Após autorização do IEPHA -Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, a Prefeitura de Varginha comunica que as obras de revitalização do Cine Rio Branco estão programadas para começar no mês de julho. Esta primeira etapa vai contemplar a troca das telhas de cobertura, que hoje são de fibrocimento com amianto e estão severamente danificadas. Nesse processo serão removidas as telhas existentes, revitalizada a estrutura de madeira e instaladas novas telhas metálicas termoacústicas e venezianas em PVC.
Para execução do projeto foi realizado o mapeamento de toda a área externa da edificação através de levantamento aerofotogramétrico, técnica moderna e precisa, feita através de drones que capturam uma rede de pontos em nuvem.
O novo telhamento, além de sanar os problemas de infiltração e permeabilidade, oferecerá melhor conforto térmico e acústico dentro da edificação. E também tornará possível a execução das etapas seguintes, que serão da revitalização interna da edificação.
Fechado há mais de 20 anos
A construção do imóvel se deu entre 1954 e 1956. O cinema tinha mais de 1,4 mil lugares, tela de projeção de 9 metros x 18 metros de comprimento. O prédio está fechado desde 1998, mas a história do local começou na década de 1950, onde, por pelo menos 40 anos, o espaço já teve a maior tela da América Latina.
Em 1999 o edifício foi tombado pelo Conselho Curador do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.
A reforma do prédio histórico da cidade foi anunciada em 2022, quando a Prefeitura tomou posse do imóvel após processo de desapropriação.
COM: ASCOM/PMV