sexta-feira, 15 de maio de 2020

TUDO PELA NET: FLUXO DE DADOS AUMENTA MAIS DE 40% EM VARGINHA


O isolamento social imposto aos brasileiros, fez aumentar o fluxo de dados de internet. 

Em algumas regiões do Brasil, a demanda saturou a capacidade de atendimento dos provedores e em alguns casos, usuários relatam dificuldades para se conectar e lentidão para acessar serviços diversos, principalmente aqueles relacionados a grande circulação de tráfego, como é o caso do streaming. 

O isolamento social imposto aos brasileiros, fez aumentar o fluxo de dados de internet.
Em algumas regiões do Brasil, a demanda saturou a capacidade de atendimento dos provedores e em alguns casos, usuários relatam dificuldades para se conectar e lentidão para acessar serviços diversos, principalmente aqueles relacionados a grande circulação de tráfego, como é o caso do streaming. 

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a demanda por conexão de internet cresceu gradativamente a partir da segunda semana de março, se estabilizando ao patamar acima de 40%, se comparado a dias antes da pandemia, desde o início de abril e conforme confirmação de Leandro Santos, gerente regional da MASTER INTERNET, empresa que atende 77 cidades no sul e sudoeste de Minas: “Esse período de luta contra o COVID-19 tem sido um grande desafio para a Master também, o novo cenário impulsionou significativamente a procura por conexão de internet, exigindo mais empenho e investimento na entrega dos serviços aos milhões de mineiros que intercomunicamos. 

O isolamento social evidenciou a internet como serviço essencial. 

Com a população em casa, trabalho e estudos dependem diretamente de uma boa conexão de internet, lembrando que a população tem utilizado a internet como opção de divertimento e entretenimento, assistindo filmes, séries ou jogando games.

São atividades de consumo intenso do recurso, onde verificamos o aumento em torno de 40% na utilização de banda, fluxo esse, que mesmo momentaneamente inesperado, foi atendido com tranquilidade...  

Percebemos nossa responsabilidade aumentada ao sermos conceituados como um "serviço essencial" durante a pandemia, isso pra nós, significa permanecer 100% operacional em todas as atividades, nos adaptando a esses novos desafios sem deixar nunca de priorizar a segurança de nossos colaboradores; diariamente, distribuímos centenas de máscaras e itens de higienização para as equipes, no mantendo muito atentos às orientações da OMS. Os times internos, sejam administrativos ou de atendimento, foram realocados para estruturas seguras com o devido espaçamento.   

Leandro Santos gerencia operações da MASTER INTERNET na região

                                                    


Todos os colaboradores enquadrados em algum grupo de risco, foram atarefados em home office”, concluiu Leandro Santos. 

Nossa reportagem conversou também com a Carol Generoso, ela tem 20 anos, mora em Varginha e está cursando psicologia na UNIFENAS, ela comentou: “Antes eu usava o computador no máximo por 1 hora durante o dia, e nem eram todos os dias, mas agora, devido às aulas não presenciais, tenho ficado em média, 3h30m, todos os dias... também tem as conversas com familiares, amigos e vários serviços de entrega e operacionais que estamos fazendo pela internet, aqui em casa... Eu acredito que vamos retornar a rotina normal, penso que deva demorar um pouco, mas, voltaremos ao normal, sim; principalmente na faculdade, onde graças aos recursos da internet, estamos dando sequencia e não estamos perdendo quase nada de conteúdo”, concluiu a estudante. 

   

Carol Generoso é estudante do curso

de Psicologia da UNIFENAS, em Varginha



As informações da estudante aqui em Varginha, confirmam o previzíel mas inesperado aumento de demanda observado pela Anatel, que é justificado nas milhões de pessoas confinadas que estão precisando das redes para a manutenção dos estudos, interação com familiares e amigos distantes – intensificada com a distância física exigida pelo isolamento e também, pela adoção em larga escala do home office. 

 

Outro fator considerado agravante pelo órgão e já citado por nossos entrevistados, é o maior uso das plataformas para assistir filmes e séries, que também geram grande tráfego de dados na rede mundial de computadores. 

‘Não há risco de colapso’, afirma Anatel 

 

O contexto inesperado assusta pelos dados significativos, mas os órgãos e empresas envolvidas nos serviços de manutenção das redes asseguram que não há risco de quebra do sistema brasileiro de internet. 


Recomendações 

Há cuidados que os usuários podem tomar para evitar a persistente lentidão causada pelo volume incomum no tráfego digital. Aos clientes, a MASTER Internet recomenda evitar, se possível, o uso da internet em períodos de pico, sendo que o mais comum ocorre após o horário comercial em dias úteis, entre o final da tarde e o princípio da noite. Também é aconselhado fechar os aplicativos que não estão sendo utilizados no computador ou no celular, uma vez que, funcionando em segundo plano, eles ainda podem consumir internet. 

Como não existem recomendações ou nenhuma adaptação aos consumidores, alertamos para a importância do “uso consciente de todos os recursos em períodos como esse, inclusive o vallioso recurso das redes de telecomunicações”. 

 

Por: Antonio Wydher

Com dados da ANATEL