Varginha é uma das cidades do estado de Minas Gerais, escolhidas para participar do estudo financiado pelo Ministério da Saúde, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Sul, e executado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).
A pesquisa será realizado em três etapas e prevê enquete em 133 municípios.
A Universidade Federal de Pelotas, publicou nota, explicando alguns critérios técnicos e objetivos da pesquisa sobre o COVID - 19 no Brasil.
Segundo a nota, as pessoas serão entrevistadas e testadas em casa, por meio de um sorteio aleatório, utilizando os setores censitários do IBGE como base, por agentes da IBOPE INTELIGÊNCIA.
Os agentes da pesquisa coletam uma amostra de sangue (uma gota) da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos.
Já o IBOPE informa que todos os profissionais estão bem identificados e contam com o suporte a distância, de profissionais de saúde.
Antes de se submeter ao teste e responder a perguntas sobre a eventual existência de doenças preexistentes e se sentiu algum dos sintomas da covid-19, um dos moradores da residência selecionada terá que assinar um termo de consentimento.
Em caso de dúvidas, o cidadão deve ligar para o número 0800 800 5000 ou enviar um
e-mail para pesquisa.covid-19@ibopeinteligencia.com
A segunda fase da pesquisa Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional, realizada pelo IBOPE, tem início hoje, quinta-feira, 28 de maio.
A próxima etapa está programada para acontecer entre os dias 11 e 12 de junho e 33.250 testes devem ser realizados.