quarta-feira, 6 de agosto de 2025

MIKE BENZ, EX-SECRETÁRIO DOS EUA, DISCURSA NA CÂMARA SOBRE USAID E CENSURA NO BRASIL.

 

Foto: Divulgação/ Senado Federal

Foto: Divulgação/ Senado Federal

06/08/2025 | 3 min de leitura

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados promove uma audiência pública nesta quarta-feira, 6, às 9h30, no plenário 2. O objetivo é ouvir Mike Benz, ex-funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, conhecido por denunciar ações da Usaid que, segundo ele, influenciam diretamente na política interna de outros países, incluindo o Brasil. A iniciativa partiu do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do Partido Liberal na Casa.

Segundo dados apresentados por Cavalcante, entre 2023 e 2024, a agência repassou US$ 44,8 milhões a organizações não governamentais brasileiras. Os recursos financiaram projetos diversos, desde a preservação ambiental na Amazônia até iniciativas relacionadas a gênero e ações contra a desinformação.

No requerimento encaminhado à Câmara, Cavalcante destacou denúncias envolvendo a Usaid

No requerimento enviado à Comissão, o deputado destacou que as recentes denúncias envolvendo a Usaid acendem um alerta sobre possíveis violações da soberania nacional e comprometimento da integridade democrática. Ele também mencionou a existência de acordos entre a agência norte-americana e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), firmados por meio do chamado Consórcio para Eleições e Fortalecimento do Processo Político, com o propósito de combater a desinformação no período eleitoral.

A audiência busca esclarecer até que ponto os recursos e as ações promovidas pela Usaid respeitam os limites institucionais do Brasil.

Fonte: Revista Oeste