terça-feira, 6 de abril de 2021

TEM MARCHA DA FAMÍLIA CRISTÃ PELA LIBERDADE NO DOMINGO EM VARGINHA

 MANIFESTO FAZ REEDIÇÃO DA "MARCHA DA FAMÍLIA COM DEUS PELA LIBERDADE", QUE EM 1964 LEVOU MAIS DE UM MILHÃO DE PESSOAS ÀS RUAS, PEDINDO A SAÍDA DE JOÃO GOULART DA PRESIDENCIA DA REPÚBLICA.

Marcha da Família com Deus pela Liberdade foi o nome comum de uma série de manifestações públicas ocorridas entre 19 de março e 8 de junho de 1964 no Brasil.

A primeira das 49 marchas aconteceu no dia 19 de março, onde vários grupos sociais, incluindo o clero, o empresariado e setores políticos diversos se organizaram em marchas, levando às ruas mais de um milhão de pessoas com o intuito de derrubar o governo Goulart que iniciava o processo de instituição do sistema comunista no país, .

Dias antes, Goulart assinara dois decretos permitindo a desapropriação de terras numa faixa de dez quilômetros às margens de rodovias, ferrovias e barragens e transferindo para a União o controle de cinco refinarias de petróleo que operavam no país.

Além disso, prometeu realizar as chamadas reformas de base, uma série de reformas administrativas, agrárias, financeiras e tributárias, para garantir o que Goulart chamava de justiça social, fundamentado na função social da terra e de empreendimentos urbanos, demandas antigas e de ampla penetração na sociedade da época.

Vários grupos sociais, incluindo o clero, o empresariado e setores políticos diversos se organizaram em marchas, levando às ruas mais de um milhão de pessoas, na ocasião, foi distribuído o "Manifesto ao povo do Brasil" pedindo o afastamento de Goulart da presidência. Após a deposição do presidente pelos militares em 1 de abril, as marchas passaram a se chamar "Marchas da Vitória". A maior delas, articulada pelo CAMDE no Rio de Janeiro, levou cerca de um milhão de pessoas às ruas em 2 de abril de 1964.

COM: WIKIPEDIA