Cultura debaterá artesanato como fator de desenvolvimento
Audiência terá como foco as políticas públicas para os artesãos, que dão grande contribuição à economia do Estado.
O autor do requerimento para a realização da reunião, deputado Doutor Jean Freire (PT), ressaltou que o artesanato movimenta grande parte da economia mineira, sendo fonte de renda e sustento para muitas famílias. De acordo com dados da Agência Minas, de 2017, há, pelo menos, 300 mil artesãos no Estado, que chegam a movimentar cerca de R$ 2,2 bilhões por ano.
“Durante a reunião, iremos lançar a Frente Parlamentar e Popular em Defesa do Artesanato Mineiro, cujo objetivo é discutir e ampliar meios para a execução de políticas públicas voltadas para desenvolver e fomentar esse setor no Estado de Minas Gerais. A ideia é articularmos Poder Legislativo, Executivo e sociedade civil, a fim de expandirmos formas de diálogo e, em conjunto, construirmos estratégias e parcerias para o fomento das políticas públicas voltadas ao artesanato”, explicou o parlamentar.
O deputado ressaltou também que Minas Gerais possui um enorme potencial para o crescimento da produção artesanal. “Ampliar as discussões com os trabalhadores do ramo é fundamental para termos um maior desenvolvimento. A ideia de criar a Frente surgiu com esse objetivo, de articular diversos segmentos da sociedade e fortalecer vínculos e parcerias para alcançarmos um maior crescimento do setor”, afirmou.
Convidados – Foram convidados para a audiência, entre outros, o superintendente de Desenvolvimento de Potencialidades Regionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Frederico Amaral e Silva; o diretor de Artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Thiago Tomaz Chaveiro; e o presidente da Federação das Associações das Cooperativas dos Grupos e dos Núcleos de Artesãos e da Gastronomia Típica Artesanal do Estado de Minas Gerais, Jair Dionísio de Souza.