quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

RESUMO DOS TRABALHOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE VARGINHA

 


Cabo Valério - CIDADANIA

Requerimentos:

·          Solicitou ao prefeito, através do Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, informações acerca do planejamento estratégico e cronograma completo, no ano de 2021, de recapeamento asfáltico das vias urbanas, capina física das calçadas e dos lotes de terreno pertencentes à municipalidade e realização de mutirões de coleta de lixo, no combate à dengue e outras endemias: Qual é o planejamento estratégico e cronograma completo, no ano de 2021, de recapeamento asfáltico das vias urbanas? Informar na resposta: ruas e avenidas e seus respectivos trechos que sofrerão o recapeamento; data em que os serviços serão realizados em cada trecho; prazo para completa conclusão das referidas obras, incluindo a sinalização horizontal; valor dos recursos financeiros que serão empregados em cada trecho; e origem desses recursos – se oriundo do próprio Município, se decorrente de transferência federal ou estadual ou mediante convênio. Qual é o planejamento estratégico e cronograma completo, no ano de 2021, da capina física das calçadas e dos lotes de terreno pertencentes à municipalidade? Informar locais e trechos em que haverá os serviços; data provável de início e encerramento dos serviços em cada trecho; se os serviços serão realizados com mão-de-obra própria ou mediante contratação de empresa terceirizada; e, caso haja a contratação de empresa terceirizada, enviar o respectivo contrato e informar os valores já dispendidos. Qual é o planejamento estratégico e cronograma completo, no ano de 2021, da realização de mutirões de coleta de lixo, no combate à dengue e outras endemias? Informar os bairros e localidades do Município que serão atendidos; data provável de início e encerramento dos serviços em cada trecho; se os serviços serão realizados com mão-de-obra própria ou mediante contratação de empresa terceirizada; e, caso haja a contratação de empresa terceirizada, enviar o respectivo contrato e informar os valores já dispendidos.

·         Solicitou ao prefeito, através do Secretário Municipal de Saúde, a seguinte informação sobre número de leitos hospitalares: O Município de Varginha possui sistema unificado e informatizado de cadastro de número de leitos hospitalares, incluindo ambulatório, enfermaria, CTI, UTI e outros que possibilitem, de forma transparente, o acesso em tempo real às informações referentes à ocupação dos leitos hospitalares do SUS?

 

                                                                                                                                                                              Apoliano de Jesus Rios – PP

Indicação:

·    Solicitou ao prefeito e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos a construção de dois quebra-molas, ou outra medida de contenção de velocidade na Rua Antônio Plácido de Barros, próximo ao imóvel de número 225, no bairro Jardim Sion.

Requerimento:

·  Solicitou ao prefeito informações sobre o agendamento e realização de consultas médicas nas unidades do Programa Saúde da Família e unidades básicas de saúde da cidade: Onde os agentes de saúde estão trabalhando? Por que as chamadas telefônicas não estão sendo atendidas? Por que os munícipes não conseguem agendar suas consultas? Por que não há resposta nos atendimentos solicitados, como resultado de exame de sangue e retorno médico? Por que não estão sendo marcadas as consultas em cada setor?

 

Carlinho da Padaria – PODEMOS

Indicação:

·        Solicitou ao prefeito e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos que seja realizado o recapeamento asfáltico em toda a extensão da rua Antônio Bernardes Pereira, bairro Vila São Geraldo e também a construção de faixa elevada para travessia de pedestres em frente ao imóvel de número 1.300.

Requerimento:

·      Solicitou ao prefeito informações sobre o enfrentamento à Covid-19, a saber: Existe algum questionário para captação de informações dos infectados? Existe algum relatório de estudo de localidade? É feita alguma amostragem de abordagem com o infectado para tentar descobrir o local de contaminação? Além do bairro do infectado pelo coronavírus, são solicitadas informações dos locais onde esteve nos últimos catorze dias? Existe algum controle de frequência desses infectados nos estabelecimentos correlacionados com os decretos? São colhidos detalhes de locais frequentados pelo infectado? Existe um estudo antecedente aos decretos para o fechamento de estabelecimentos? Esses estabelecimentos são analisados cientificamente como uma provável ameaça para a propagação desse vírus? Como é definida essa análise cientifica para o fechamento de empreendimentos não essenciais? Além de decretos de fechamento ou de redução de horário, é apresentada alguma alternativa ou recurso para que as empresas continuem funcionando? Quem está à frente dos estudos desse impacto? Essa equipe se responsabiliza pelos atos de impacto social, econômico e também de saúde por essa decisão? O que é a definição de aglomeração, no ponto de vista da equipe responsável por esse estudo?            Respeitando o distanciamento social, álcool em gel e protocolos de segurança instituídos pela Organização Mundial da Saúde – OMS, os eventos podem acontecer independentemente da quantidade de público? Existe eficácia nas recomendações da OMS perante os protocolos de segurança?       Países de primeiro mundo, mas especificamente na Europa, estão migrando para o uso de máscaras N95/PFF2, pois reprovam material caseiro e agora exigem máscara profissional. Localmente, há algum estudo nesse sentido? Existe alguma campanha ativa para o uso de material correto a ser utilizado para confecção das máscaras e como utilizar corretamente?

 

                                                                                                                                                              Cristovão Vilas Boas- PODEMOS

 

Indicação:

·         Solicitou ao prefeito que seja realizada uma reforma geral na quadra poliesportiva localizada na praça do bairro Centenário, próximo ao conselho comunitário, bem como a capina do campo de futebol ao lado da referida quadra.

Requerimento:

·         Solicitou ao prefeito junto ao secretário Municipal de Obras e ao coordenador do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais - DER, informações sobre a o estado de conservação da Rodovia MG 167, na altura do KM 219: Qual é a responsabilidade do Município de Varginha, quanto as obras de reparo e manutenção de uma galeria localizada no referido KM 219, que canaliza o córrego São José e também recebe águas pluviais? Informar se de fato existe convênio entre o DER e o Município de Varginha, quanto a conservação e manutenção na referida localidade? Em caso afirmativo que seja enviada cópia deste convênio. Que nos seja informada a data da última obra de reparos ocorrida nesta galeria, quem de fato a executou? Que medidas serão tomadas em caráter de urgência, para substituir os paliativos executados na última intervenção, demonstrados pelas fotos anexadas, onde constata, erosão acentuada no leito do córrego, proteção de pedestres feita com fios de arames farpados, rachaduras no passeio, resíduos de asfalto jogados no leito da Rodovia? Em caso de acidente entre pedestre e veículos, de quem será a responsabilidade?

 

 

Dandan - PODEMOS

Requerimentos:

·         Solicitou ao prefeito ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública; à Delegada Regional de Polícia Civil; ao Diretor Geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER/MG e ao Coordenador do DER/MG, informações referentes à eventual mudança da Delegacia Regional de Polícia Civil – DRPC de Varginha, situada na Avenida Benjamin Constant, n. 431, Centro, em Varginha, para a sede do DER/MG, sito à Avenida Alfredo Braga de Carvalho, n. 125, bairro Industrial JK, também em Varginha: Como se encontram as tratativas referentes à permuta e/ou transferência da Delegacia Regional da Polícia Civil de Varginha para o prédio onde está localizada a 10ª Coordenadoria Regional do DER/MG? Haverá permuta entre os órgãos ou serão unificados, com funcionamento simultâneo? Existem valores que serão repassados, pelo Estado ou pelo Município, às entidades envolvidas em razão da possível negociação, para adequações dos imóveis? Existe solicitação de permuta e/ou transferência oficializada junto ao Governo do Estado, perante os órgãos e o Município? Caso positivo, enviar cópia. Quais espaços serão utilizados pelos órgãos? O DER/MG e a Delegacia Regional de Polícia Civil têm interesse na cessão e/ou permuta dos imóveis que utilizam na cidade de Varginha? Há interesse e possibilidade de mudança de endereço em razão das atividades desenvolvidas? Caso positivo, há necessidade de adequação do imóvel? Há estudos sobre a viabilidade e custeio de eventual obra? qual a previsão de tempo? Caso a mudança dos entes seja viável e autorizada, qual a previsão de tempo?

·         Solicitou ao prefeito, através do Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos e ao Coordenador do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER/MG, informações referentes aos pontos de alagamento na Rodovia BR-491, próxima ao Parque de Exposições: Qual o motivo dos alagamentos ocorridos durante os períodos chuvosos na rodovia, nos trechos compreendidos entre o Posto Petrobrás e o Parque de Exposições de Varginha, em ambas as direções? Como é realizado o escoamento das águas pluviais no local? Quais as providências adotadas pelo Estado para evitar a situação de calamidade descrita? Quais as providências adotadas pela Prefeitura Municipal para evitar a situação de calamidade descrita? Já foi cogitada a substituição dos bueiros que existem no local por outros de diâmetro superior, ou mesmo de outros meios de coleta de águas pluviais? Em caso afirmativo, quais medidas estão sendo adotadas para concretização da substituição? Existe estimativa de tempo para conclusão do procedimento? De qual ente é a responsabilidade pela manutenção do referido trecho? Quando há interferência de pessoas na rodovia, de qual ente passa a ser a responsabilidade pela sua conservação? Existe um plano de crescimento urbano que abarca o escoamento de água dos bairros nas imediações do local em questão? Existe alguma campanha educativa na cidade a fim de conscientizar a população para adotar medidas que possam contribuir para evitar que tais incidentes ocorram, tal como a campanha “Não jogue lixo nas ruas”?

 

                                                                                                                                                  Dudu Ottoni - PTB

Indicação:

·        Solicitou ao prefeito e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos para que providenciem estudos técnicos para o prolongamento da Rua Vereador José Francisco até a Avenida dos Expedicionários, no bairro Santana, com todas as benfeitorias necessárias.

Requerimento:

·        Solicitou que a Mesa Diretora oficie o prefeito para que regulamente a Lei nº 6.531/2018, de minha autoria, que institui o Programa Municipal de Horta Comunitária.

  

 

Dr Guedes - PTB

Indicação:

·       Solicitou ao prefeito e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Sr. Willian Gregório Grande, melhorias no asfalto recém aplicado, na rua Zeca Ponciano, próximo ao número 245, no Bairro Rezende.

Requerimento:

·           Solicitou ao prefeito e ao Chefe do DER-MG - Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais, solicitando as seguintes informações: Há projeto para a construção de uma passarela para travessia de pedestres sobre a Avenida Princesa do Sul, na área entre o Automóvel Clube de Varginha e a Superintendência Regional da Fazenda? Em caso afirmativo, há previsão para o início das obras?

  

Joãozinho Enfermeiro - PSC

Indicação:

·      Solicitou ao prefeito e à Secretaria Municipal de Saúde e ao Engenheiro Municipal de Varginha, ao Senhor Romeu Zema Governador do Estado de Minas Gerais, à Secretaria de Estado de Saúde, ao Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais e à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, que sejam envidados todos os esforços necessários para a implantação de uma ala para o atendimento exclusivo das mulheres no Hospital Bom Pastor, junto ao seu Conselho Administrativo, bem como o envio por parte do Executivo Municipal do respectivo projeto arquitetônico.

   

Bebeto do Posto - PSL

Indicação:

·        Solicitou ao prefeito que seja estudada a possibilidade de envio ao Legislativo de projeto de lei para a concessão de isenção no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU às pessoas que possuem um único imóvel e estejam em tratamento oncológico.

Requerimento:

·        Solicitou ao prefeito e ao representante legal da empresa Turilessa Ltda. – AUTOTRANS, informações sobre os serviços e horários do transporte público coletivo: Qual a tabela de horários das linhas vigentes hoje em Varginha? Quantos ônibus, em média, atendem a cidade de Varginha nos dias úteis? Quantos ônibus, em média, atendem a cidade de Varginha nos feriados e fins de semana? Quais são os critérios para definição do número de ônibus rodando em cada linha? Enviar relação com número de ônibus por linhas. Qual o número máximo (lotação) de passageiros em cada ônibus? Houve diminuição da capacidade máxima em cada ônibus por conta da pandemia da Covid-19? A prefeitura realiza fiscalização na qualidade dos serviços prestados pela Autotrans, avaliando lotação, cumprimento dos horários e quantidade de veículos disponíveis? Em caso positivo, como é feita a fiscalização? Qual é sua periodicidade? Existem documentos que comprovem tal fiscalização? Enviar documentos para análise.

Dr Lucas - PSB

Indicações:

·        Solicitou ao prefeito, através do Secretário Municipal de Saúde que seja verificada a possibilidade de investimentos e melhorias na POLICLÍNICA LÉA FERREIRA TEIXEIRA (POLICLÍNICA CENTRAL), localizada na Rua Santa Catarina, s/n – Centro.

·       Solicitou ao prefeito, através do Secretário Municipal de Saúde, que seja verificada a possibilidade de retomada das consultas com especialidade em CARDIOLOGIA na  POLICLÍNICA LÉA FERREIRA TEIXEIRA (POLICLÍNICA CENTRAL), localizada na Rua Santa Catarina, s/n – Centro.


                                                                                Marquinho da Cooperativa - PRB

Requerimentos:

·        Solicitou ao prefeito informações quanto ao pagamento de insalubridade aos servidores lotados na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos: Quais critérios utilizados para pagamento de adicional de insalubridade aos servidores? Quantos servidores têm recebido o referido adicional e qual a respectiva porcentagem? Se o adicional de insalubridade é pago a todo servidor que exerce suas funções em condições insalubres, por que há servidores que recebem e outros não, mesmo quando desempenham idêntica função? De acordo com informações recebidas por este Vereador foi realizada uma perícia em meados de setembro de 2020 para verificar a condição de salubridade ou insalubridade do ambiente de trabalho. O laudo pericial já foi entregue? Em caso afirmativo, qual a conclusão do laudo pericial?

·       Solicitou ao prefeito, ao Secretário Municipal de Saúde e à Secretária Municipal de Administração, através do Departamento de Recursos Humanos, informações sobre a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS e dos Agentes de Combate às Endemias – ACE: Por que não foram repassados aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias os valores referentes ao incentivo/gratificação? Há previsão para o pagamento? Quando? Caso negativo, por quê? Desde quando os agentes não recebem esse incentivo/gratificação? Há lei ou outra norma municipal (Decreto do Prefeito) para esses pagamentos ser efetuados?

Reginaldo Tristão - PSB

Indicação:

·     Solicitou ao Prefeito e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, através do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito – DEMUTRAN e ao Diretor Geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER/MG, estudo de viabilidade para construção de uma rotatória ou um pontilhão entre a Avenida do Contorno/Rodovia MG-167 e a Rua Michel Mansur, no Bairro Parque Boa Vista.        

 

                                                                                                                    Professor Rodrigo Naves - PSB

Indicações:

·        Solicitou ao prefeito, ao Secretário de Obras e Serviços Urbanos e ao Secretário Municipal do Meio Ambiente, a instalação de lixeiras de coletas seletivas nas principais praças e vias públicas da cidade e simultaneamente, a realização de uma campanha educativa objetivando a conscientização da população sobre a importância do descarte de lixo nos locais adequados.

·        Solicitou ao prefeito e ao Secretário de Obras e Serviços Urbanos, a instalação de postes com iluminação e construção de bocas de lobo na avenida principal que liga o bairro Carvalhos ao bairro Novo Tempo.

Projeto:

·        Apresentou o Projeto de Lei Nº 5/2021 que dispõe sobre a obrigatoriedade de mobiliário e equipamento inclusivo nos parques, playgrounds e nas academias ao ar livre em espaço público para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e dá outras providências.   

 

Thulyo Paiva - AVANTE

Indicação:

  • Solicitou ao prefeito, ao Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente – CODEMA, ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos e à Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG a realização de poda ou corte de árvore na Avenida Domingos Conde, próximo ao imóvel de número 500, no bairro São Sebastião e instalação de poste com luminária na mesma via.

Requerimento:

  • Solicitou ao prefeito e ao Gerente Regional da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA, informações sobre o aterro controlado, mais conhecido por lixão: Há algum tipo de fiscalização no local onde funcionava o aterro controlado, para evitar o descarte irregular de entulhos? Como tem sido realizada a fiscalização da execução do contrato celebrado entre a Prefeitura e a COPASA, notadamente quanto ao encerramento das atividades no lixão? Qual o valor pago mensalmente à COPASA relativo à prestação de serviço de disposição final de resíduos sólidos urbanos? Há algum tipo de tratamento dado ao chorume, líquido proveniente da decomposição de matéria orgânica, no aterro controlado? Se negativo, há alguma previsão para iniciar o tratamento desse material poluente? Há algum tipo de captação dos gases resultantes da decomposição do lixo no aterro controlado? Se negativo, há previsão para iniciar a captação dos gases poluentes e posterior produção de biogás? Existe algum projeto de recuperação da área degradada do aterro controlado? Em caso afirmativo, enviar cópia do projeto.

  

Zilda Silva – PP

Indicações:

·       Solicitou ao prefeito a limpeza, retirada de entulhos e colocação de placa "Proibido jogar lixo ou entulho" na Rua José Cardoso Gomes (Rua 7) em frente ao número 625, no bairro Novo Tempo.

·        Solicitou ao prefeito que envide esforços para instalação de uma Escola Agrícola na antiga Escola Municipal Pedro Reghin.

--Cabo Valério - CIDADANIA

Requerimentos:

·          Solicitou ao prefeito, através do Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, informações acerca do planejamento estratégico e cronograma completo, no ano de 2021, de recapeamento asfáltico das vias urbanas, capina física das calçadas e dos lotes de terreno pertencentes à municipalidade e realização de mutirões de coleta de lixo, no combate à dengue e outras endemias: Qual é o planejamento estratégico e cronograma completo, no ano de 2021, de recapeamento asfáltico das vias urbanas? Informar na resposta: ruas e avenidas e seus respectivos trechos que sofrerão o recapeamento; data em que os serviços serão realizados em cada trecho; prazo para completa conclusão das referidas obras, incluindo a sinalização horizontal; valor dos recursos financeiros que serão empregados em cada trecho; e origem desses recursos – se oriundo do próprio Município, se decorrente de transferência federal ou estadual ou mediante convênio. Qual é o planejamento estratégico e cronograma completo, no ano de 2021, da capina física das calçadas e dos lotes de terreno pertencentes à municipalidade? Informar locais e trechos em que haverá os serviços; data provável de início e encerramento dos serviços em cada trecho; se os serviços serão realizados com mão-de-obra própria ou mediante contratação de empresa terceirizada; e, caso haja a contratação de empresa terceirizada, enviar o respectivo contrato e informar os valores já dispendidos. Qual é o planejamento estratégico e cronograma completo, no ano de 2021, da realização de mutirões de coleta de lixo, no combate à dengue e outras endemias? Informar os bairros e localidades do Município que serão atendidos; data provável de início e encerramento dos serviços em cada trecho; se os serviços serão realizados com mão-de-obra própria ou mediante contratação de empresa terceirizada; e, caso haja a contratação de empresa terceirizada, enviar o respectivo contrato e informar os valores já dispendidos.

·         Solicitou ao prefeito, através do Secretário Municipal de Saúde, a seguinte informação sobre número de leitos hospitalares: O Município de Varginha possui sistema unificado e informatizado de cadastro de número de leitos hospitalares, incluindo ambulatório, enfermaria, CTI, UTI e outros que possibilitem, de forma transparente, o acesso em tempo real às informações referentes à ocupação dos leitos hospitalares do SUS?

 

                                                                                                                                                                              Apoliano de Jesus Rios – PP

Indicação:

·    Solicitou ao prefeito e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos a construção de dois quebra-molas, ou outra medida de contenção de velocidade na Rua Antônio Plácido de Barros, próximo ao imóvel de número 225, no bairro Jardim Sion.

Requerimento:

·  Solicitou ao prefeito informações sobre o agendamento e realização de consultas médicas nas unidades do Programa Saúde da Família e unidades básicas de saúde da cidade: Onde os agentes de saúde estão trabalhando? Por que as chamadas telefônicas não estão sendo atendidas? Por que os munícipes não conseguem agendar suas consultas? Por que não há resposta nos atendimentos solicitados, como resultado de exame de sangue e retorno médico? Por que não estão sendo marcadas as consultas em cada setor?

 

Carlinho da Padaria – PODEMOS

Indicação:

·        Solicitou ao prefeito e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos que seja realizado o recapeamento asfáltico em toda a extensão da rua Antônio Bernardes Pereira, bairro Vila São Geraldo e também a construção de faixa elevada para travessia de pedestres em frente ao imóvel de número 1.300.

Requerimento:

·      Solicitou ao prefeito informações sobre o enfrentamento à Covid-19, a saber: Existe algum questionário para captação de informações dos infectados? Existe algum relatório de estudo de localidade? É feita alguma amostragem de abordagem com o infectado para tentar descobrir o local de contaminação? Além do bairro do infectado pelo coronavírus, são solicitadas informações dos locais onde esteve nos últimos catorze dias? Existe algum controle de frequência desses infectados nos estabelecimentos correlacionados com os decretos? São colhidos detalhes de locais frequentados pelo infectado? Existe um estudo antecedente aos decretos para o fechamento de estabelecimentos? Esses estabelecimentos são analisados cientificamente como uma provável ameaça para a propagação desse vírus? Como é definida essa análise cientifica para o fechamento de empreendimentos não essenciais? Além de decretos de fechamento ou de redução de horário, é apresentada alguma alternativa ou recurso para que as empresas continuem funcionando? Quem está à frente dos estudos desse impacto? Essa equipe se responsabiliza pelos atos de impacto social, econômico e também de saúde por essa decisão? O que é a definição de aglomeração, no ponto de vista da equipe responsável por esse estudo?            Respeitando o distanciamento social, álcool em gel e protocolos de segurança instituídos pela Organização Mundial da Saúde – OMS, os eventos podem acontecer independentemente da quantidade de público? Existe eficácia nas recomendações da OMS perante os protocolos de segurança?       Países de primeiro mundo, mas especificamente na Europa, estão migrando para o uso de máscaras N95/PFF2, pois reprovam material caseiro e agora exigem máscara profissional. Localmente, há algum estudo nesse sentido? Existe alguma campanha ativa para o uso de material correto a ser utilizado para confecção das máscaras e como utilizar corretamente?

 

                                                                                                                                                              Cristovão Vilas Boas- PODEMOS

 

Indicação:

·         Solicitou ao prefeito que seja realizada uma reforma geral na quadra poliesportiva localizada na praça do bairro Centenário, próximo ao conselho comunitário, bem como a capina do campo de futebol ao lado da referida quadra.

Requerimento:

·         Solicitou ao prefeito junto ao secretário Municipal de Obras e ao coordenador do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais - DER, informações sobre a o estado de conservação da Rodovia MG 167, na altura do KM 219: Qual é a responsabilidade do Município de Varginha, quanto as obras de reparo e manutenção de uma galeria localizada no referido KM 219, que canaliza o córrego São José e também recebe águas pluviais? Informar se de fato existe convênio entre o DER e o Município de Varginha, quanto a conservação e manutenção na referida localidade? Em caso afirmativo que seja enviada cópia deste convênio. Que nos seja informada a data da última obra de reparos ocorrida nesta galeria, quem de fato a executou? Que medidas serão tomadas em caráter de urgência, para substituir os paliativos executados na última intervenção, demonstrados pelas fotos anexadas, onde constata, erosão acentuada no leito do córrego, proteção de pedestres feita com fios de arames farpados, rachaduras no passeio, resíduos de asfalto jogados no leito da Rodovia? Em caso de acidente entre pedestre e veículos, de quem será a responsabilidade?

 

 

Dandan - PODEMOS

Requerimentos:

·         Solicitou ao prefeito ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública; à Delegada Regional de Polícia Civil; ao Diretor Geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER/MG e ao Coordenador do DER/MG, informações referentes à eventual mudança da Delegacia Regional de Polícia Civil – DRPC de Varginha, situada na Avenida Benjamin Constant, n. 431, Centro, em Varginha, para a sede do DER/MG, sito à Avenida Alfredo Braga de Carvalho, n. 125, bairro Industrial JK, também em Varginha: Como se encontram as tratativas referentes à permuta e/ou transferência da Delegacia Regional da Polícia Civil de Varginha para o prédio onde está localizada a 10ª Coordenadoria Regional do DER/MG? Haverá permuta entre os órgãos ou serão unificados, com funcionamento simultâneo? Existem valores que serão repassados, pelo Estado ou pelo Município, às entidades envolvidas em razão da possível negociação, para adequações dos imóveis? Existe solicitação de permuta e/ou transferência oficializada junto ao Governo do Estado, perante os órgãos e o Município? Caso positivo, enviar cópia. Quais espaços serão utilizados pelos órgãos? O DER/MG e a Delegacia Regional de Polícia Civil têm interesse na cessão e/ou permuta dos imóveis que utilizam na cidade de Varginha? Há interesse e possibilidade de mudança de endereço em razão das atividades desenvolvidas? Caso positivo, há necessidade de adequação do imóvel? Há estudos sobre a viabilidade e custeio de eventual obra? qual a previsão de tempo? Caso a mudança dos entes seja viável e autorizada, qual a previsão de tempo?

·         Solicitou ao prefeito, através do Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos e ao Coordenador do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER/MG, informações referentes aos pontos de alagamento na Rodovia BR-491, próxima ao Parque de Exposições: Qual o motivo dos alagamentos ocorridos durante os períodos chuvosos na rodovia, nos trechos compreendidos entre o Posto Petrobrás e o Parque de Exposições de Varginha, em ambas as direções? Como é realizado o escoamento das águas pluviais no local? Quais as providências adotadas pelo Estado para evitar a situação de calamidade descrita? Quais as providências adotadas pela Prefeitura Municipal para evitar a situação de calamidade descrita? Já foi cogitada a substituição dos bueiros que existem no local por outros de diâmetro superior, ou mesmo de outros meios de coleta de águas pluviais? Em caso afirmativo, quais medidas estão sendo adotadas para concretização da substituição? Existe estimativa de tempo para conclusão do procedimento? De qual ente é a responsabilidade pela manutenção do referido trecho? Quando há interferência de pessoas na rodovia, de qual ente passa a ser a responsabilidade pela sua conservação? Existe um plano de crescimento urbano que abarca o escoamento de água dos bairros nas imediações do local em questão? Existe alguma campanha educativa na cidade a fim de conscientizar a população para adotar medidas que possam contribuir para evitar que tais incidentes ocorram, tal como a campanha “Não jogue lixo nas ruas”?

 

                                                                                                                                                  Dudu Ottoni - PTB

Indicação:

·        Solicitou ao prefeito e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos para que providenciem estudos técnicos para o prolongamento da Rua Vereador José Francisco até a Avenida dos Expedicionários, no bairro Santana, com todas as benfeitorias necessárias.

Requerimento:

·        Solicitou que a Mesa Diretora oficie o prefeito para que regulamente a Lei nº 6.531/2018, de minha autoria, que institui o Programa Municipal de Horta Comunitária.

  

 

Dr Guedes - PTB

Indicação:

·       Solicitou ao prefeito e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Sr. Willian Gregório Grande, melhorias no asfalto recém aplicado, na rua Zeca Ponciano, próximo ao número 245, no Bairro Rezende.

Requerimento:

·           Solicitou ao prefeito e ao Chefe do DER-MG - Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais, solicitando as seguintes informações: Há projeto para a construção de uma passarela para travessia de pedestres sobre a Avenida Princesa do Sul, na área entre o Automóvel Clube de Varginha e a Superintendência Regional da Fazenda? Em caso afirmativo, há previsão para o início das obras?

  

Joãozinho Enfermeiro - PSC

Indicação:

·      Solicitou ao prefeito e à Secretaria Municipal de Saúde e ao Engenheiro Municipal de Varginha, ao Senhor Romeu Zema Governador do Estado de Minas Gerais, à Secretaria de Estado de Saúde, ao Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais e à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, que sejam envidados todos os esforços necessários para a implantação de uma ala para o atendimento exclusivo das mulheres no Hospital Bom Pastor, junto ao seu Conselho Administrativo, bem como o envio por parte do Executivo Municipal do respectivo projeto arquitetônico.

   

Bebeto do Posto - PSL

Indicação:

·        Solicitou ao prefeito que seja estudada a possibilidade de envio ao Legislativo de projeto de lei para a concessão de isenção no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU às pessoas que possuem um único imóvel e estejam em tratamento oncológico.

Requerimento:

·        Solicitou ao prefeito e ao representante legal da empresa Turilessa Ltda. – AUTOTRANS, informações sobre os serviços e horários do transporte público coletivo: Qual a tabela de horários das linhas vigentes hoje em Varginha? Quantos ônibus, em média, atendem a cidade de Varginha nos dias úteis? Quantos ônibus, em média, atendem a cidade de Varginha nos feriados e fins de semana? Quais são os critérios para definição do número de ônibus rodando em cada linha? Enviar relação com número de ônibus por linhas. Qual o número máximo (lotação) de passageiros em cada ônibus? Houve diminuição da capacidade máxima em cada ônibus por conta da pandemia da Covid-19? A prefeitura realiza fiscalização na qualidade dos serviços prestados pela Autotrans, avaliando lotação, cumprimento dos horários e quantidade de veículos disponíveis? Em caso positivo, como é feita a fiscalização? Qual é sua periodicidade? Existem documentos que comprovem tal fiscalização? Enviar documentos para análise.

Dr Lucas - PSB

Indicações:

·        Solicitou ao prefeito, através do Secretário Municipal de Saúde que seja verificada a possibilidade de investimentos e melhorias na POLICLÍNICA LÉA FERREIRA TEIXEIRA (POLICLÍNICA CENTRAL), localizada na Rua Santa Catarina, s/n – Centro.

·       Solicitou ao prefeito, através do Secretário Municipal de Saúde, que seja verificada a possibilidade de retomada das consultas com especialidade em CARDIOLOGIA na  POLICLÍNICA LÉA FERREIRA TEIXEIRA (POLICLÍNICA CENTRAL), localizada na Rua Santa Catarina, s/n – Centro.


                                                                                Marquinho da Cooperativa - PRB

Requerimentos:

·        Solicitou ao prefeito informações quanto ao pagamento de insalubridade aos servidores lotados na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos: Quais critérios utilizados para pagamento de adicional de insalubridade aos servidores? Quantos servidores têm recebido o referido adicional e qual a respectiva porcentagem? Se o adicional de insalubridade é pago a todo servidor que exerce suas funções em condições insalubres, por que há servidores que recebem e outros não, mesmo quando desempenham idêntica função? De acordo com informações recebidas por este Vereador foi realizada uma perícia em meados de setembro de 2020 para verificar a condição de salubridade ou insalubridade do ambiente de trabalho. O laudo pericial já foi entregue? Em caso afirmativo, qual a conclusão do laudo pericial?

·       Solicitou ao prefeito, ao Secretário Municipal de Saúde e à Secretária Municipal de Administração, através do Departamento de Recursos Humanos, informações sobre a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS e dos Agentes de Combate às Endemias – ACE: Por que não foram repassados aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias os valores referentes ao incentivo/gratificação? Há previsão para o pagamento? Quando? Caso negativo, por quê? Desde quando os agentes não recebem esse incentivo/gratificação? Há lei ou outra norma municipal (Decreto do Prefeito) para esses pagamentos ser efetuados?

Reginaldo Tristão - PSB

Indicação:

·     Solicitou ao Prefeito e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, através do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito – DEMUTRAN e ao Diretor Geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER/MG, estudo de viabilidade para construção de uma rotatória ou um pontilhão entre a Avenida do Contorno/Rodovia MG-167 e a Rua Michel Mansur, no Bairro Parque Boa Vista.        

 

                                                                                                                    Professor Rodrigo Naves - PSB

Indicações:

·        Solicitou ao prefeito, ao Secretário de Obras e Serviços Urbanos e ao Secretário Municipal do Meio Ambiente, a instalação de lixeiras de coletas seletivas nas principais praças e vias públicas da cidade e simultaneamente, a realização de uma campanha educativa objetivando a conscientização da população sobre a importância do descarte de lixo nos locais adequados.

·        Solicitou ao prefeito e ao Secretário de Obras e Serviços Urbanos, a instalação de postes com iluminação e construção de bocas de lobo na avenida principal que liga o bairro Carvalhos ao bairro Novo Tempo.

Projeto:

·        Apresentou o Projeto de Lei Nº 5/2021 que dispõe sobre a obrigatoriedade de mobiliário e equipamento inclusivo nos parques, playgrounds e nas academias ao ar livre em espaço público para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e dá outras providências.   

 

Thulyo Paiva - AVANTE

Indicação:

  • Solicitou ao prefeito, ao Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente – CODEMA, ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos e à Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG a realização de poda ou corte de árvore na Avenida Domingos Conde, próximo ao imóvel de número 500, no bairro São Sebastião e instalação de poste com luminária na mesma via.

Requerimento:

  • Solicitou ao prefeito e ao Gerente Regional da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA, informações sobre o aterro controlado, mais conhecido por lixão: Há algum tipo de fiscalização no local onde funcionava o aterro controlado, para evitar o descarte irregular de entulhos? Como tem sido realizada a fiscalização da execução do contrato celebrado entre a Prefeitura e a COPASA, notadamente quanto ao encerramento das atividades no lixão? Qual o valor pago mensalmente à COPASA relativo à prestação de serviço de disposição final de resíduos sólidos urbanos? Há algum tipo de tratamento dado ao chorume, líquido proveniente da decomposição de matéria orgânica, no aterro controlado? Se negativo, há alguma previsão para iniciar o tratamento desse material poluente? Há algum tipo de captação dos gases resultantes da decomposição do lixo no aterro controlado? Se negativo, há previsão para iniciar a captação dos gases poluentes e posterior produção de biogás? Existe algum projeto de recuperação da área degradada do aterro controlado? Em caso afirmativo, enviar cópia do projeto.

  

Zilda Silva – PP

Indicações:

·       Solicitou ao prefeito a limpeza, retirada de entulhos e colocação de placa "Proibido jogar lixo ou entulho" na Rua José Cardoso Gomes (Rua 7) em frente ao número 625, no bairro Novo Tempo.

·        Solicitou ao prefeito que envide esforços para instalação de uma Escola Agrícola na antiga Escola Municipal Pedro Reghin.

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LINK DO CADASTRO PARA VACINAÇÃO DE IDOSOS COM 89 ANOS OU MAIS


A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Semus - divulga  nesta quarta-feira, 17, um link para que sejam atualizados dados cadastrais e endereços de pessoas com 89 anos ou mais para receberem a vacina contra a COVID-19;


https://forms.gle/1G4ZEhrc29iwJ9Vg8

Trata-se de um pré-cadastro para a vacina. Quem não tiver acesso ao link para o pré-cadastro online, deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para confirmar os dados.

O secretário municipal de Saúde, médico infectologista Luiz Carlos Coelho explica que é de suma importância atualizar endereço, cartão do SUS e outros dados para facilitar o cadastro junto aos serviços de saúde .

A data para início da Vacinação desta faixa etária será divulgada  nesta quinta-feira, 18.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

MASTER DICAS PARA VOCÊ ESTUDAR EM CASA

 



Com o isolamento social muitas pessoas começaram a estudar em casa, seja porque seus cursos presenciáveis tiveram de ser adaptados ou então porque resolveram aproveitar o tempo extra para desenvolver uma nova habilidade. 

Mas essa mudança do físico para o virtual nem sempre é fácil e, por isso, separamos algumas dicas valiosas para te ajudar a aproveitar ao máximo os seus estudos em casa. 

A principal dica é criar e manter uma rotina de estudos, com horários certos para começar e também para parar. Pequenas pausas de 2 em 2 horas ajudam a melhorar a concentração.

Escolha também um local para estudar que seja confortável, calmo silencioso e livre de distrações. 

Troque ideias com seus colegas de cursos. Além de manter o contato com as pessoas, vocês também trocam informações e se ajudam com as dúvidas.

Se tiver crianças em casa, não esqueça de oferecer sua ajuda para elas também. Esse tipo de mudança drástica na rotina afeta elas tanto quanto a gente. 

Conte com a ajuda da tecnologia para facilitar os seus estudos. Use o google para encontrar mais informações, acesse plataformas online, estude também através de vídeos e podcasts, etc...


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PETROBRÁS AUMENTA PREÇOS: CERCA DE 8% PARA A GASOLINA E 6% PARA O DIESEL NAS REFINARIAS

 17 de fevereiro de 2021 às 16h31

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira, 8, um aumento de cerca de 8% no preço da gasolina a ser vendido pelas refinarias para as distribuidoras. Com isso, o preço médio do litro do combustível subiu R$ 0,17 e passará a ser de R$ 2,25 a partir desta quinta-feira, 18.

Já o óleo diesel aumentou cerca de 6% (R$ 0,13 por litro) e passará a custar R$ 2,24 também a partir desta quinta.

“Importante ressaltar que os valores praticados nas refinarias pela Petrobras são diferentes dos percebidos pelo consumidor final no varejo. Até chegar ao consumidor, são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis pelas distribuidoras, no caso da gasolina e do diesel, além dos custos e margens das companhias distribuidoras e dos revendedores de combustíveis”, informa nota divulgada pela empresa.

Por: Agência Brasil

ACOMPANHE A ATUAÇÃO DOS VEREADORES

 CABO VALÉRIO PEDE INFORMAÇÕES SOBRE VACINAÇÃO DOS AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA

 

O vereador Cabo Valério enviou um requerimento ao prefeito e ao secretário municipal de Saúde onde solicita informações a respeito do cronograma de vacinação contra a Covid-19, em especial para os agentes de Segurança Pública.

O vereador questiona se há previsão desses profissionais serem vacinados e qual seria a data provável que a imunização aconteceria, tendo em vista que os policiais têm contato direto com a população, correndo grandes riscos de serem contaminados. “A vacinação dos profissionais da segurança pública é essencial nesse delicado momento de pandemia. Os riscos aos quais estes profissionais também estão expostos são evidentes, considerando que, em muitas ocorrências, o contato físico com outras pessoas é dever legal”, explica o parlamentar.

Cabo Valério em sua justificativa, pede por esses esclarecimentos para que seja agilizado o processo de vacinação levando em consideração que já foram registrados 33 casos de profissionais da segurança pública infectados pela doença.

  

FISCALIZAÇÃO

Outro questionamento do vereador é a respeito da transparência no processo de vacinação do município. Cabo Valério questionou a quantidade de doses que foram recebidas, quais são os grupos prioritários e também pediu a apresentação de um cronograma completo da campanha de vacinação na cidade. “Precisamos saber se o Município já possui um sistema para divulgação dos dados dos vacinados. Isso é extremamente necessário para que possamos cumprir nosso papel de fiscalizadores”, concluiu o vereador.


DR. LUCAS PEDE VACINAÇÃO PARA PESSOAS RESPONSÁVEIS POR AGENDAMENTO E MANUTENÇÃO DAS CLÍNICAS EM VARGINHA

 

Dr. Lucas enviou ao Prefeito Municipal através do Secretário Municipal de Saúde e à Superintendência Regional de Saúde uma solicitação para que seja verificada a possibilidade de garantir prioridade de inclusão no plano de vacinação contra a Covid-19 das secretárias, assistentes e colaboradores que atuam na linha de frente no combate a essa doença.

Dr. Lucas explica que essa ação é necessária já que essas pessoas trabalham no agendamento e manutenção de lugares que recebem pessoas que marcam consultas por estarem com os sintomas da doença, sendo assim, essas pessoas também têm contato direto com pessoas que podem estar infectadas pelo vírus. “Pedimos prioritariamente para aqueles cujas especialidades estão diretamente ligadas a cidadãos que muitas vezes agendam consulta por apresentarem sintomas que podem de fato evoluir para COVID-19 e muitos já são pacientes infectados, em tratamento ou recuperação após sofrerem com a doença”, disse o vereador.

 

Ele encerra dizendo que é pelo bem-estar e segurança da população que ele pede para que essa ação seja feita com urgência e para que a Administração Municipal de uma atenção especial ao pedido.



VEREADOR APOLIANO SOLICITA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA PISTA DE BICICROSS NO BAIRRO CAMPOS ELÍSEOS

O Vereador Apoliano, do Projeto Dom, encaminhou ao Prefeito Municipal e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos uma indicação pedindo para que seja construída uma nova pista de bicicross, no modelo pump track, abaixo da pista “Dereck Silva” Reis no bairro Campos Elíseos.

O objetivo dessa nova pista, segundo ele, é para que os iniciantes comecem de uma forma mais segura no esporte. “Como o percurso desse modelo de pista tem várias lombadas a aceleração da bicicleta por pedais não seria totalmente necessária, além de ser uma pista que serve para outras modalidades como patins, skate e patinetes, além do espaço servir para o desenvolvimento de resistência, coordenação motora e interação social”, destacou o vereador.

Apoliano enfatizou ainda que para essa nova pista será necessário um planejamento com paisagismo, limpeza, asfalto, grama, iluminação, entre outros.


COM: ASCOM/CMV

DEPUTADO DANIEL SILVEIRA É PRESO POR ORDEM DE MINISTRO DO STF

Deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) (Crédito: Reila Maria/Agência Câmara)


O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foi preso na noite desta terça-feira (16), após divulgar um vídeo no qual defende o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e faz apologia ao AI-5, instrumento de repressão da ditadura militar. A prisão foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, que determinou que o mandado poderia ser cumprido “imediatamente e independentemente de horário por tratar-se de prisão em flagrante delito”. O deputado passou a noite na sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

Moraes também determinou que o YouTube retire o vídeo do ar, sob pena de multa diária de R$ 100 mil, e deu ordem para que a polícia armazene cópia do material. A decisão deve ser analisada pelo plenário do STF na sessão desta quarta-feira (17).

No vídeo, Daniel Silveira atacou seis ministros do Supremo: Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Dias Toffoli.

A imunidade parlamentar existe justamente para que os representantes, eleitos pelo voto direto, possam expressar amplamente suas opiniões e pensamentos.

A atitude do ministro Alexandre de Morais coloca o parlamento numa posição vexatória de submissão que na realidade não existe, fere de morte a constituição.

Se os deputados e senadores não tomarem atitude agora, terão que pedir permissão ao STF antes de se pronunciar...  

CONCURSO ANATEL: SÃO 333 VAGAS NA ESTATAL

Um novo concurso Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pode ser autorizado para preenchimento de vagas em diversos cargos


Segue em pauta a realização de um novo  concurso Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ainda em 2021. Para isto, a agência aguarda apenas parecer, por parte do Ministério da Economia, de um pedido em análise desde maio, que visa preencher 333 vagas em seu quadro de pessoal. Do total de postos, 183 são para cargos com exigência de ensino médio com formação técnica, e 150 para cargos com exigência de nível superior, com remunerações iniciais de até R$ 15.516,12.

Para quem possui ensino médio o pedido é para 99 vagas para o cargo de técnico administrativo e 84 para técnico em regulação de serviços públicos de telecomunicações. Para os técnicos administrativos, o inicial é de R$ 7.474,67 e para os técnicos em regulação, R$ 7.846,47, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

Para nível superior são 46 postos para o cargo de analista administrativo e 104 para especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicação. Para analista administrativo, o inicial é de R$ 14.265,57, enquanto para os especialistas, é de R$ 15.516,12, já considerando os R$ 458

O pedido equivale ao total de vagas em aberto na ocasião do envio do pedido que, de um total de 1.600 postos, apenas 1.357 estavam ocupados. Desde então, a carência de pessoal tende a ter se intensificado ainda mais.


  Concurso Anatel - Saiba como foi a última seleção

O último concurso Anatel ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 vagas, sendo 20 para técnico administrativo, 12 para técnico em regulação, 20 para analista administrativo e 48 para especialistas. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cespe/UnB, atual Cebraspe

No caso de técnico administrativo, as oportunidades foram para as áreas de administração e comunicação.  Para analista administrativo, as opções foram para arquitetura, direito, tecnologia da informação e engenharia civil e para especialistas, em diversas áreas, incluindo mídia digital, economia, contabilidade, engenharia, direito e métodos quantitativos

COM: JC

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

HOMENS TRABALHANDO: CAPINA, TAPA-BURACOS E MUTIRÃO DA DENGUE NO CENTENÁRIO, AMANHÃ, 17

CAPINA

A Prefeitura de Varginha informa que nessa terça-feira, 16, tem equipes que fazem a limpeza urbana com capina e poda em locais como:

 Rua Zizi Campos - Sion

Av. Otávio Marques de Paiva
Av. Princesa do Sul
Escola Municipal Santinha Sales Gontijo - Centenário
Centro
Bairro Sion
Bairro Vila Pinto
Mina - Campos Elíseos

A Prefeitura reforça a necessidade da população de manter as casas, quintais e lotes limpos, principalmente nessa época chuvosa visando combater os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue.

                                                                  MUTIRÃO DA DENGUE

O próximo Mutirão da Dengue será amanhã, no Bairro Centenário I incluindo e também em uma parte do Bairro Nossa Senhora das Graças. Portanto, os moradores devem começar a juntar tudo que é inservível para ser recolhido nesta quarta-feira. 

Os caminhões começam a percorrer as ruas às 7h30. Não são recolhidos galhos de árvores e resto de construção.

Moradores das demais regiões de Varginha devem manter casas, quintais e terrenos limpos nessa época de chuva, pois é necessário o envolvimento de todos no combate, principalmente à dengue.

MANUTENÇÃO ASFÁLTICA

Atenção condutores de veículos e pedestres que forem passar pelos bairros Cidade Nova,
Corcetti e Santana nessa terça-feira. A Prefeitura realiza manutenção asfáltica nessas localidades com máquinas pesadas e homens trabalhando nas ruas.  (foto)
 

'TROCA DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

O Bairro Carvalhos recebe nessa terça-feira, equipes que realizam a troca da iluminação pública. As lâmpadas de vapor de sódio são substituídas por diodo emissor de luz (sigla LED, em inglês: light-emitting diode), uma tecnologia mais avançada e ambientalmente mais correta. Tem equipes também na Av. Princesa do Sul.


O trabalho é ininterrupto (foto). No último domingo foram trocadas 166 luminárias, retirados e instalados braços de iluminação para adequar a obra às determinadas características de algumas avenidas, isso explica que não estão sendo trocadas apenas as lâmpadas, mas está sendo feita um total reestruturação da iluminação nas ruas e avenidas da cidade de Varginha. O trabalho no domingo ficou concentrado nos bairros São Sebastião e Santa Maria.

A  iluminação pública de LED gera mais conforto visual, contribuindo para que as pessoas possam ter um desempenho visual melhor do que acontece em seu entorno. Com esse  tipo de tecnologia pode-se obter altos índices de reprodução de cor (IRC), maiores que 70%  ou seja, mesmo de noite a iluminação é muito mais completa. Em ruas e avenidas, principalmente em horas de pouco movimento, esse fator pode ser decisivo para que se evitem assaltos, atropelamentos ou outros acidentes nas vias públicas.

A aprovação da população é total. Quem ainda não teve a iluminação da “sua rua” trocada, pergunta quando será. Para a Prefeitura, os moradores de Varginha merecem essa qualidade e modernidade da iluminação pública.