16de junho de 2025 - 3 minutos para saber
Segundo anunciou a META, o Status — a versão do WhatsApp para Stories que somem após 24 horas — atrai cerca de 1,5 bilhão de visualizações diárias e passará a incluir anúncios nesse espaço.
A exibição de anúncios dentro do WhatsApp começa a partir desta segunda-feira (16), marcando uma nova fase na monetização do aplicativo de mensagens.
Os anúncios estarão concentrados na aba “Atualizações”, que abriga recursos como o Status e os Canais, mantendo as conversas privadas fora dessa dinâmica.
Além disso, os anunciantes poderão promover seus Canais para ganhar destaque na mesma aba. Os Canais funcionam como listas de transmissão onde marcas, influenciadores e personalidades divulgam mensagens para grandes audiências.
Como parte da nova estratégia, os donos de Canais também poderão cobrar assinaturas de seus seguidores, oferecendo conteúdo exclusivo. A princípio, a Meta não ficará com parte da receita, mas planeja passar a reter 10% dessas vendas no futuro, conforme revelou Alice Newton Rex, vice-presidente de produto do WhatsApp.
A iniciativa integra os esforços da Meta para diversificar sua receita enquanto investe fortemente em inteligência artificial.
Em 2025, a empresa ampliou seus investimentos em IA generativa e, segundo fontes, aportou US$ 14,3 bilhões por 49% da Scale AI, uma startup especializada em rotulagem de dados para IA.
Desde a aquisição do WhatsApp por US$ 19 bilhões em 2014, a Meta vinha adotando uma abordagem cautelosa para monetizar o app, evitando a publicidade direta em um ambiente de mensagens privadas.
Em vez disso, focou no uso comercial da plataforma, especialmente em países como Índia e Brasil, onde o WhatsApp tem grande penetração, oferecendo ferramentas de pagamento e de interação entre empresas e consumidores.
Mesmo com entraves regulatórios no setor de pagamentos, a Meta já fatura com anúncios no Instagram e Facebook que direcionam usuários para contatos via WhatsApp. Também permite que empresas paguem para enviar mensagens a clientes que aceitaram receber comunicações.
A nova fase da publicidade no WhatsApp começa a ser implementada globalmente, mas a empresa alerta que os usuários poderão levar algum tempo até visualizar os novos formatos em seus dispositivos.
(Fonte: InfoMoney)