segunda-feira, 24 de abril de 2023

INSCRIÇÕES PARA O MINHA CASA MINHA VIDA 2023 JÁ FORAM ABERTAS; CONFIRA COMO SE CANDIDATAR

 



Imagem: Reprodução/Google

As inscrições do Minha Casa Minha Vida 2023 já estão oficialmente abertas. De acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho, o programa habitacional deve disponibilizar mais de 15 mil unidades ainda este ano.


A declaração foi feita durante a cerimônia de entrega de 600 unidades na cidade de Bertioga (SP). Mais 900 unidades do Minha Casa Minha Vida 2023 também deverão estar disponíveis no concelho em breve.

“Em todo o Brasil, planejamos entregar mais de 15 mil unidades somente neste ano e, em 2023, retomamos a construção de mais de 37 mil unidades paralisadas, com outras 32 mil no próximo ano. E até 2026, 2 milhões de Minha Casa Minha Vida serão contratados para atender famílias de baixa renda”, disse o ministro.

O Minha Casa Minha Vida retornou com força total com o objetivo de destinar até 50% das unidades habitacionais compatíveis com empréstimos ou subvenções para a faixa 1 do programa. Esse grupo é formado por famílias cuja renda mensal total chega a R$ 2,6 1000 e tem direito a subsídios que variam de 85% a 95%.

O Minha Casa Minha Vida também inclui opções de locação social, aquisição de imóveis utilizados em áreas urbanas e soluções habitacionais para famílias em situação de rua.

A entrega de 2.700 unidades habitacionais será realizada simultaneamente em nove municípios localizados em seis estados. O investimento total chegará a R$ 206,9 milhões.

Quem pode participar do Minha Casa Minha Vida 2023?

O programa Minha Casa, Minha Vida é para famílias com renda familiar bruta mensal de até R$ 8 mil em áreas urbanas ou de até R$ 96 mil em áreas rurais.

As famílias estão divididas nas seguintes faixas de renda:

  • Faixa Urbana 1: Renda familiar mensal bruta até R$ 2.640.
  • Faixa Urbana 2: A renda familiar bruta por mês é de R$ 2.640,01 a R$ 4,4 mil.
  • Faixa Urbana 3: A renda familiar mensal bruta é de R$ 4.400,01 a R$ 8 mil.

Para as famílias que vivem em áreas rurais, o intervalo é o seguinte:

  • Idade Rural 1: Renda familiar bruta anual até R$ 31.680.
  • Faixa rural 2: Renda familiar bruta anual de R$ 31.680,01 a R$ 52,8 mil.
  • Faixa rural 3: A renda familiar bruta anual é de R$ 52.800,01 a R$ 96 mil.

Nas novas regras determinadas pelas medidas provisórias, o valor desses grupos de renda não leva em conta benefícios temporários, previdenciários ou previdenciários, como auxílio-doença, seguro-desemprego, benefícios continuados (BPC) e bolsa família.

O Governo também disse que 50% das unidades do programa serão reservadas para famílias de Nível 1. Além disso, o programa inclui moradores de rua na lista de beneficiários.

Minha Casa, a casa do Minha Vida pode elaborar contratos e registros, de preferência em nome da mulher, e assiná-los sem a permissão do marido.

Como se inscrever no Minha Casa Minha Vida 2023?

O pedido de solicitação de imóveis por meio do Minha Casa, Minha Vida segue procedimentos diferentes dependendo da faixa de renda em que a família estará inserida.

Para a família Faixa 1, o passo a passo é o seguinte
As famílias devem se cadastrar no plano habitacional do governo, e isso pode ser feito na prefeitura da cidade onde moram.
  • Após o cadastro feito na prefeitura, os dados da família serão verificados pela Caixa e os aprovados serão informados sobre a data do sorteio da casa (leia mais sobre os critérios de verificação abaixo).
  • O sorteio ocorrerá quando a cidade não tiver unidades habitacionais suficientes para atender todas as famílias cadastradas no plano habitacional.
  • Ao considerar em uma unidade habitacional, a família será informada sobre as datas e detalhes necessários para a assinatura do contrato de venda do imóvel.
  • Após aprovação e verificação do registro, a família assina um contrato de financiamento.
 

De acordo com a Caixa Econômica Federal, a verificação dos dados das famílias inseridas na faixa 1 passa por diversos critérios.