sexta-feira, 26 de junho de 2026

COMBATE AO GARIMPO CLANDESTINO NO RIO VERDE: PRISÕES, APREENSÕES E DESTRUIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE GARIMPO EM TRÊS CORAÇÕES

Foto: PMMG/PF

26 de junho de 2026 - 3 minutos para saber

Uma grande força-tarefa realizada entre os dias 24 e 26 de junho mobilizou órgãos federais e estaduais no combate ao garimpo clandestino e aos crimes ambientais na região Sul de Minas Gerais. A ação, denominada Operação Protetor dos Biomas, concentrou as fiscalizações nos rios Verde, Baependi e Aiuruoca, onde foram identificadas atividades ilegais de extração mineral, além de desmatamento e queimadas.

A operação foi coordenada pela Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente, em parceria com a Polícia Federal, o IBAMA, a Agência Nacional de Mineração (ANM) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD).


Foto: PMMG/PF
O objetivo foi reforçar a fiscalização e interromper a atuação de garimpos clandestinos que provocam danos aos recursos hídricos, à fauna, à flora e ao equilíbrio ambiental, além de afetarem a tranquilidade das comunidades rurais da região.

Para a execução da operação foram mobilizados 84 militares, 26 viaturas, 11 drones, 10 embarcações, sete equipamentos de comunicação via Starlink, além do helicóptero Pégasus, do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo, e equipes do BOPE, que deram suporte às ações em áreas de difícil acesso.


Foto: PMMG/PF

Durante os três dias de operação, foram fiscalizados 24 alvos, resultando na prisão de cinco pessoas, no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, na apreensão de 300 gramas de ouro, 11 embarcações e quatro veículos. As equipes também destruíram 22 dragas utilizadas na extração ilegal de minério e lavraram 33 autos de infração e notificações.

O emprego de drones e do helicóptero permitiu o mapeamento das áreas de garimpo e a localização de equipamentos escondidos ao longo dos cursos d'água, aumentando a eficiência das ações de fiscalização.

Segundo a Polícia Militar, a integração entre as instituições fortalece a capacidade do poder público no enfrentamento aos crimes ambientais e à mineração ilegal, contribuindo para a preservação dos recursos naturais, a proteção dos ecossistemas e a promoção do desenvolvimento sustentável em Minas Gerais.