A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou uma nota afirmando: “No momento, não há estoque de imunizantes bivalentes contra a Covid-19 em Belo Horizonte. Assim que novas remessas forem entregues ao município, a Prefeitura disponibilizará os locais que oferecem as doses”.
O Ministério da Saúde, por sua vez, informou que a última remessa de vacinas foi enviada a Minas Gerais na sexta-feira, 10 de maio. A pasta destacou que os envios são feitos conforme os pedidos dos gestores locais, que utilizam o Sistema de Insumos Estratégicos (Sies) para requisitar as doses necessárias, considerando a demanda específica de cada estado e os grupos prioritários.
O Ministério da Saúde enfatizou que a vacinação continua sendo a principal estratégia de combate ao vírus e suas variantes, incluindo as formas mais graves da doença. As vacinas estão disponíveis para toda a população a partir de seis meses de idade. Em Belo Horizonte, a cobertura do esquema vacinal primário está em 84,88%, o reforço monovalente foi aplicado em 50% do público-alvo, e o reforço bivalente em 33,45%.
A prefeitura garantiu que, assim que receber novas remessas, informará os locais de vacinação para que a população possa ser imunizada o mais rápido possível.