quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

DEPUTADO DANIEL SILVEIRA É PRESO POR ORDEM DE MINISTRO DO STF

Deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) (Crédito: Reila Maria/Agência Câmara)


O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foi preso na noite desta terça-feira (16), após divulgar um vídeo no qual defende o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e faz apologia ao AI-5, instrumento de repressão da ditadura militar. A prisão foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, que determinou que o mandado poderia ser cumprido “imediatamente e independentemente de horário por tratar-se de prisão em flagrante delito”. O deputado passou a noite na sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

Moraes também determinou que o YouTube retire o vídeo do ar, sob pena de multa diária de R$ 100 mil, e deu ordem para que a polícia armazene cópia do material. A decisão deve ser analisada pelo plenário do STF na sessão desta quarta-feira (17).

No vídeo, Daniel Silveira atacou seis ministros do Supremo: Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Dias Toffoli.

A imunidade parlamentar existe justamente para que os representantes, eleitos pelo voto direto, possam expressar amplamente suas opiniões e pensamentos.

A atitude do ministro Alexandre de Morais coloca o parlamento numa posição vexatória de submissão que na realidade não existe, fere de morte a constituição.

Se os deputados e senadores não tomarem atitude agora, terão que pedir permissão ao STF antes de se pronunciar...