“A Folia de Reis é um patrimônio imaterial de Varginha e, por isso, é papel da Prefeitura de Varginha e da Fundação Cultural apoiarem esta manifestação que une fé, cultura e arte em uma tradição centenária em nossa cidade. Realizamos reuniões com os representantes das companhias, que receberão uma subvenção para ser utilizada na aquisição de vestimentas típicas, instrumentos musicais, adornos, transporte, dentre outros. É uma forma de incentivar que esta tradição tão bonita não se perca”.
A tradição das Companhias de Santos Reis passou a integrar o folclore de Varginha em meados de 1930. De acordo com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), a tradição, de origem ibérica, faz parte das celebrações mais antigas e difundidas no estado de Minas Gerais e no Brasil, e, ao longo dos anos, foi se tornando um componente de considerável importância na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva dos mineiros. As Folias reúnem em torno de si diversas práticas culturais, saberes, formas de expressão, ritos e celebrações, representando uma parte importante do patrimônio cultural mineiro. Em nível estadual, o Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) declarou a Folia de Reis como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais em janeiro de 2017.
Confira os grupos de Folia de Reis cadastrados em Varginha:
1. Cardoso e Amigos 2. Cia dos Peões 3. Cia Sagrado Coração de Maria 4. Estrela Brilhante 5. Imaculada Mãe dos Anjos 6. Irmãos da Fé 7. Lenço Preto 8. Nossa Senhora Aparecida 9. Nossa Senhora da Guia 10. Nossa Senhora do Carmo 11. Nossa Senhora do Rosário 12. Rei dos Reis 13. Reis do Oriente 14. Sagrada Família 15. Santa Cruz 16. Santo Expedito 17. São Benedito 18. São João Batista 19. São Joaquim 20. São Jorge 21. São José 22. São Lázaro 23. São Marcos 24. São Miguel
Acesse a listagem dos contatos dos representantes dos grupos em https://bit.ly/2EYdA21.
Confira alguns registros abaixo do 5º Encontro de Folia de Reis, realizado no início de 2019. |
|