de Varginha para o ano que vem. 

Este projeto, de acordo com o Regimento Interno da Câmara, tem que ser votado em pauta única, não podendo haver inclusão de nenhuma outra pauta nesta reunião.

O projeto que trata do rateio do Fundeb está previsto para ser votado na próxima semana. 

Tal comunicado se faz necessário visto a quantidade de pessoas que têm procurado a Câmara e os vereadores pedindo informações sobre essa votação.


terça-feira, 26 de novembro de 2019

O AMOR TE DÁ AZAS: NAMORAVA ESCONDIDO E PULOU DO TERCEIRO ANDAR PRA FUGIR DA SOGRA

FOTO: WHATZAAP
O fato inusitado aconteceu no condomínio que fica na Alameda Mandaríns,  início da Av. Imigrantes, em Varginha, quando o casal de namorados que se encontravam sozinhos no apartamento onde reside a família da moça, uma menor com 14 anos de idade, quando ouviram ruídos de passos no corredor e julgaram ser a mãe da moça chegando em casa.

Ao se ver pega em flagrante, a moça entrou em desespero e mandou que o namorado pulasse pela janela; pedido que o rapaz, cheio de amor pra dar, não exitou em atender; e ele saltou pela janela do terceiro andar do prédio, vindo a despencar de uma altura de quase 10 metros até o chão.

Os bombeiros e o SAMU foram acionados para resgatar o rapaz, de 17 anos, que  ficou ferido na queda milagrosamente amortecida por um telhado no térreo.

A vitima ficou em cima do telhado, foi resgatada pelo corpo de bombeiros e levada pelo SAMU ao PS do Hospital Bom Pastor para atendimento de emergência.



PREFEITURA DE VARGINHA INAUGURA SEDE DA PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO


Inaugurada na manhã desta terça-feira, 26, a nova sede da Procuradoria Geral do Município – PGM, construída em anexo ao prédio da Administração Municipal de Varginha e do Gabinete do Prefeito e do Vice-prefeito, na Vila Paiva.

Em seu pronunciamento, o procurador geral do Município, Evandro Marcelo dos Santos, agradeceu o prefeito, Antônio Silva, pelo reconhecimento da necessidade do investimento nessa obra.
“O prefeito tem amplo conhecimento jurídico o que demonstrou ao aprovar essa obra que vai refletir na agilidade das questões jurídicas que envolvem o Município”, declarou.




O procurador geral do Município também agradeceu o vice-prefeito Vérdi Melo, por sempre estar preocupado na defesa das causas que beneficiam a população e a Câmara Municipal, pois não seria possível essa inauguração sem a aprovação dos vereadores que também aprovaram a Lei Complementar nº 1/2017. Estendendo os agradecimentos citou os secretários municipais, os representantes do Poder Judiciário, advogados, OAB, Defensoria Pública e Advocacia Pública, além do primeiro procurador do município, Morvan Acayaba, que também prestigiou a inauguração.



Já o vice-prefeito Vérdi Melo enumerou uma série de inaugurações que beneficiam diretamente a população como a Escola Municipal do Bairro de Fátima e dos Carvalhos, a recém inaugurada Unidade Básica de Saúde do Bairro Jardim Colonial (na região do Cidade Nova), “entre outras como essa, da PGM que vai agilizar todo o processo jurídico municipal”.







O prefeito Antônio Silva assumiu a ousadia de mais essa obra. Ele lembrou do “calote” do Estado que não fez repasses milionários às prefeituras mineiras o que comprometeu o desenvolvimento e o progresso dos municípios. “Mas apesar de tudo isso colocamos Deus à frente do nosso trabalho e o resultado ai está. E porque a reconstrução da PGM? Não foi apenas por uma adequação física, nossa preocupação foi em restaurar a dignidade e a eficiência da Procuradoria e de sua equipe, para com os interesses do município. Precisávamos de um local, um ambiente de trabalho a altura dos nossos procuradores, um prédio que unificasse todos os serviços prestados pela PGM, e agora saio com a consciência tranquila, de ter proporcionado esta estrutura física para a execução do trabalho da PGM que defende os direitos e deveres dos nossos contribuintes”, disse o prefeito.



Compareceram os secretários municipais Honorinho Ottoni (Governo), Joadylson Barra Ferreira (Meio Ambiente), José Manoel Magalhães Ferreira (Planejamento), Marcos Paiva Foresti (Agricultura e Pecuária), Wadson Camargo (Fazenda), Sérgio Takeishi (Administração), Patrícia Rodrigues Souza (Habitação e Desenvolvimento Social) e Mário Carvalho Terra (Saúde), além de Lindon Lopes (diretor superintendente da Fundação Cultural), Orivaldo Mendonça (diretor da Guarda Civil Municipal) e Aristides Ribas (diretor da Rádio Melodia).





                   
              Procuradoria Geral do Município

A Procuradoria Geral do Município – PGM - é uma instituição permanente, criada pela Lei Orgânica do Município em 1990 e regida pela Lei Complementar Municipal nº 1 de 19 de dezembro de 2017, sendo essencial à justiça, à legalidade e à função jurisdicional, além do que lhe foi incumbida a tutela do interesse público e dos interesses difusos e coletivos municipais.

Tem por princípios institucionais a unidade, a indivisibilidade, a tutela do interesse público e a autonomia técnico-jurídica, tendo também, no desempenho de suas funções, atuação na defesa dos postulados decorrentes da autonomia municipal, na prevenção e na solução dos conflitos e no controle prévio da constitucionalidade e da legalidade dos atos da Administração Pública Municipal.

POR: ASCOM/PMV/CARLA BERALDO