quarta-feira, 12 de abril de 2023

UNIS PUBLICA IMPC: INFLAÇÃO GERAL EM VARGINHA SOBE 0,55% NO MÊS DE MARÇO; PESQUISA COMPLETA EM LINK NA MATÉRIA



O Índice Municipal de Preços ao Consumidor (IMPC-Unis), calculado pelo Departamento de Pesquisa do Unis e GEESUL, apresentou no mês de março alta de 0,55% na cidade de Varginha, sendo a segunda alta consecutiva neste ano de 2023. No período de um ano, entre março de 2022 e março de 2023, a inflação acumulada na cidade é de 4,41%.

O IMPC-Unis é um indicador que mensura o comportamento médio dos preços de 5 grandes grupos de gastos: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação. Estes grupos são divididos em 11 subgrupos e 44 itens que totalizam 503 preços coletados.

No mês de março, mais uma vez o grupo com maior elevação nos preços médios foi transporte (2,24%), ocasionado principalmente pelo reajuste na tarifa do transporte público (19,05%). Os combustíveis apresentaram quedas tênues: diesel (-2,49%), etanol (-1,97%) e gasolina (-1,77%).

O segundo grupo a apresentar alta foi habitação (1,22%). Os destaques de aumento nos preços foram gás de cozinha (1,87%) e produtos de limpeza geral da residência (0,23%). Os itens de higiene pessoal novamente tiveram queda, desta vez de -0,06%.

No grupo alimentação houve uma queda 0,54%. Os produtos com maiores altas nos preços médios foram batata (11,98%), feijão carioquinha (7,89%) e ovos (6,33%), ocasionadas pela maior demanda no caso da batata e uma menor disponibilidade e altos custos de produção no que se refere ao feijão e aos ovos. As maiores quedas foram com óleo de soja (-10,90%), banana (-9,87%) e cebola (-7,22%) em razão da maior oferta dos mesmos.

O grupo comunicação indicou queda de -0,68%, com os planos básicos de internet aumentando 2,04% e os planos básicos de telefonia móvel diminuindo em média -6,16%.

O grupo educação apresentou estabilidade.

O resultado da atual pesquisa demonstrou que as quedas nos grupos alimentação e comunicação não compensaram as altas no transporte e habitação. Cabe destacar que a correção na tarifa de transporte público, consolidada no mês de março, contribuiu bastante para o resultado do IMPC. O índice oficial de inflação do Brasil (IPCA) teve elevação de 0,71% em março, influenciado também pelos grupos transporte e habitação.

No curto prazo, os maiores riscos inflacionários estão no comportamento dos preços dos combustíveis em função do retorno da incidência dos impostos federais e da alta internacional do petróleo, bem como a chegada da entressafra dos hortifrutigranjeiros e do leite que podem provocar pressões nos seus valores médios e no índice da inflação.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Publicação: https://noticias.unis.edu.br/inflacao-geral-em-varginha-sobe-055-no-mes-de-marco/