quinta-feira, 1 de junho de 2023

'DIA MUNDIAL SEM TABACO': ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL PROMOVE AÇÕES PELA CAUSA

 Dia Mundial sem Tabaco foi marcado por palestra e divulgação do grupo multiprofissional disponível para quem quer deixar o vício


A Prefeitura de Varginha realizou uma palestra no PSF Enfermeira Junia de Manso Fonseca, -  Vila Mendes no Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio. 

No mundo inteiro, várias ações estão sendo feitas para abordar as pessoas que fazem uso do tabaco e alertá-las sobre os malefícios. 

Uma palestra no início da manhã deste 31 de maio, no PSF da Vila Mendes falou sobre os malefícios desse vício. O técnico desportivo Nilton Junior da Silveira começou falando que “a data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo”.

Ele explicou que a pessoa que quer largar o vício deve procurar apoio junto aos médicos e psicólogos, pois algumas requerem o uso de medicação. Essas pessoas também devem adotar hábitos de vida saudáveis, atividades prazerosas, ter sempre momentos de lazer, cuidar da saúde mental e fazer atividade física. “Porque o exercício físico ativa as mesmas áreas do cérebro que a nicotina aciona. Quando uma pessoa está fumando vem a sensação de prazer, de bem estar e quando a pessoa faz exercícios físicos também vem essa sensação ativando vários hormônios”, esclareceu Nilton. 

Quem quer parar de fumar também deve procurar ajuda de um psicólogo, pois muitos sofrem devido à pressão financeira, estresse, problemas familiares e outros e, um profissional adequado auxilia a tratar esse tipo de problema e canalizar essa informação fazendo com que essa pessoa consiga ter um sucesso melhor.

A enfermeira do PSF, Rosane Alves Pereira informou que a unidade de saúde está apta para ajudar quem quer parar de fumar. “Se você conhece alguém que quer largar o vício de fumar pode procurar a UBS para ser atendido por uma equipe multidisciplinar”, orienta Rosane. 

Esse tratamento é gratuito e oferecido em todas as unidades básicas ou as pessoas fumantes são direcionadas para onde está tendo o grupo.

O tratamento dura seis meses com encontros semanais no primeiro mês, quinzenais no segundo mês e mensais nos últimos meses. A equipe fornece atestado de comparecimento para as pessoas que tem que apresentar no trabalho. 

Ao final, a técnica de Enfermagem Larissa Aparecida Dias, entregou um informativo sobre o tabagismo. Na sequência, o encontro foi encerrado com uma série de exercícios físicos comandados pelo técnico desportivo Nilton.

POR: ASCOM/PMV