terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

RESUMO DE NOTÍCIAS: VOLTA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL, VACINA, COMBUSTÍVEIS

 


Reajuste de combustíveis

A partir desta terça-feira (9), a Petrobras passa a aplicar um novo aumento em seus produtos. O combustível sobe hoje nas refinarias, com alta de 6,2% para o diesel e 8,2% para a gasolina, e já pode chegar às bombas dos postos. O gás de cozinha também terá aumento. Veja os novos preços e as justificativas da empresa.


Reação do mercado

Apesar do novo reajuste dos combustíveis, a estatal garante que os valores seguem alinhados ao dólar e ao mercado internacional. Mesmo assim, duas casas de investimentos rebaixaram a recomendação das ações da companhia. Para conter o preço do combustível, que sobe hoje, o ideal seria “baixar o dólar”, na opinião do presidente Jair Bolsonaro. O aumento do combustível foi tema de reunião com Paulo Guedes, ministro da Economia, e Bolsonaro garante que o governo não pensa em interferir na Petrobras.

Por falar no reajuste dos combustíveis, vale saber que os bancos estão insatisfeitos com uma mudança de regras para o registro de veículos financiados, que passaram a ser feitos diretamente pelos Detrans ou por empresas contratadas pelo órgão de trânsito, sem licitação. Segundo os bancos, isso aumentaria a burocracia, os custos e, possivelmente, a corrupção;

Prioridade da vacina.

Pelo menos 45 grupos, como personal trainers e produtores rurais, querem prioridade na vacinação contra Covid-19, e enviaram pedidos ao Ministério da Saúde para “avançar na fila”. O Plano Nacional de Imunização (PNI) tem 27 grupos prioritários, que somam 77,2 milhões de pessoas. Inclusive, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, deu prazo de 5 dias para o governo justificar as prioridades . E por falar em vacinação, segundo ranking ligado à Universidade de Oxford, o Brasil aplicou mais de 3,55 milhões de doses e é o quinto país que mais vacinou contra Covid-19 em números absolutos.

Mutações e vacinas.

Novos estudos foram divulgados sobre a eficácia das atuais vacinas contra mutações do coronavírus identificadas pelo mundo. Um deles avalia que a vacina da Universidade de Oxford-AstraZeneca pode proteger menos contra a variante da África do Sul. Por outro lado, a vacina da Pfizer parece ser capaz de neutralizar as variantes britânica e sul-africana. Aproveite e leia ainda na reportagem de Amanda Milléo: a baixa imunidade de idosos pode interferir na eficácia das vacinas? Confira.

Atualização. Entre o domingo (7) e esta segunda (8), o Brasil registrou 23.439 novos casos de Covid-19, e 636 mortes pela doença, segundo o último boletim do Ministério da Saúde. No total, o país chegou a 9.548.079 diagnósticos confirmados, 232.170 óbitos, com 8.447.645 recuperados.

Política e economia


Maia no PSDB? O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, está fazendo as malas e deixando o DEM. O racha no partido foi escancarado durante as eleições para a presidência da Câmara e teve como um dos protagonistas o deputado federal ACM Neto, que se aproximou do presidente Jair Bolsonaro. A bancada democrata divulgou nota em que declara que a saída de Maia “ajudará a pacificar o Democratas” . O destino do parlamentar pode ser o PSDB do governador de São Paulo, João Doria, que já oficializou o convite para ele ingressar no partido.

Volta do auxílio emergencial.

Em conversa com apoiadores nesta segunda-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro admitiu que pode retomar o auxílio emergencial para grupos específicos. O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), também reconhece a possibilidade de o Congresso abrir uma “excepcionalização temporária” para garantir o benefício. Lira ainda prometeu para esta terça-feira (9) encaminhar a reforma administrativa para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), enquanto seu aliado, Luis Miranda (DEM-DF), diz ter uma proposta de reforma tributária sob medida para o ministro Paulo Guedes.

Giro pelo mundo

A África do Sul suspendeu a distribuição da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca depois que um estudo preliminar mostrou que o imunizante oferece proteção limitada contra casos leves e moderados da variante 501Y.V2 do novo coronavírus. No Reino Unido, o governo britânico vai investigar a atuação de ativistas da extrema-esquerda no país . No Equador, a população ainda aguarda para saber quem será o adversário de Andrés Arauz no segundo turno das eleições presidenciais.