Nos últimos dias o Centro de
Comunicação da GCMV tem recebido inúmeras denúncias sobre a prática de
“surfe na rabeira de ônibus e caminhões” e de manobras perigosas em vias
e praças por adolescentes e jovens.
As denúncias vêm sendo
realizadas pela população em geral, sobretudo motoristas de ônibus e
caminhões, que diariamente têm de lidar com esta prática, que coloca em
risco além da vida dos próprios ciclistas também a de pedestres e
motoristas.
A maioria dessas denúncias dão informações da prática
dessa "brincadeira arriscada" na Avenida Almirante Barroso, Alameda dos
Pinheiros, Ruas Humberto Pizzo, Jacinto Zanateli, Dr. José Nogueira
Acaiaba, Coronel Gabriel Penha de Paiva e Travessa João Pessoa, que são
pontos de grande fluxo de veículos pesados como ônibus e caminhões.
Somente
nesta semana foram 12 bicicletas apreendidas, conforme preconiza a Lei
Ordinária Municipal Nº 4692/2007 de Apreensão Bicicleta e Skate, cujos
condutores foram flagrados realizando a citada prática irresponsável e
arriscada.
O número (35) 99951-7581 está ligando para a população pedindo dinheiro para montar cestas de natal para pacientes do Hospital Bom Pastor. Isso é golpe.
A Diretoria do Hospital informa que não realiza campanhas desta natureza e não pede dinheiro à população.
Portanto, não cai nesse golpe e não faça pix ou qualquer outro tipo de doação dessa natureza.
Recentemente, uma novidade tem movimentado os usuários do WhatsApp no
Brasil: a introdução da Meta AI, uma ferramenta de inteligência
artificial que amplia significativamente as funcionalidades do
aplicativo. Essa inovação permite ao usuário interagir com uma
assistente digital que pode responder a uma variedade de perguntas,
oferecer recomendações, criar imagens geradas por IA e realizar
conversas simuladas com “personagens” virtuais.
A Meta AI traz consigo a promessa de uma experiência interativa
semelhante ao serviço ChatGPT, conhecido por ser desenvolvido pela
OpenAI. Contudo, é importante destacar que, para garantir a privacidade
do usuário, a Meta AI somente acessa as mensagens enviadas diretamente a
ela, deixando as conversas privadas do WhatsApp intactas.
Como utilizar a Meta AI no WhatsApp?
Para aqueles interessados em explorar as capacidades da Meta AI, o
primeiro passo é manter o aplicativo WhatsApp atualizado. Uma vez com a
versão mais recente instalada, o usuário verá um ícone de cor roxa e
azul representando a Meta AI na tela principal do aplicativo. A partir
daí, basta seguir alguns passos simples para interagir com a
inteligência artificial:
Atualize o aplicativo WhatsApp para a versão mais recente.
Clique no ícone da Meta, que aparece na tela principal do aplicativo.
Permita a conversa com o chat da Meta AI.
Inicie uma conversa diretamente ou digite @Meta AI em qualquer chat.
Faça perguntas ou solicitações conforme desejado.
Como desativar a Meta AI no WhatsApp?
Nem todos os usuários podem se sentir confortáveis com a presença da
Meta AI no WhatsApp, seja devido a preocupações de privacidade ou
simplesmente pela preferência por uma interface menos intrusiva. Ainda
que a remoção completa da IA não seja viável no momento, há maneiras de
limitar sua atuação:
Localize a conversa com o chatbot Meta AI no WhatsApp.
No iOS, arraste o chat para o lado, selecione “Mais” e, em seguida, exclua a conversa.
Em dispositivos Android, selecione a conversa, clique no ícone de lixeira na barra superior e exclua a conversa.
Navegue até as configurações do aplicativo.
Selecione “Conversas” e desative a opção “Mostrar botão Meta AI”.
Preocupações com a privacidade: o que considerar?
Com a crescente utilização de IAs integradas a plataformas de
comunicação, as preocupações com a privacidade também ganham destaque.
Utilizar a Meta AI pode parecer uma tentativa de provocar mudanças
significativas na interação virtual, mas é vital estar atento a como e
quando os dados são compartilhados. A Meta reafirma seu compromisso em
proteger as conversas privadas, limitando o acesso da IA apenas às
mensagens enviadas diretamente a ela. No entanto, manter um olhar
crítico e proativo sobre as configurações de privacidade continua sendo
uma estratégia prudente para todos os usuários.
O
setor de transporte de cargas e passageiros no Brasil enfrenta um
possível paradigma com a proposta de proibição dos pneus recapados em
veículos pesados. Esse debate surge com o Projeto de Lei do deputado
Capitão Augusto, que visa banir o uso desses pneus, alegando segurança e
eficiência como principais motivos.
Atualmente, o uso de pneus recapados é uma prática comum e
regulamentada no Brasil, reconhecida pelo Inmetro e adotada, em
especial, por caminhoneiros autônomos e pequenas transportadoras. Apesar
de não oferecerem a mesma durabilidade e desempenho de um pneu novo,
sua adoção reduz significativamente os custos operacionais. Contudo, as
consequências financeiras dessa possível mudança preocupam o setor.
Por que proibir pneus recapados seria problemático?
A proibição dos pneus recapados traria sérios desafios ao setor de
transporte, conforme afirmam especialistas e entidades. O diretor
operacional da Zorzin Logística, Marcel Zorzin, destaca que a
substituição de pneus recapados por novos encareceria as operações,
especialmente para empresas
Além do impacto econômico, considera-se ainda o efeito ambiental de
tal proibição. Recapar pneus implica em menos resíduos e menor
exploração de recursos naturais, já que prolonga a vida útil dos pneus
existentes. A prática evita que toneladas de pneus sejam descartadas de
forma inadequada.
O que dizem as entidades sobre a proibição?
A proposta foi recebida com forte oposição por parte de várias
entidades de transporte e indústria de pneus. A Agência Nacional de
Transportes Terrestres (ANTT) manifestou-se contrária à proibição,
argumentando que a medida poderia elevar o custo operacional em cerca de
10%. Além disso, a recapagem de pneus é vista como um pilar da
sustentabilidade no setor.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio
Grande do Sul (SETCERGS) e a Associação Brasileira da Reforma de Pneus
(ABR) rejeitaram veementemente a proposta, alegando que ignora a
realidade do transporte brasileiro e ameaça a competitividade das
empresas. Segundo o SETCERGS, a prática economiza petróleo e reduz
emissões de CO₂, alinhando-se a práticas sustentáveis globais.
Quais são os argumentos a favor da proibição?
Defensores da proibição, como o deputado Capitão Augusto, alegam que
pneus recapados podem ser um risco à segurança na estrada. O projeto de
lei sugere que falhas nos pneus, especialmente o desprendimento das
bandas de rodagem, contribuem para acidentes em veículos pesados.
No entanto, não há consenso sobre a frequência dessas falhas, e
estudos mais abrangentes, como os da Confederação Nacional do Transporte
(CNT), não apontam os pneus recapados como uma causa significativa de
acidentes.
Pneus recapados: benefício ou risco?
Enquanto o futuro da proposta ainda é incerto, o debate reflete uma
tensão entre sustentar práticas econômicas e sustentáveis e garantir a
máxima segurança nas estradas. Seja qual for o resultado, o setor deverá
se adaptar, mantendo o equilíbrio entre eficiência operacional e
responsabilidade ambiental.
O uso de pneus recapados, embora controverso agora, desempenhou um
papel fundamental no desenvolvimento econômico do transporte rodoviário
brasileiro, proporcionando uma alternativa viável e sustentável. O
desfecho deste Projeto de Lei poderá redefinir não só práticas
empresariais, mas também aspectos econômicos e ambientais significativos
para o país.
A promulgação da Lei 14.921/2024, assinada pelo presidente Luiz
Inácio Lula da Silva, sinaliza uma mudança significativa para as
autoescolas no Brasil. Esta legislação introduz limites de idade para
veículos utilizados no ensino de direção.
A lei define que motocicletas e triciclos,
enquadrados na categoria A, não podem ultrapassar oito anos de uso. Para
os veículos da categoria B, como automóveis com até oito lugares, essa
idade limite é de 12 anos.
Por que a Idade dos Veículos Importa?
Os veículos modernos
são equipados com tecnologias recentes, como sistemas de frenagem ABS e
airbags, que são cruciais para a proteção dos alunos durante as aulas
práticas. Além disso, carros novos apresentam melhores condições
mecânicas, reduzindo riscos de falhas durante o uso.
Em resposta a boatos sobre o fechamento de autoescolas devido à nova
lei, o objetivo
da legislação é estritamente regulamentar a idade dos veículos, sem
impactar negativamente as operações dessas instituições.
Quais São os Benefícios da Atualização das Frotas?
Atualizar as frotas nas autoescolas não apenas reduz custos de
manutenção, mas também aumenta o conforto e a eficiência energética dos
veículos. Carros mais novos tendem a requerer menos reparos e oferecem
uma revenda mais vantajosa, enquanto veículos com tecnologias de motores
híbridos ou elétricos reduzem a emissão de poluentes, tornando o
aprendizado mais sustentável.
Os futuros motoristas, portanto, se beneficiam de um ensino que
alinha prática e teoria, preparando-os para um trânsito que demanda
consciência ambiental e adaptação tecnológica.
Como Tirar a CNH no Brasil?
Tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um passo
significativo para muitos cidadãos. Este processo começa com a seleção
de uma autoescola credenciada, onde o candidato deve atender a
requisitos básicos de idade e documentação.
Cumprir os requisitos: Ter no mínimo 18 anos;
apresentar RG, CPF e comprovantes de endereço e residência; realizar
exames médicos e psicológicos; saber ler e escrever.
Escolher uma autoescola: Pesquisar a reputação, qualidade dos veículos e instrutores; verificar credenciamento no Detran; comparar preços.
Realizar a matrícula: Levar documentação, efetuar pagamento e agendar exames médicos e psicológicos.
Cursar aulas teóricas: Participar das aulas sobre legislação, primeiros socorros e direção defensiva; usar materiais didáticos para estudo adicional.
Passar na prova teórica: Agendar e realizar a prova no Detran, revisando o conteúdo antes da avaliação.
Finalizar aulas práticas: Realizar e agendar a prova prática no Detran, demostrando habilidades adquiridas durante o curso.
Receber a CNH: Após aprovação, a CNH é emitida e pode ser retirada na autoescola ou no Detran.
Durante todo o processo, é essencial estudar com antecedência, manter
a paciência e seguir as instruções do instrutor para garantir uma
experiência de aprendizado eficaz e tranquila.
A Prefeitura de Varginha, por meio da Vigilância Ambiental, informa que o Mutirão da Dengue de quarta-feira 23/10, será realizado nos bairros JARDIM BOUGANVILLE, BELO HORIZONTE, VALE DAS PALMEIRAS, PARQUE MARIELA, PARQUE DAS AMÉRICAS E PORTO REAL Ressaltamos que o mutirão se estenderá por mais dias caso necessário Nesse dia, esses bairros serão contemplados com mais um Mutirão de Limpeza, afim de eliminar os depósitos de água parada nos imóveis e terrenos, com o recolhimento de todos os materiais inservíveis, no intuito de evitar uma epidemia de doenças transmitidas pelo vetor Aedes Aegypti e demais espécies de mosquitos.
Solicitamos aos moradores para que retirem de suas casas, deixando nas calçadas no mesmo dia bem cedinho, no máximo até 7h, todos os materiais inservíveis como: móveis velhos, latas, plásticos, pneus, objetos que possam acumular água, dentre outros, pois os caminhões de coleta só percorrem as ruas uma única vez!
Ressaltamos que NÃO serão recolhidos pela equipe dos caminhões galhos de árvores e entulhos de construção.
O Mutirão conta com o apoio e colaboração das secretarias de Obras (Limpeza Urbana), Meio Ambiente, Educação (Manutenção) e Setor de Imprensa.
Lembrem-se:
" Bairro limpo é sinônimo de bairro saudável..."
" O lixo que você joga nas ruas, terrenos baldios e no quintal da sua casa, acaba voltando pra você mesmo em forma de doenças".
Denuncie! Setor de Vigilância Ambiental: (35)3690-2230 (que também é WhatsApp) ou pelo e-mail denguedenuncias@varginha.mg.gov.br Vânia Aparecida Silvério Nobre Encarregada do Setor de Vigilância Ambiental
O deserto do Atacama, localizado no Chile, apresenta um dos ambientes
mais extremos e inóspitos da Terra. Apesar disso, há milênios, seres
humanos habitaram essa região, deixando atrás de si provas
impressionantes de seu domínio sobre o terreno. Entre essas evidências,
destacam-se os geoglifos, desenhos monumentais feitos sobre o solo que
surpreendem pela sua preservação ao longo dos séculos.
O Atacama é famoso por abrigar o maior geoglifo conhecido: o Gigante
do Atacama. Este enigmático desenho se encontra nas encostas do Cerro
Unitá e continua a intrigar pesquisadores e arqueólogos por seu tamanho e
pelo mistério de sua criação e função. Ao lado de milhares de outros
geoglifos, o Gigante compõe um impressionante mosaico de arte milenar
que desafia as condições climáticas da região.
O Gigante do Atacama: História e Características
O Gigante do Atacama, um dos geoglifos mais impressionantes do mundo,
mede 119 metros e data de tempos pré-históricos. Este imponente desenho
no solo é considerado um Patrimônio Nacional Protegido
pelo Ministério de Bens Nacionais do Chile desde 2020. Ele se destaca
não apenas pelo tamanho, mas também pela técnica de sua realização, que
envolve o raspamento da superfície do solo para criar um contraste entre
as cores das camadas de terra.
Gigante do Atacama tem 119 metros de comprimento (Imagem: reisegraf.ch/Shutterstock)
Este geoglifo faz parte de um conglomerado de mais de 5.000 desenhos
espalhados pelo Atacama, cujo propósito e significado ainda são objeto
de estudo e especulação. Enquanto alguns sugerem usos religiosos ou
culturais, outros avançam a hipótese de que o Gigante do Atacama poderia
ter servido para fins astrológicos.
Afinal, qual o propósito dos geoglifos?
Os geoglifos do Atacama têm intrigado os estudiosos durante décadas.
Uma das teorias mais discutidas sugere que estes desenhos poderiam estar
relacionados a algum tipo de prática religiosa ou cultural dos antigos
habitantes da região. Alguns pesquisadores acreditam que estejam
alinhados com fenômenos celestiais, como eclipses solares e lunares,
hipótese sustentada pelo alinhamento dos espinhos que se projetam da
cabeça do Gigante com o Sol e a Lua em momentos específicos do ano.
Independente da função exata, o que permanece claro é que esses
geoglifos encapsulam uma conexão profunda entre os antigos habitantes do
Atacama e o ambiente que os cercava. Eles representam não apenas uma
façanha artística, mas também um indício da complexidade da civilização
que os concebeu.
Técnicas de Criação dos Geoglifos
A técnica de realização dos geoglifos no Atacama geralmente envolve o
método “extrativo”. Este método se baseia no raspamento da camada
superficial oxidada do terreno, revelando um solo mais claro que
contrasta fortemente com a área ao redor. Tal técnica resultou em
desenhos perceptíveis à distância, algo que certamente deve ter sido
parte do propósito estético e possivelmente comunicativo dos criadores.
Geoglifos são desenhos gigantescos e geométricos feitos no solo (Imagem: Tetris Awakening/Shutterstock)
Além do método extrativo, existem também técnicas que incorporam
pedras e outros materiais locais para complementar os desenhos,
aumentando a durabilidade e complexidade dos geoglifos, assegurando que
resistam à passagem do tempo.
Descobertas Recentes e Preservação
Enquanto muitos geoglifos foram descobertos e catalogados ao longo
dos anos, o interesse por novas descobertas e pela preservação desses
monumentos cresce constantemente. Eventos naturais e a atividade humana
podem ameaçar essas antigas obras de arte, tornando necessário um
cuidado especial para sua conservação.
Programas de preservação e estudo não se concentram somente em evitar
danos, mas também em entender melhor essas obras, utilizando tecnologia
moderna, como mapeamentos via satélite e análises digitais, que revelam
detalhes de geoglifos dificilmente visíveis a olho nu. Esses esforços
visam garantir que futuras gerações também possam se maravilhar com o
legado deixado pelos antigos habitantes do deserto do Atacama.
Comunicamos com profundo pesar o falecimento do Professor Sérgio Navarra.
A família, enlutada, informa que o velório será realizado hoje, 22 de outubro, das 18h às 22h, no necrotério do Cemitério Campal, à rua Antonieta Esper Kallas, no Parque Mariela (próximo ao Hospital Varginha). E amanhã, de 7h às 10h.
O sepultamento ocorrerá às 11h no Cemitério Municipal, à Avenida Major Venâncio, 452 Vila Floresta.
“Sérgio Navarra foi um homem exemplar, dedicou sua vida ao ensino como professor de educação física e foi o alicerce de sua família.
Escolheu Márcia Regina Santos Navarra como companheira de vida e juntos, tiveram dois filhos, Kellen e Bruno, construindo uma família próspera e abençoada.
Pai presente, sogro amigo e avô coruja, Sérgio sempre colocou a família em primeiro lugar. Seu legado é uma família unida e próspera, que manterá viva sua memória, honrando os valores e princípios que ele cuidadosamente cultivou durante toda a vida.”
Devido aos cortes orçamentários promovidos pelo governo federal, a
Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)
anunciou a suspensão temporária dos contratos com laboratórios que
participam do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis
(PMQC).
Além do PMQC, a ANP utiliza uma série de outras ferramentas de
inteligência para planejar suas ações de fiscalização. Entre essas
ferramentas estão informações sobre movimentação de produtos, denúncias
recebidas pela Ouvidoria da agência, e dados de outros órgãos públicos.
Com essas informações, a ANP consegue focar suas operações em regiões
com maior potencial de problemas.
A suspensão dos contratos coincide com o fim do mandato do atual
diretor-geral da ANP, Rodolfo Sabóia, que deixa o cargo no dia 22 de
dezembro. Caso se confirme a indicação do Ministro de Minas e Energia,
Alexandre Silveira, o próximo a ocupar a chefia da agência será Pietro
Mendes, atual secretário de Petróleo e Gás Natural do ministério e
presidente do Conselho de Administração da Petrobras.
Nessa sexta-feira (18), o Corinthians, a Caixa Econômica Federal e os
Gaviões da Fiel firmaram um acordo para lançar um projeto que visa
levantar recursos destinados à quitação da dívida do clube pela
construção da Neo Química Arena. O objetivo é arrecadar fundos por meio
de doações de torcedores, com a previsão de que a campanha tenha duração
de seis meses e possa reunir entre R$ 500 milhões e R$ 700 milhões.
A campanha será realizada através de uma conta PIX, que deve ser
disponibilizada na primeira quinzena de novembro. As doações serão
depositadas diretamente na conta da Caixa Econômica Federal, reduzindo o
saldo devedor.
A dívida atual do Corinthians com o banco é superior a R$ 710
milhões, conforme o último balanço divulgado. O evento contou com a
participação do presidente do Corinthians, Augusto Melo, do diretor
jurídico Vinícius Cascone, do presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira
Fernandes, e do ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações
Institucionais.
O presidente Augusto Melo destacou a importância da união entre o
clube e sua torcida: “Isso mostra a grandeza do nosso clube, a paixão
verdadeira pelo Corinthians. Fico eternamente grato aos Gaviões da Fiel
por essa iniciativa, que é o início de grandes projetos futuros.”
A operação financeira original foi fechada em 2013, com um empréstimo
de R$ 400 milhões para a construção do estádio. Após renegociações, o
Corinthians atualmente paga apenas os juros, enquanto a amortização do
principal está prevista para começar em 2025.
Além das contribuições via PIX, há também a possibilidade de utilizar
uma conta de garantia, onde os valores arrecadados seriam liberados
para pagamento do estádio somente após atingir um montante fixado em
acordo entre as partes. A medida visa proteger os torcedores de
possíveis golpes, já que a colaboração seria feita diretamente entre o
clube, a torcida organizada e a Caixa, sem intermediários. Veja mais na
reportagem abaixo!