quinta-feira, 23 de outubro de 2025

ITÁLIA APROVA EXTRADIÇÃO DA DEPUTADA CARLA ZAMBELLI PARA O BRASIL

23/10/2025 - 3 min para saber


O Ministério Público da Itália emitiu parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil, informou a Advocacia-Geral da União (AGU). A decisão do MP italiano agora será avaliada pela Justiça do país europeu, cabendo ao governo italiano a decisão final sobre o caso.

Zambelli encontra-se detida desde 29 de julho na penitenciária feminina de Rebibbia, nos arredores de Roma, em prisão cautelar determinada pela Justiça italiana, que apontou “grave risco de fuga”.

A parlamentar foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão acusada de participar ao lado de um hacker de uma invasão aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Antes que a sentença do STF se tornasse definitiva, a deputada deixou o Brasil, o que levou à sua inclusão na lista vermelha da Interpol. Em julho, Zambelli foi presa pela polícia italiana e desde então aguarda a conclusão do processo de extradição.

“A Advocacia-Geral da União atua no processo de extradição da parlamentar com o objetivo de fazer cumprir as determinações da Justiça brasileira”, informou a AGU em nota.

Até o momento, Zambelli já passou por três audiências de custódia e teve todos os recursos negados pelas autoridades italianas. A Corte de Apelação de Roma também rejeitou pedidos de liberdade provisória ou prisão domiciliar, argumentando que existem “fortes indícios de risco de fuga”.

A defesa da deputada recorreu recentemente à Corte Interamericana de Direitos Humanos, alegando que a penitenciária de Rebibbia não oferece atendimento médico adequado para as condições de saúde de Zambelli.

O caso segue sob análise das autoridades italianas, que decidirão se a parlamentar retornará ao Brasil para cumprir a pena imposta pelo STF. 

(Foto: reprodução; Agência BR - Ansa)