A prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nessa quinta-feira, 10, a Telemedicina na Policlínica Central e nas Unudsdes Básicas de Saúde, com exames custeados pela rede do SUS.
De acordo com o secretário de Saúde, Armando
Fortunato, a Telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes na troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. “Estes exames são avaliados e entregues de forma digital, dando apoio à medicina tradicional. A Telemedicina já é utilizada em todo o mundo, de forma segura e legalizada, estando em acordo com a legislação vigente e normas médicas. A prática se popularizou mais durante a pandemia de Covid-19”, explica.
De acordo com o Gerente de Atenção Básica, Miguel José de Lima,e o Secretário Municipal de Saúde Armando Fortunato Filho trata-se de um grande avanço na rede pública do município de Varginha, dando vazão às filas de espera dos seguintes exames/consultas: Eletrocardiograma, Risco Cirúrgico, Eletroencefalograma, Holter e Mapa .
“Com a Telemedicina Já zeramos a fila de mapa e Holter”, conta o secretário de saúde. Ele explica que todos esses procedimentos tem agendamento prévio e o laudo sai em até 24h:
O vice-prefeito Leonardo Ciacci esteve na policlínica, acompanhando os primeiros
Exames de Telemedicina. Na oportunidade ele esclareceu “que este é um dos muitos avanços que o prefeito Vérdi pretende fazer na Saúde Pública de Varginha para maior agilidade das filas de espera e melhor atendimento aos munícipes.
Eletrocardiograma: Realizado de segunda a sexta nas unidades do Santana, Imaculada, Jardim Colonial e Bom Pastor
Exames:
Risco Cirurgico:
Realizado nas quartas-feiras;
Eletroencefalograma Mapa e Holter: Realizado de Segunda a quarta-feira na Policlínica Central.
COM: ASCOM/PMV