terça-feira, 13 de junho de 2017

PARA ONDE VAMOS? PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO SERÁ APRESENTADO À POPULAÇÃO

Diagnóstico da cidade elaborado para o Plano Diretor
será apresentado na  segunda-feira, 19, no Teatro Capitólio


Na segunda-feira, 19 de junho, a Prefeitura de Varginha, em parceria com a empresa Myr Projetos Sustentáveis de Belo Horizonte, apresentará à população, o diagnóstico desenvolvido para subsidiar o novo Plano Diretor de Varginha. A Audiência Pública será realizada às 19 h, no Theatro Capitólio, e será aberta a todos que tiverem interesse. O documento a ser exibido aborda a situação atual de temas essenciais para o desenvolvimento do Município, tais como: Meio Ambiente; Saúde; Educação; Esporte; Lazer; Assistência Social; Transporte; Logística Urbana; Energia Elétrica; Telecomunicações; Economia; Cultura; Café; Turismo; Habitação e Planejamento Territorial. Para a conclusão dessa etapa do trabalho, foram levantados dados a partir de pesquisas desenvolvidas junto aos acervos disponíveis, assim como da sistematização de informações extraídas por meio de metodologias participativas denominadas Leituras Técnicas e Leituras Comunitárias, realizadas neste semestre com diferentes públicos e em diversos locais de Varginha.


Iniciado no final do ano passado, o processo de revisão do Plano Diretor é uma iniciativa da Prefeitura de Varginha em sintonia com as diretrizes do Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001), que institui a importância e a obrigatoriedade da elaboração e atualização do Plano Diretor Participativo para todas as cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes. A partir desse contexto, o Plano torna-se aLei Municipal criada para organizar o crescimento do município e planejar o futuro da cidade, tanto para as áreas urbanas como para as áreas rurais.
Realizada de forma técnica, dinâmica e democrática, a parceria entre a Administração Municipal e a Myr Projetos Sustentáveis tem como objetivo identificar as principais vocações do Município de Varginha frente aos acontecimentos recentes; pontuar os desafios existentes diante do cenário atual, sejam eles sociais econômicos ou urbanísticos, e propor ações estratégicas de curto, médio e longo prazo, considerando as insuficiências e potencialidades locais. Segundo Marina Paes de Barros, socióloga e demógrafa que compõe a equipe de Belo Horizonte, “Políticas complementares como a fiscalização efetiva, a educação ambiental, patrimonial, dentre outras, devem ser consideradas como articulações constantes. Só assim se tornará viável o pleno estabelecimento das diretrizes a serem estabelecidas pelo Plano Diretor”.

Além de revisar a última versão do documento existente, a equipe de elaboração do Plano Diretor deverá propor adequações às leis que o acompanham como a Lei de Perímetro Urbano; a Lei de Uso e Ocupação; a Lei de Parcelamento do Solo; o Código de Obras; o Código de Posturas; o Código de Meio Ambiente e o Plano de Mobilidade. Para o Secretário Municipal de Planejamento, José Manoel Magalhães Ferreira “é fundamental atualizar e disseminar as informações sobre a realidade do município para que todo o planejamento possa ser feito de acordo com as prioridades e necessidades da população. Nessa perspectiva, a atualização do amparo legal é essencial”.

Com a finalização do Diagnóstico, a equipe responsável pelo Plano Diretor passa a ter o subsídio suficiente para a construção do novo documento, assim como definir as adequações legais necessárias a serem propostas às normativas municipais vigentes.
Para participar da fase atual do processo de revisão do plano, além do comparecimento ao Theatro Capitólio no dia 19, a população poderá ter acesso as informações contidas no site: www.planodiretordevarginha.com.br; ou se comunicar com a equipe técnica responsável pelo e-mail: planodiretor@varginha.gov.br. Assim como diz o lema central da campanha municipal de divulgação do Plano Diretor: Participe! Você é peça fundamental para o futuro da nossa cidade!

CODEMA/VARGINHA PUBLICA NOTA DE ESCLARECIMENTO

Esclarecemos que que não fazemos nenhuma indicação de prestador de serviço para corte/poda de árvores no município de Varginha e que não é cobrada nenhuma taxa pela vistoria ou expedição da autorização. 

O CODEMA - Conselho de Conservação e Defesa do Meio Ambiente, por meio da Presidente Jaara Cardoso, vem a público esclarecer que não faz nenhuma indicação de prestador de serviço para corte/poda de árvores no município de Varginha. 

É atribuição do CODEMA somente a emissão da autorização para corte/poda de árvores na zona urbana do município, após a abertura de processo, através de formulário próprio no setor de protocolo da Prefeitura. O formulário pode ser obtido no site do CODEMA - http://codemavarginha.org/.
O corte ou poda de árvores sem autorização emitida pelo CODEMA configura-se em crime ambiental, passível de punições previstas em lei. 
A emissão de autorização pelo CODEMA somente é dada após vistoria realizada no local e após análise do processo pela Diretoria de Áreas Verdes do CODEMA e a retirada do documento de autorização é feita na sede do CODEMA, de posse do protocolo com o número do processo.

Esclarecemos ainda que não é cobrada nenhuma taxa pela vistoria ou expedição da autorização. 

Somente é solicitada a assinatura de termo de compromisso de medida compensatória, conforme previsto na normativa 02/2105, do CODEMA, disponível para consulta no site do CODEMA. 
A medida compensatória consiste no plantio de árvores no mesmo local, na doação de mudas em caso de não ser possível o plantio de substituição ou ainda aquisição de materiais para apoio ao Conselho e/ou projetos de educação ambiental.
Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas através de site do Codema, ou através de contato pelo emailconselho.codema@gmail.com ou ainda pelo telefone (35) 3223 2788.




Prefeitura de Varginha e Autotrans ampliam horários da Linha de ônibus que serve o Carvalhos

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Prefeitura de Varginha inaugura nesta quarta-feira, 14, o Cemei Nossa Senhora das Graças




A prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugura nesta quarta-feira, 14, as obras de revitalização do Centro Municipal de Educação Infantil – Cemei Nossa Senhora das Graças.
Inaugurada no dia 28 de junho de 1986, a unidade iniciou seu atendimento como Creche Pequeno Príncipe, que foi reinaugurada em 2008, passando a denominar-se Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora das Graças, que Atualmente atende 131 crianças com idades entre 6 meses e 3 anos, em período integral.
Para um melhor atendimento, dando mais conforto e prezando pela qualidade de vida de estudantes e professores, o Cemei passou por obras de revitalização, incluindo o conserto do muro e do pátio; pintura interna e externa da unidade, inclusive com temas infantis, adequados ao ambiente escolar; além da pintura de uma mini quadra, de uma mini pista de trânsito; pintura e envernização do telhado e do pátio; retirada de duas piscinas danificadas e em desuso; construção no lugar de um quiosque e jardim teatro sensorial, com palco e caminho sensorial; reforma da área da cozinha, com colocação de pia e retirada do tanque; construção da lavanderia na parte externa, com instalação de toda a sua parte hidráulica e de grades para segurança; colocação de tanque na parte externa do berçário; retirada de pastilhas soltas do revestimento e colocação de texturas; colocação de novos azulejos e piso emborrachado na rampa de acesso; conserto e reinstalação da parte elétrica; instalação de um trocador no banheiro; colocação de placas de identificação na parte externa e instalação de ripas para exposição de trabalhinhos e de prateleiras.
“Seguindo nossa meta de investir na Educação de nossas crianças, jovens e adultos, entregamos mais uma obra, o resultado do esforço e determinação de toda a equipe da Seduc, que possibilita o conforto e a qualidade de ensino, demonstrando cuidado de nossa administração para com nossos alunos”, disse o prefeito Antônio 

Fonte: ASSCOM/PMV

CADASTRAMENTO ESCOLAR COMEÇA HOJE - GARANTA A VAGA DE SEU FILHO MENOR DE 6 ANOS


Não perca esta oportunidade.




O Cadastramento Escolar para o ano de 2018 será de 12 a 23 de junho. Deverão se cadastrar as crianças com 6 (seis) anos completos ou que irão completar esta idade até o dia 30 de junho de 2018. Pais ou responsáveis devem ir na Secretaria Municipal de Educação: Avenida Brasil, nº 171 - Vila Pinto (abaixo do Rodelão), levando Certidão de Nascimento e conta de luz e suas cópias. O horário de atendimento será das 8h às 15h30, sem intervalo para almoço. O cadastramento também é válido para crianças que estudam em escola particular e desejam ingressar na rede pública, candidatos so curso de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Fundamental, 

quinta-feira, 8 de junho de 2017

ZACARIAS PIVA REPRESENTA PRESIDENTES DE TODAS AS CÂMARAS DE MINAS GERAIS EM ENCONTRO MINEIRO DE VEREADORES


O presidente da Câmara Municipal de Varginha, vereador Zacarias Piva, foi o representante de todos os presidentes de Câmaras do Estado de Minas Gerais, na solenidade de abertura do 1º Encontro Mineiro de Gestão Público e do 2º Encontro Mineiro de Vereadores, que foi realizado ontem (07), na cidade de São Lourenço. 
Em seu pronunciamento, o presidente ressaltou que por causa 
de toda revolução política pela qual 
passa o nosso país, é necessário unir as forças no nascedouro da política que são nos municípios, através dos seus vereadores. “Precisamos nos empenhar para que pessoas mais gabaritadas, compromissadas com a causa pública e que tenham mais o espírito de servir e não de ser servido, estejam inseridas na política. Desse modo, fico muito feliz por ver a grande participação de gestores neste II Encontro de Vereadores. Aqui é o pontapé inicial para clarear a mente de todos os administradores municipais e ajudar a pensar em novas estratégias para que a eleição do próximo ano para os cargos de deputados, senadores, governadores e presidente da república, seja norteada pela transparência, honestidade e legalidade. Desde já podemos mudar o futuro político do Brasil”, ressaltou Zacarias Piva.
Além do presidente da Câmara, a mesa também estava composta pela prefeita de São Lourenço, Célia Cavalcanti, o presidente da Câmara de São Lourenço, Isac Ribeiro, o ex-presidente da Associação Mineira de Municípios, Toninho Andrada, o embaixador da União dos Vereadores do Brasil em Minas Gerais, Luciano Belfor, vereadores, prefeitos e demais autoridades.
Após a solenidade de abertura teve uma palestra com o jornalista Caco Barcelos, apresentador do programa Profissão Repórter, da Rede Globo, que falou sobre o tema “O verdadeiro valor da vida – desigualdade!”
O evento, que vai até amanhã, tem como principais objetivos oportunizar gestores e servidores públicos para compreensão de uma administração eficaz e capacitá-los para uma metodologia de políticas públicas.

https://www.facebook.com/camaradevereadoresdevarginha/?hc_ref=PAGES_TIMELINE

fonte: ASCOM/CÂMARA/VGA

Encontro no Colégio Adventista estimula o empreendedorismo em Varginha


Evento proporcionará maior interatividade entre profissionais de diversos setores; atividades para crianças e sorteio de brindes para o público em geral

Profissionais das mais diversas áreas reunidos para esclarecer dúvidas e divulgar seu trabalho. Com o intuito de estimular o empreendedorismo, o Colégio Adventista de Varginha realiza neste domingo (11) sua primeira ‘Feira de Empreendedores’. A partir das 09h terá início o evento conta com a participação de aproximadamente 40 empreendedores: Fisioterapeutas, músicos, prestadores de serviços e comerciantes dos mais variados setores. O participante Daniel Caetano acredita que a ação irá render bons resultados.  “Essa iniciativa deve proporcionar uma ótima visibilidade, [acredito que] poderemos fazer bons negócios no futuro.”, vislumbra.

Atrações para todas as idades

Além do estimulo aos profissionais quem visitar a feira concorrerá a diversos brindes, arrecadados entre os expositores. O evento também proporcionará entretenimento com música ao vivo e recreação para a criançada com gincanas e um campeonato de Bicicross.  A diretora do Colégio Adventista, Rôde Majarowsky Faria   comemora a adesão dos empresários, “tivemos o intuito de fortalecer o vínculo com os familiares de nossos alunos e estimulá-los para que prosperem cada vez mais em suas atividades e tivemos essa iniciativa que foi bem recebida.”, revela.

Saiba como participar

A 1° Feira de Empreendedores do Colégio Adventista terá início as deste domingo (11), e será realizada na Unidade II que fica na Rua João Urbano de Figueiredo, 201- Parque Boa Vista. O evento é aberto ao público em geral, maiores informações podem ser obtidas na secretária do colégio ou pelo telefone: (35) 3212-2222. 


Prefeitura de Varginha comunica mudança de trânsito em vias públicas

TÚMULO É ARROMBADO NO CEMITÉRIO DE ANDRADAS

Após um enterro realizado no Cemitério Municipal de Andradas na manhã desta terça-feira, um funcionário da Prefeitura que trabalha no local, notou que um dos túmulos estava arrombado e acionou a polícia.
A Polícia Civil esteve no local e o caso de vandalismo será investigado. No túmulo,não havia restos mortais.

O funcionário do local acredita que o túmulo foi arrombado para retirada de restos mortais para prática de magia negra.
De acordo com a Prefeitura nenhum outro túmulo foi violado.

DOAÇÃO DE SANGUE DIMINUI COM A CHEGADA DO INVERNO

A constatação aparece nos números registrados pelo Posto de coleta da Policlínica Central

Com a chegada do período do inverno, a procura por doação de sangue diminui significativamente, o que acarreta numa falência no estoque. Considerando que, para muitas pessoas a transfusão de sangue é indispensável para a vida, e que todos nós, a qualquer momento poderemos necessitar de uma transfusão sanguínea, a doação voluntária torna-se imprescindível.
Como incentivo às doações e em comemoração ao dia 14 de Junho (Dia Mundial do Doador de Sangue), a equipe responsável pelo Posto de Coleta da Policlínica Central estará realizando todas as segundas-feiras do mês de junho, um café em clima de Festa Junina para os doadores do dia.
Solicitamos  o apoio de toda a população para a realização deste ato de amor. Ligue para agendamento: 3690-2297 das 7h às 13h.



DOE SANGUE! UMA DOAÇÃO SALVA ATÉ QUATRO VIDAS!
PARA DOAR É NECESSÁRIO:
·         
·         Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos só poderão doar se acompanhados do responsável legal ou portando autorização formal com assinatura e xerox do documento do responsável. Pessoas com 61 anos ou mais só poderão doar se tiverem realizado pelo menos uma doação anterior (levar comprovante no dia da doação);
·         Ter e estar com boa saúde;
·         Ter dormido bem na noite anterior à doação;
·         Ter se alimentado, não estar em jejum;
·         Pesar mais de 50 Kg;
·         Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
·         Não ter sido exposto à situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
·         Não ter se submetido a exame de endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, fibronasoscopia ou ortroscopia nos últimos 6 meses;
·         Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e piercing nos últimos 6 meses;
·         Não estar grávida ou em período de amamentação;
·         Para a mulher a menstruação ou o uso de pílula anticoncepcional não impedem a doação;
·         Não apresentar ferimento ainda não cicatrizado;
·         Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
·         O uso de medicamentos deve ser informado;
·         Outras condições que também podem impedir a doação serão avaliadas na triagem clínica;
·         Homens podem fazer até 4 doações no período de 1 ano com intervalo mínimo de 2 meses (60 dias) entre uma doação e outra. Mulheres podem fazer até 3 doações no período de 1 ano com intervalo mínimo de 3 meses (90 dias) entre as doações;
·         É obrigatória a apresentação, no ato da doação, de documento original de identidade com foto, dentro do prazo de validade, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Trabalho, Habilitação, Conselho de Classe ou Certificado de Reservista).
·        Quem tomou a vacina de Febre Amarela deve aguardar 30 dias para fazer doação de sangue.

A coleta de sangue acontece todas às segundas-feiras na Policlínica Central de Varginha, localizada à Rua Santa Catarina, s/n (próximo ao Supermercado Maiolini da rua Santa Cruz).

Para reservar seu horário de doação, basta entrar em contato pelo telefone: 3690-2297 ou comparecer na Policlínica Central. O atendimento por telefone ou presencial é realizado de terça a sexta-feira no horário de 7:00 às 12:30

III CIRCUITO SUL MINEIRO DE CURSOS DE VINHOS

"Bora" participar?! Garanta sua participação pelo email sommelier@gfsupermercados.com.br 



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